A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO MARCELO BECKER 2009 Orientador:Marcus Vinicius.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO MARCELO BECKER 2009 Orientador:Marcus Vinicius."— Transcrição da apresentação:

1 UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO MARCELO BECKER 2009 Orientador:Marcus Vinicius de A. Basso PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA UFRGS ENDEREÇO:http://hdl.handle.net/10183/17161 Por MARGARETE FARIAS MEDEIROS

2 Justificativa Baixo rendimento na aprendizagem de Geometria Dificuldades encontradas pelos professores em trabalhar esse assunto (formação deficiente) A Geometria não apresenta espaço significativo no currículo escolar Dificuldade dos alunos de visualização geométrica e representação de sólidos no plano

3 Revisão Bibliográfica Processo histórico do desenvolvimento da Geometria: Alemanha, França, Estados Unidos e Brasil. Análise dos PCNs e livros didáticos Teorias de ensino e aprendizagem: Modelo de Van Hiele Visão de Gutierrez sobre o tema A criação da imagem mental segundo Piaget

4 Problema COMO DESENVOLVER A VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO?

5 Objetivos Desenvolver a visualização geométrica. Desenvolver a habilidade de representação de sólidos em diagramas bidimensionais.

6 Procedimentos Metodológicos Projeto Piloto: Primeiramente foram feitos testes com alunos de diferentes idades e faixas de escolaridade: alunos dos primeiros e terceiros anos do ensino médio de uma escola técnica, alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental do colégio de aplicação e graduandos do curso em Licenciatura de matemática da UFRGS.

7 A análise final Foi feita com uma turma do terceiro ano do ensino médio com 18 alunos, em uma escola particular de Porto Alegre. A escolha desse público se deu por ser professor nesta série e também porque é nesta série em que se estuda a Geometria Espacial.

8 Atividades Apresentação de composições feitas com cubos (introdução do papel isométrico). Criação do grupo de alunos de uma composição feitas com cubos, desenho desta em papel isométrico e desenho de cada face em papel cartaz. Montagem de uma composição, utilizando as faces em papel cartaz, com base no desenho em papel isométrico. Caixa de Becker- atividade semelhante por Piaget (1993). Reconstrução de um sólido em forma de escada, utilizando material transparente.

9 Considerações finais A seqüência didática proposta auxiliou os alunos no desenvolvimento de sua capacidade de visualização geométrica e representação de objetos tridimensionais no plano, ou seja, os objetivos deste estudo foram alcançados.


Carregar ppt "UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS NO PLANO MARCELO BECKER 2009 Orientador:Marcus Vinicius."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google