A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino O ARROZ NA ALIMENTAÇÃO Alunos: Vilmar e Pamela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino O ARROZ NA ALIMENTAÇÃO Alunos: Vilmar e Pamela."— Transcrição da apresentação:

1 EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino O ARROZ NA ALIMENTAÇÃO Alunos: Vilmar e Pamela

2 Problemática: Quais povos utilizam o arroz na alimentação diária?

3 Introdução Introdução O arroz é uma planta herbácea pertencente à família da gramínea, cuja espécie é cultivada e empregada na alimentação humana desde pelo menos 3000 anos A.C. A primeira referência histórica ao arroz data de anos A.C., quando um imperador da China proclamou o estabelecimento de um cerimonial para plantação do cereal. Neste trabalho pesquisaremos sobre a história e o consumo do arroz no mundo.

4 História do Arroz Diversos historiadores e cientista apontam o sudoeste da Ásia como o local de origem do arroz. Diversos historiadores e cientista apontam o sudoeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas arroz são as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar têm sido referidas como centro de origem de muitas espécies. Na Índia uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas arroz são as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar têm sido referidas como centro de origem de muitas espécies.

5 Tipos de Arroz Existem aproximadamente variedades de arroz Existem aproximadamente variedades de arroz Agricultores de todas as partes do mundo plantam entre a tipos de arroz. Agricultores de todas as partes do mundo plantam entre a tipos de arroz.

6 A maior parte da produção de arroz cresce em campos cobertos de água. A maior parte da produção de arroz cresce em campos cobertos de água. Esse arroz é chamado arroz irrigado úmido ou de terras baixas.

7 Aspecto do arroz O arroz cresce de 60 a 180cm de altura e assemelha-se a outros cereais. Primeiro, um único ramo aparece. A seguir dois, e, freqüentemente, muitos mais brotos se desenvolvem. Cada haste tem, pelo menos, 5 a 6 nós ocos,e há uma folha para cada nó.

8 Alguns tipos de arroz mais conhecidos: Alguns tipos de arroz mais conhecidos: A rroz Arbóreo A rroz Arbóreo A rroz Negro A rroz Negro A rroz Selvagem A rroz Selvagem A rroz Integral A rroz Integral Na pesquisa encontramos outros tipos que podem sugerir sabores ou cores do arroz, como espinafre, cenoura, alho, pimenta e outros.

9 O arroz pode ser cultivado em muitos tipos de solo, incluindo os muito pesados e úmidos. O arroz pode ser cultivado em muitos tipos de solo, incluindo os muito pesados e úmidos. A produção se dá em vales e rios, em deltas ou em planícies costeiras onde o solo retém bem água.

10 Colheita do Arroz Após ele estar seco são usadas modernas máquinas. Após ele estar seco são usadas modernas máquinas. A colheitadeira tem um tipo de roldana gigante cheia de dentes compridos que facilitam a coleta do arroz. A colheitadeira tem um tipo de roldana gigante cheia de dentes compridos que facilitam a coleta do arroz.

11 Na colheitadeira também tem uma caixa de separação e armazenamento, e acompanha um braço giratório que faz a transferência do arroz para o caminhão que leva até aos silos para armazenar e secar. Na colheitadeira também tem uma caixa de separação e armazenamento, e acompanha um braço giratório que faz a transferência do arroz para o caminhão que leva até aos silos para armazenar e secar.

12 Consumo de Arroz no Mundo O arroz está entre os cereais mais importantes do mundo. O arroz está entre os cereais mais importantes do mundo. A Ásia é responsável por 88,95% do consumo mundial, seguida das A Ásia é responsável por 88,95% do consumo mundial, seguida das Américas - 4,94% África – 4,91% Europa – 1,03% Oceania - 0,16%

13 Os países em desenvolvimento são responsáveis por 95,2% do consumo mundial, e por 95,9% da produção de arroz. Os países em desenvolvimento são responsáveis por 95,2% do consumo mundial, e por 95,9% da produção de arroz. Em 2002, o consumo 'per capita' de arroz no Brasil foi de 52,5 Kg (habitante/ano.) Em 2002, o consumo 'per capita' de arroz no Brasil foi de 52,5 Kg (habitante/ano.)

14 Na década de 70 o consumo chegou a alcançar patamares de 57,5 Kg (hab/ano). Essa redução é atribuída, ao longo do tempo, a vários fatores, entre os quais se destacam a substituição do arroz por fontes de proteína de origem animal e a mudança de hábito alimentar com o advento dos 'Fast Foods'. Na década de 70 o consumo chegou a alcançar patamares de 57,5 Kg (hab/ano). Essa redução é atribuída, ao longo do tempo, a vários fatores, entre os quais se destacam a substituição do arroz por fontes de proteína de origem animal e a mudança de hábito alimentar com o advento dos 'Fast Foods'. No Brasil há variações regionais na quantidade consumida No Brasil há variações regionais na quantidade consumida

15 Produção Entre os continentes, a Ásia é o maior produtor mundial – 90, 5% Entre os continentes, a Ásia é o maior produtor mundial – 90, 5%

16


Carregar ppt "EJA – Educação de Jovens e Adultos Núcleo Centro – Matutino O ARROZ NA ALIMENTAÇÃO Alunos: Vilmar e Pamela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google