A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como ocorreu a popularização do surf como prática esportiva no Brasil?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como ocorreu a popularização do surf como prática esportiva no Brasil?"— Transcrição da apresentação:

1 Como ocorreu a popularização do surf como prática esportiva no Brasil?
Silvani Ferreira Setembro de 2007

2 História do Surf Início no Havaí com o rei Polinésio Tahito
Com a chegada do navegador James Cook em 1778 neste país. Estes surfistas eram do povo nativo que através da sua própria cultura de pesca Porém, o surf começou a ser praticado pelos hawaianos. Os nativos possuíam um ritual religioso ligado à fabricação das pranchas. O surf passou a ser reconhecido no século XX.

3 Duke Paoa Kahanamoku No início do século XX o surf começou a ser reconhecido, depois que o surfista hawaiano ganhou uma medalha de ouro nas olimpíadas de 1912.

4 História do Surf no Brasil
No Brasil em meados de 1930 um americano chamado Tomas Rittscher desembarcou em Santos construiu a primeira prancha,hoje com 86 anos,é reconhecido como o 1º surfista Brasileiro Também na década de 1938 o Paulista Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz construiu a primeira prancha de surf do Brasil No ano de 1965 o Coronel Parreira cria a primeira fábrica de prancha em São Paulo

5 Thomas Rittscher Júnior
É considerado um dos precursores da prática do Surf no Brasil

6 Mas em 1970 o surf explodiu e a moda era shapear a própria prancha.
Já em 1969 o Coronel Parreira aquele que fundou a 1º fábrica de prancha lança o poliuretano branco (um tipo de plástico) com química importada. Mas em 1970 o surf explodiu e a moda era shapear a própria prancha.

7 Surfista shapeando a própria prancha

8 Por que o nome surf? O termo “SURF,” vem da palavra Inglesa surface ou superfície, isso porque o objetivo do surf é deslocar-se pela superfície de uma onda, adquirindo sustentação através da criação de um fluxo veloz de água sobre a prancha (para “flutuar” sobre a água) como se esta fosse sólida. Então todo aquele que utiliza a força de uma onda para adquirir velocidade e “flutuar” em certo grau sobre a água, esta surfando. Neste caso todos incluindo aí bodyboarders, surfistas de prancha, jacaré e outros estarão surfando, cada um seu modo.

9 Como pegar uma onda? O surfista deve dirigir-se para o local onde as ondas se formam, ajoelhado ou deitado de bruços sobre a prancha, usando as mãos como remo. Quando uma grande onda começa a se formar, o surfista se dirige com a para prancha para a frente dela. A proporção que a onda começa a empurrar a prancha em direção a praia, o surfista fica de pé. Deve guiar a prancha através da “face” da onda, deslocando o peso do seu corpo. Os surfistas mais experiente permanecem no meio ou na parte de trás, para evitar que ela vire.

10 Surfista Rasgando uma Onda

11 Meios de comunicacão e marketing
O surf por ser um esporte com imagem fortes marcantes, bonitas e que impressionam até quem não o pratica, se espalhou muito bem nos veículos de comunicações tais como televisão, rádio e revista. O crescimento do esporte no Brasil e no mundo está ligado diretamente ao surgimento das famosas revistas especializada. Nenhum esporte precisa tanto de um veículo impresso para desenvolver quanto o surf.

12 Na realidade tudo começou no início da década de 70 com a primeira revista especializada, chamada Brasil Surf, que foi a primeira responsável pela disseminação do esporte de Ipanema para todo litoral brasileiro. Hoje a Brasil surf não existe mais, porém em seu lugar surgiram, expresso (BA) The Surf Press (PE) Hardcore (SP) Fluir (SP) e Insidenow (SC)

13 Revista Fluir A revista Fluir é uma das mais antigas sobre o surf em circulação no país (edição da década de 80)

14 Principais campeonatos de surf do mundo
A “Association of Surfing Professionals” (ASP) foi fundada em 1983 e veio substituir a “International Professional Surfing”. Em 1992 o campeonato do mundo foi dividido em WCT E WQS. O Word Championship Tour (WCT) é limitado a 12 eventos e aos top 42 surfistas homens + 6 wildcards (4 wildcards indicados pela ASP + 2 wildcards por eventos) e as top 15 surfitas mulheres + 1 windcard por evento.

15 “WQS” World Qualifiyng Series
O WQS, tem um número ilimitado de eventos em todo o mundo graduados com 1 a 6 estrelas. Este campeonato decide quais são os 15 homens, e as 6 mulheres do WST que não conseguiram manter sua posição na elite mundial. Todas as provas WQS são aprovadas pela ASP. Podem participar nesta prova todos os surfistas membros da ASP.

