A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Mestrado MINTER 5° GT: Adalgisa S. Rodrigues Luís Cláudio da Silva Luís Cláudio da Silva Maria Angela Garcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Mestrado MINTER 5° GT: Adalgisa S. Rodrigues Luís Cláudio da Silva Luís Cláudio da Silva Maria Angela Garcia."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Mestrado MINTER 5° GT: Adalgisa S. Rodrigues Luís Cláudio da Silva Luís Cláudio da Silva Maria Angela Garcia Maria Angela Garcia Segunda Feira, 29 Out. 2007

2 CONDIÇÃO PÓS-MODERNA – Do Fordismo à Acumulação Flexível

3 DAVID HARVEY 1935 – GILLINGHAM – KENT - INGLATERRA Graduou-se em Geografia pela Universidade de Cambridge. Ensinou nas universidades de Cambridge, Bristol e Johns Hopkins – Baltimore - (EUA). Publicações: 1969 Explanação na Geografia; 1973-Justiça Social e a Cidade; Limites do Capital; A Urbanização do Capital; CONDIÇÃO PÓS MODERNA; De 2000 a 2005: Espaços de Esperança; Paris, Capital da Modernidade; Novo Imperialismo; Justiça, Natureza e Geografia da Diferença; Uma Breve História do Neoliberalismo, entre outras.

4 CONDIÇÃO PÓS MODERNA – Do Fordismo à Acumulação Flexível A partir de 1960 – Japão e Europa Ocidental desafiam a hegemonia norte americana ao entrar na competição internacional, buscando novos mercados para seus excedentes de produção. Política de substituição de importações dos países emergentes face à instalação de multinacionais nesses países (a baixo custo).

5 DECLÍNIO DO FORDISMO Rigidez de investimentos c/ capital fixo e a longo prazo. Rigidez e racionalização forçam deslocamento de trabalhadores da manufatura. Enfraquecimento da demanda gera excesso de produtos e trabalhadores. Redução do crescimento gera problemas para o Estado do bem-estar social e do salário social; Queda na produtividade e lucratividade.

6 DECLÍNIO DO FORDISMO Estado se obriga a desenvolver programas de assistência para manter sua legitimidade. Emite moeda sem lastro, gerando inflação. Ruptura do acordo de Bretton Woods em Estados Unidos perdem o controle da política fiscal e monetária mundial – Ondas de greve e problemas trabalhistas Tentativa de frear a inflação provoca reflexos negativos nos mercados internacionais.

7 DECLÍNIO DO FORDISMO OPEP sobretaxa o petróleo e embarga as exportações p/ Ocidente. Indústrias com excedente de produção se obrigam a buscar alternativas nas tecnologias e nas ciências – 1980 Período de reestruturação econômica e reajuste sócio-político.

8 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL A ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL apóia-se na flexibilidade, volatilidade e flutuação de processos de empregos, dos mercados de trabalho, dos produtos e padrões de consumo, criando conjuntos industriais em países recém industrializados e emergentes, setor de serviços, subemprego, desemprego em massa, subcontratação de serviços, desvalorização salarial e retrocesso do poder sindical.

9 POSIÇÃO DO TRABALHADOR DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL Grupo central Trabalho primário, flexibilidade funcional Contrato de curto prazo Treinamento com subsídio público Trabalho tempo parcial Trabalho secundário e flexibilidade numérica Recrutamento adiado Partilha de trabalho Subcontratação Agên. temporários Autônomos Deslocamento > I

10 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL As economias de escala buscadas na produção fordista de massa foram substituídas por uma crescente capacidade de manufatura de uma variedade de bens e preços baixos em pequenos lotes....o acesso privilegiado a informações de qualquer espécie(tais como conhecimentos científicos e técnicos, políticas de governo e mudanças políticas) passa a ser um aspecto essencial das decisões bem-sucedidas e lucrativas.

11 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL O próprio saber se torna uma mercadoria-chave, a ser produzida e vendida. Algumas mudanças de poder da economia política global do capitalismo...foram notáveis...houve um incremento do poder financeiro japonês, que transformou Tóquio num dos mais importantes centros financeiros mundiais...os quatro maiores bancos do mundo (em termos de ativo) são japoneses.

12 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL Há muitos sinais de continuidade...com a era fordista...Hoje o Estado está numa posição muito mais problemática. É chamado a regular as atividades do capital corporativo no interesse da nação e é forçado, ao mesmo tempo, também no interesse nacional, a criar um bom clima de negócios, para atrair o capital financeiro transnacional...

13 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL...o movimento mais flexível do capital acentua a novo, o fugidio, o efêmero, o fugaz e o contingente da vida moderna, em vez de valores mais sólidos implantados na vigência do fordismo...o individualismo exacerbado se encaixa no quadro geral como condição necessária, embora não suficiente, da transição do fordismo para a acumulação flexível.

14 DO FORDISMO À ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL Destruição e construção de novas habilidades pelo trabalhador; Supervalorização do conhecimento técnico e científico; Fusões entre empresas, dispersão em países diversos; Revalorização de instituições básicas: família, religião e Estado; FMI e Banco Mundial ditam normas sobre negociações financeiras internacionais dos países devedores.

15 O ESPÍRITO TOYOTA Presidente-fundador da fábrica Toyota Kiichiro Toyoda Taichiro Ohno Kiichiro Toyoda

16 EXCELÊNCIA OPERACIONAL TOYOTA Os dois pilares Just in TimeAutonomação Pequenos lotes de produção Otimização da demanda Fluxo de produção Busca de qualidade Integração homem e máquina Visualização de desperdício Visualização de anormalidade Satisfação da necessidade Redução de custoDesenvolvimento de relações

17 EXCELÊNCIA OPERACIONAL TOYOTA Sistema ANDON

18 EXCELÊNCIA OPERACIONAL TOYOTA Cartão Kanban

19 EXCELÊNCIA OPERACIONAL TOYOTA Poka Yoké -troca rápida de peças


Carregar ppt "TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Mestrado MINTER 5° GT: Adalgisa S. Rodrigues Luís Cláudio da Silva Luís Cláudio da Silva Maria Angela Garcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google