A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES. Opção teórica das DC: Teorias Críticas da Educação; Enfoque teórico: materialismo histórico-dialético;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES. Opção teórica das DC: Teorias Críticas da Educação; Enfoque teórico: materialismo histórico-dialético;"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES

2 Opção teórica das DC: Teorias Críticas da Educação; Enfoque teórico: materialismo histórico-dialético;

3 Opção teórica das DC: Cultura Corporal

4 Encaminhamentos Metodológicos: Primeira leitura da realidade trazida pelos alunos Proposição de um desafio, que tenha o objetivo de problematizar a primeira leitura da realidade. Disponibilizar aos alunos o conteúdo sistematizado.

5 Encaminhamentos Metodológicos: Processo de assimilação do conhecimento através de práticas corporais, atividades que envolvam a escrita ou apresentações verbais. Nova leitura da realidade e conteúdo proposto, modificada através da proposição dos conteúdos. (Página 72)

6

7 Conteúdos Estruturantes Esporte; Jogos e brincadeiras; Ginástica; Lutas; Dança. (Páginas 62-70)

8 CONTEÚDO ESTRUTURANTE COMO DEVE SER DIVIDIDO NO ANO? Os cinco Conteúdos Estruturantes devem ser trabalhados ao longo do ano. Os cinco Conteúdos Estruturantes não precisam ser trabalhados obrigatoriamente em todos os bimestres.

9 COMO TRABALHAR TODOS OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ANO LETIVO?

10 QUANTAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO PREVISTAS, NORMALMENTE, EM UM BIMESTRE? -Se forem 2 aulas semanais = 20/22 Ex:10 esporte e 10 dança 10 esporte e 10 lutas 10 esporte e 10 ginástica 10 esporte e 10 jogos e brincadeiras

11 QUANTAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO PREVISTAS, NORMALMENTE, EM UM BIMESTRE? -Se forem 3 aulas semanais = 30/32 Ex:15 esporte e 15 dança 15 esporte e 15 lutas 15 esporte e 15 ginástica 15 esporte e 15 jogos e brincadeiras

12 Conteúdos Básicos O que são? Conhecimentos fundamentais e necessários para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. (Páginas 83-90)

13 Esporte – esportes coletivos, individuais e radicais; Jogos e brincadeiras – jogos cooperativos, jogos e brincadeiras populares, jogos de tabuleiro, etc; Conteúdos Básicos

14 Ginástica – ginástica geral, circense, de academia, etc.; Lutas – lutas de aproximação, que mantêm a distância, capoeira, etc.; Dança – danças folclóricas, de salão, circulares, etc.

15 Conteúdos Específicos O que são? São os conteúdos trabalhados no dia- a-dia, levando-se, também, em consideração a cultura local para a sua escolha. O professor tem autonomia para sua escolha. (Páginas 89 e 90)

16 Esporte – esportes coletivos - VOLEIBOL; Jogos e brincadeiras – jogos cooperativos - FUTPAR; Ginástica - ginástica de academia - ALONGAMENTO; Lutas - lutas de aproximação - JUDÔ; Dança - dança de salão - FORRÓ. Conteúdos Específicos

17 Elementos Articuladores: O que são? Pontos de ligação entre os diferentes conteúdos estruturantes.

18 Elementos Articuladores Cultura Corporal e Ludicidade; Cultura Corporal e Saúde; Cultura Corporal e Mundo do trabalho; Cultura Corporal e Desportivização;

19 Elementos Articuladores Cultura Corporal - Tática e Técnica; Cultura Corporal e Lazer; Cultura Corporal e Corpo; Cultura Corporal e Diversidade; Cultura Corporal e Mídia. (Página 53-61)

20 Avaliação A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos, de modo que permeie o conjunto das ações pedagógicas e não seja um elemento externo a esse processo. Deve estar vinculada ao projeto político pedagógico da escola, com critérios estabelecidos de forma clara, a fim de priorizar a qualidade de ensino.

21 Avaliação Ela deve estar relacionada aos encaminhamentos metodológicos, constituindo-se na forma de resgatar as experiências e sistematizações realizadas durante o processo de aprendizagem.

