A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 1 ORIGEM DOS CUSTOS. Bens usados em estado natural para satisfação do homem nos primórdios da civilização Evolução para o sistema de trocas em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 1 ORIGEM DOS CUSTOS. Bens usados em estado natural para satisfação do homem nos primórdios da civilização Evolução para o sistema de trocas em."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 1 ORIGEM DOS CUSTOS

2 Bens usados em estado natural para satisfação do homem nos primórdios da civilização Evolução para o sistema de trocas em função do excesso produzido por cada grupo social Surgimento das empresas mercantis e de navegação Ampliação de mercados com as descobertas ultramarinas Aumento dos bens de consumo e da oferta de metais preciosos Revolução comercial, como resultado da evolução Surgimento das primeiras indústrias, ainda domésticas Descobrimento da máquina a vapor, da fiandeira e de outras mecanizou e ampliou a produção Revolução industrial no Séc. XVIII e reorganização societária Sistemas complexos de produção exigem maior controle Controle dos custos proporcionou segurança dos investimentos e racionalização da produção 1 EVOLUÇÃO DAS EMPRESAS

3 1ª -Extração 2ª -Beneficiamento primário 3ª -Estocagem no local do beneficiamento primário 4ª-Transporte para os centros de beneficiamento secundário 5ª -Recepção e estocagem nos centros de beneficiamento secundário 6ª -Beneficiamento secundário 7ª -Estocagem nos centros de beneficiamento secundário 8ª -Transporte para os centros de beneficiamento terciário 9ª -Recepção e estocagem nos centros de beneficiamento terciário 10ª-Beneficiamento terciário 11ª-Estocagem nos centros de beneficiamento terciário 12ª-Transporte para os centros distribuidores ou consumidores 13ª-Recepção e estocagem nos centros distribuidores ou consumidores 14ª-Distribuição 1 FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS

4 Peixe Fresco: 1ª -Extração: é a captura do peixe 2ª -Transporte para os centros distribuidores ou consumidores: é a remessa desde o local de captura até o local de distribuição (feiras-livres, peixarias etc.). 3ª-Distribuição: é a venda ao consumidor 1 FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS

5 Farinha de mesa (de mandioca) 1ª -Extração: é a colheita da mandioca 2ª -Beneficiamento primário: é a separação do caule da planta de sua raiz 3ª -Transporte para os centros de beneficiamento secundário: é a remessa das raízes para as fábricas de farinha. 4ª -Beneficiamento secundário: é a remoção da casca, a transformação da polpa em massa, a secagem da massa, a torração e o peneiramento. 5ª -Estocagem nos centros de beneficiamento secundário: é a armazenagem da farinha na própria fábrica. 6ª -Transporte para os centros distribuidores ou consumidores: é a remessa para os supermercados, feiras etc. 7ª-Recepção e estocagem nos centros distribuidores: é a inspeção, a conferência e o armazenamento nos depósitos. 8ª-Distribuição: é a venda ao consumidor. 1 FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS

6 1ªExtração 2ªBeneficiamento primário 6ªBeneficiamento secundário 10ªBeneficiamento terciário 14ªDistribuição Fases Principais:

7 1 FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS Fases Secundárias ou de Ligação das Principais: 3ª -Estocagem no local do beneficiamento primário 4ª-Transporte para os centros de beneficiamento secundário 5ª -Recepção e estocagem nos centros de beneficiamento secundário 7ª -Estocagem nos centros de beneficiamento secundário 8ª -Transporte para os centros de beneficiamento terciário 9ª -Recepção e estocagem nos centros de beneficiamento terciário 11ª-Estocagem nos centros de beneficiamento terciário 12ª-Transporte para os centros distribuidores ou consumidores 13ª-Recepção e estocagem nos centros distribuidores ou consumidores

8 1 FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS 1Extração: na extração de petróleo para a produção de combustíveis 1.1 – Pesquisa geológica 1.2 – Preparação do terreno 1.3 – Instalação da sonda 1.4 – Perfuração do solo 1.5 – Retirada do óleo Subdivisão das fases de 1º Nível: 1.2 Preparação do terreno da extração de petróleo Desmatamento Terraplanagem Subdivisão das fases de 2º Nível: Úteis Tempestivas Com custo compatível para a obtenção Subdivisões mais analíticas devem resultar em informações:

9 1 CLASSES ENVOLVIDAS NA ELABORAÇÃO DOS BENS Classes Operárias Salário (S) Empresárias Lucro (L) Emprestadoras Juros (J) Governadoras Impostos (I) Equações da formação dos custos dos bens Na 1ª fase: C 1 = S 1 + L 1 + J 1 + I 1 Na 2ª fase: C 2 = S 2 + L 2 + J 2 + I 2 + C 1 Na 3ª fase: C 3 = S 3 + L 3 + J 3 + I 3 + C 2 Na nª fase: C n = S n + L n + J n + I n + C n-1 ou Custo final: C t = S t + L t + J t + I t Definição de custo: Somatório das remunerações percebidas por todas as classes de pessoas envolvidas no processo produtivo de um bem, desde a fase inicial até a fase final de sua elaboração