16 Principais ondas do mundo

17 Pipeline, no north shore Havaiano.
Chicama, no norte do Peru, Esquerda mais longa do mundo Capbreton costa sudoeste da França Jeffreys Bay, localizada Baía de St. Francis Teahupoo no Tahiti Tavarua em Fiji Lobitos ao Norte do Peru Pavones na Costa Rica Jaws no Havai

18 Principais ondas no Brasil
Cacimba do Padre em Fernando de Noronha Saquarema no Rio de Janeiro Maresias em São Paulo Praia do Rosa em Stª Catarina Praia da Vila em Stª Catarina Praia Mole em Stª Catarina

19 Praia da Joaquina (Florianópolis-SC)
É uma das principais praias do circuito nacional e internacional do surf. Sedia eventos como o WCT e o WQS.

20 A praia da Joaquina foi também palco de campeonatos históricos, como o Hang Loose em 1986, que marcou a volta do circuito mundial para o Brasil. Nos dias clássicos, que podem rolar ondas de nível internacional com esquerdas e direitas quebrando perfeita.

21

22 Marc Occhilupo Austrália 1999
CAMPEÕES MUNDIAIS Kelly Slater 0i 2004/2002 Andy Irons Havaí 2004/2002 C J Hobgood EUA 2001 Sunny Garcia Havaí 2000 Marc Occhilupo Austrália 1999 Kelly Slater EUA 1998/1994

23 Damien Hardman Austrália 1991 Tom Curren EUA 1990
Derek Ho Havaí 1993 Kelly Slater EUA 1992 Damien Hardman Austrália 1991 Tom Curren EUA 1990 Martin Potter Inglaterra 1989 Barton Lynch Austrália 1987

24 Mark Richard Austrália 1982/1979 Wayne Batholomew Austrália 1978
Tom Curren EUA 1986/1983 Mark Richard Austrália 1982/1979 Wayne Batholomew Austrália 1978 Schauen Tomson África do Sul 1977 Peter Towend Austrália 1976

25 Curiosidades Um antigo rei havaiano costumava surfar e acenar para as pessoas que ficavam na praia. Ele tinha apenas dois dedos, justamente na mão que usava para acenar. Daí o costume dos surfistas de fazer este gesto.

26 Kelly Slater é o surfista com maior número de títulos mundiais de Surf.

27 Tipos de Pranchas As pranchas possuem um número que identifica o tamanho de cada uma. Esse número corresponde ao tamanho da prancha do bico à rabeta, e essa medida é feita em pés. A espessura da prancha é medida em polegadas. 1 polegada = 0,02cm 1 pés = 30cm

28 Tipos de Pranchas As pranchas possuem um número que identifica o tamanho de cada uma. Esse número corresponde ao tamanho da prancha do bico à rabeta, e essa medida é feita em pés. A espessura da prancha é medida em polegadas. 1 polegada = 0,02cm 1 pés = 30cm

29 Long board São pranchas grandes a partir de 9 pés.
Até a década de 1970 eram as mais usadas. Atualmente são preferidas por surfistas das antigas e de alguns iniciantes.

30 Gun board Apesar do tamanho esse modelo havaiano tem menos área de contato com a água do que o long board. Tem bastante mobilidade, é de fácil manobra. Indicada para ondas grandes.

31 Funboard Deriva do long board. São menores, medem em torno de 7 pés.
É a prancha preferida dos inciantes. Uma boa opção para os dias em que o mar está muito “crowd” pois é possível remar e entrar na onda antes dos que usam pranchas pequenas.

32 Evolution Parece com a Fun na largura e espessura, mas tem o formato da pranchinha normal. Com bico mais pontudo é uma prancha mais solta e possibilita mais manobras do que o long board e o Funboard.

33 Performance, minimodelos ou pranchinhas
São as preferidas dos surfistas tops ou de amadores que gostam de velocidade e muitas manobras. Mais usadas para ondas pequenas.

34 Filosofia do Surf A nossa filosofia está especialmente direcionada à cultura evolução e espírito do surf. Sendo o surf um estilo de vida, queremos partilhá-lo tentando proporcionar o ambiente, o espaço e as condições ideais para as pessoas que amam e curtem o surf para que possam encontrar e partilhar ondas e gostos comuns num ambiente saudável e descontraído, bem ao estilo do espírito surfista. Não importa se são absolutos iniciantes ou surfistas de longa data (há boas ondas para todos).

35 Escola de Surf Em Florianópolis é possível aprender a surfar freqüentando uma escolinha.


Carregar ppt "Como ocorreu a popularização do surf como prática esportiva no Brasil?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google