22 Avaliação A realização de provas e trabalhos escritos podem ser utilizados para avaliação das aulas de Educação Física, desde que a nota não sirva exclusivamente para hierarquizar e classificar os alunos em melhores ou piores; aprovados e reprovados; mas que sirva, também, como referência para redimensionar sua ação pedagógica.

23 Avaliação Por fim, os professores devem ter clareza de que a avaliação não deve ser pensada a parte do processo de ensino aprendizado da escola. Deve, sim, avançar dialogando com as discussões sobre as estratégias didático-metodológicas entendendo esse processo como algo contínuo, permanente e cumulativo.

24 Possíveis Critérios de Avaliação Comprometimento e envolvimento das questões práticas: Se houve assimilação dos conteúdos propostos, por meio da re-criação de jogos e regras; Se o aluno consegue resolver de, maneira criativa, situações problemas sem desconsiderar a opinião do outro, respeitando o posicionamento do grupo e propondo soluções para as divergências; (Página 77)

25 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 4º Bimestre Ensino Fundamental – 6ª série

26 Conteúdo Estruturante: Esporte / Jogos e Brincadeiras Conteúdo Básico: Esportes Coletivos / Jogos Cooperativos e brincadeiras populares Conteúdo Específico: Voleibol / Fundamentos do Esporte / Volençol / Bola-queimada

27 Objetivos/Justificativa Realizar satisfatoriamente atividades corporais, criando uma relação de construção de conhecimento corporal, respeitando seus limites e dos outros, sem discriminar características físicas, sociais ou de gênero.

28 Acrescentar novos conhecimentos ao aluno sobre o voleibol, suas regras, oportunizando a vivência prática dos movimentos corporais como domínio de bola e de corpo, além de desenvolver suas capacidades individuais e sociais, proporcionando um melhor conhecimento de si mesmo no espaço enquanto corpo social;

29 Reconhecer a bola-queimada e o como uma brincadeira popular volençol como um jogo cooperativo, de forma que o aluno consiga visualizar as atividades de forma contextualizada sem fragmentação.

30 Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos A partir do conhecimento já adquirido pelo aluno levando em conta como referência para a construção do novo conhecimento. Essa construção será feita através da problematização do conteúdo e de possíveis intervenções dos alunos para a solução desses questionamentos. Essa problematização será realizada através de vídeos ou textos onde a interferência da turma será primordial.

31 Após, através de aulas teóricas, práticas, expositivas e de pesquisas,será oferecido o conteúdo sistematizado com intervenções pedagógicas durante o processo de ensino aprendizagem, sempre procurando recuperar o conteúdo se necessário, No final levar o aluno a refletir sobre o conteúdo trabalhado, e as possíveis mudanças refletidas na prática social do aluno. Recursos: Tv multimidia, bolas, quadra, DVDs, textos.

32 Avaliação Será realizada de forma formativa, contínua, permanente e cumulativa, onde serão observadas através de trabalhos teóricos e provas escritas a clareza das ideias e coerência sobre o conteúdo trabalhado. Serão realizadas observações durante as aulas práticas onde serão analisadas as evoluções e os acréscimos deste mesmo conhecimento pelos alunos, bem como o seu comprometimento e envolvimento no processo pedagógico.

33 Avaliação Através de observação e conversas em aula também será avaliado se o aluno reconhece os níveis alto, médio e baixo, direito e esquerdo em relação ao corpo e ao espaço, bem como se reconhecer a bola-queimada como uma brincadeira popular e/ou cooperativo e o volençol como um jogo cooperativo.

34 Recuperação: dos conteúdo será através de intervenções pedagógicas durante o processo ensino aprendizagem utilizando- se outros instrumentos e metodologia. Da nota se dará ao final do bimestre utilizando-se sempre de um novo instrumento de avaliação.

35 BIBLIOGRAFIA Proposta Pedagógica Curricular do Colégio... Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física KUNZ, E. Transformação Didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, KISHIMOTO, T. M., Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez, etc


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES. Opção teórica das DC: Teorias Críticas da Educação; Enfoque teórico: materialismo histórico-dialético;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google