10 1 COMPONENTES BÁSICOS DOS CUSTOS Matéria-prima (MP) Elemento que sofrerá alteração ou agregação Adquirida de outras empresas Mão-de-obra (MO) Elemento que atua sobre a matéria-prima para transformá-la Gastos gerais (GG) Todos os demais elementos não classificados como matéria-prima ou mão- de-obra Equação C = MP + MO + GG Definição de custo Valor da matéria-prima somado a todos os valores agregados a ela e necessários à obtenção de novos bens

11 1 CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTOS PARCELA DO GASTO QUE É APLICADA NA PRODUÇÃO OU EM QUALQUER OUTRA FUNÇÃO DE CUSTO "QUANTIA PELA QUAL SE ADQUIRIU ALGO" Aurélio B. de Holanda Ferreira "GASTO RELATIVO A BEM OU SERVIÇO UTILIZADO NA PRODUÇÃO DE OUTROS BENS E SERVIÇOS" Eliseu Martins CUSTO DE PRODUÇÃO É O GASTO INCORRIDO NO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BENS E SERVIÇOS DESTINADOS À VENDA

12 1. O controle do sistema de produção nas pequenas empresas existentes antes do aparecimento de novas tecnologias era exercido pelo: A( ) Economista B( ) Proprietário C( ) Contador D( ) Administrador de Empresas 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

13 2. As decisões sobre alternativas mais vantajosas a serem adotadas no sistema produtivo são resultantes do conhecimento do diferencial entre: A( ) As quantidades produzidas de dois produtos B( ) Os preços unitários dos produtos de maior e de menor valor. C( ) O Custo total e a receita total de vários produtos englobadamente. D( )O Custo unitário e o preço de venda (lucro unitário) 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

14 3. A classe de pessoas que reúne ordenadamente os fatores de produção – natureza, trabalho, e capital – para o funcionamento racional do processo produtivo é a: A( ) Operária B( ) Empresária C( ) Emprestadora D( ) Governadora 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

15 4. A classe de pessoas que oferece, entre outras coisas, a infra-estrutura necessária para a implantação do processo produtivo é a: A( ) Operária B( ) Empresária C( ) Emprestadora D( ) Governadora 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

16 5. As classes de pessoas envolvidas no processo de um bem cujas atividades são organizar o processo produtivo por meio de ordenação da produção e proporcionar a infra-estrutura necessária à existência das empresas são, respectivamente: A( ) Operária e Empresária B( ) Empresária e Emprestadora C( ) Emprestadora e Governadora D( ) Empresária e Governadora 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

17 6. A classe das pessoas operárias é a que atua sobre os bens para torná-los consumíveis ou utilizáveis pelo consumidor, e a remuneração percebidas é o: A( ) Salário B( ) Lucro C( ) Juro D( ) Imposto 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

18 7. Quando, nos pequenos volumes de produção, um mesmo indivíduo atua diretamente sobre os bens, manipulando-os, e organiza seu processo produtivo, além de fornecer também os recursos financeiros para as necessidades do processo, não significa que esse indivíduo esteja eliminando classes de pessoas, mas que está desempenhando as atividades das classes: A( ) Operária, empresária e emprestadora B( ) Operária, empresária e governadora C( ) Operária, emprestadora e governadora D( ) Empresária, emprestadora e governadora 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

19 8. Quando um indivíduo ou grupo de indivíduos reúne os recursos financeiros necessários à implantação de um processo produtivo e também o organiza, contratando, entretanto, pessoas que atuam sobre os bens para transformá-los em outros bens, aquele indivíduo ou grupo de indivíduos está desempenhando as atividades das classes: A( ) Operária e emprestadora B( ) Empresária e governadora C( ) Emprestadora e empresária D( ) Empresária e operária 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

20 9. Quando uma classe de pessoas está englobando as atividades de fornecimento de recursos para implantação dos processos produtivos e de reunião ordenada dos fatores de produção – NATUREZA, CAPITAL E TRABALHO – para a obtenção de bens a menores custos, dizemos que essa classe está desempenhando respectivamente as funções das classes : A( ) Operária e empresária B( ) Emprestadora e empresária C( ) Emprestadora e governadora D( ) Governadora e operária 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

21 10. A opção correta do exercício anterior deve corresponder aos seguintes tipos de remuneração: A( ) Salário e lucro B( ) Lucro e juro C( ) Juro e imposto D( ) Imposto e salário 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

22 11. O lucro é a diferença entre preço de venda e custo, mas pode ser considerado como custo, ou seja, incluído no custo, porque: A( ) O custo numa fase é o preço de venda na fase anterior. B( ) O Lucro é um dos itens de preço de venda C( ) Obter o lucro custa alguma coisa D( ) O Lucro independe do custo 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

23 12. $500,00 é o preço do quilograma da chapa de aço de ¼. ou $500 é o custo do quilograma da chapa de aço 1/4. Qualquer das alternativas está correta nos momentos respectivos de: A( ) Venda e aplicação na produção. B( ) Compra e venda. C( ) Aplicação na produção e venda. D( ) Aplicação na produção e compra 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS:


Carregar ppt "CAPÍTULO 1 ORIGEM DOS CUSTOS. Bens usados em estado natural para satisfação do homem nos primórdios da civilização Evolução para o sistema de trocas em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google