A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes do grupo 3 : Anatani Loschi N°09 Andressa da Silva Mota N°10 Diego Viegas Nardini N°19 Patricia de Paula N°35 Série: 2°AData:30/10/2008 EE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes do grupo 3 : Anatani Loschi N°09 Andressa da Silva Mota N°10 Diego Viegas Nardini N°19 Patricia de Paula N°35 Série: 2°AData:30/10/2008 EE."— Transcrição da apresentação:

1 Componentes do grupo 3 : Anatani Loschi N°09 Andressa da Silva Mota N°10 Diego Viegas Nardini N°19 Patricia de Paula N°35 Série: 2°AData:30/10/2008 EE Dom José de Camargo Barros

2 Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia (ética) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular). Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

3 Bioética como a emergência de obrigações éticas não apenas com o homem, mas a todos os seres vivos. Imperativo Bioético: Respeita cada ser vivo em princípio como uma finalidade em si e trata-o como tal na medida do possível. Dizia : Fritz Jahr em 1927 E em 1970 Potter dizia... Nós temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética urbana, uma ética internacional, uma ética geriátrica e assim por diante... Todas elas envolvem a bioética (...) Esta nova ética pode ser chamada de ética interdisciplinar, definindo interdisciplinaridade de uma maneira especial para incluir tanto a ciência como as humanidades, mas este termo é rejeitado pois não é auto-evidente.

4 Já em 1971 Potter diz... Bioética é ponte entre a ciência e as humanidades. Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos. A definição foi dita de outra forma por Reich em 1978 Bioética é o estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e a atenção à saúde, enquanto que esta conduta é examinada a luz dos princípios e valores morais. Esta definição restringiu a área de abrangência da Bioética à pesquisa e atenção à saúde.

5 Roy em A Bioética é o estudo interdisciplinar do conjunto das condições exigidas para uma administração responsável da vida humana, ou da pessoa humana, tendo em vista os progressos rápidos e complexos do saber e das tecnologias biomédicas. Malherbe em A Bioética é o estudo das normas que devem reger nossa ação no domínio da intervenção técnica do homem sobre a sua própria vida

6 Potter interviu novamente em Bioética é a combinação da biologia com conhecimentos humanísticos diversos constituindo uma ciência que estabelece um sistema de prioridades médicas e ambientais para a sobrevivência aceitável. Em 1989, Durant... A Bioética é a pesquisa de soluções para os conflitos de valores no mundo da intervenção biomédica. A bioética significa a pesquisa do conjunto das exigências do respeito e da promoção da vida humana e da pessoa no setor biomédico. O Prof. Durant propõe que a Bioética tem inúmeras abordagens, tais como ser secular, interdisciplinar, prospectiva, global e sistemática.

7 Engelhardt A Bioética funciona como uma lógica do pluralismo, como um instrumento para a negociação pacífica das instituições morais. Esta definição introduz uma característica fundamental da Bioética que é a visão pluralista. Dando um salto e chegando à 2006,bioética se define através de Goldim... Bioética é uma reflexão compartilhada, complexa e interdisciplinar sobre a adequação das ações que envolvem a vida e o viver.

8 Por fim sua definição por dicionários e enciclopédias... Bioética: é o conjunto dos problemas colocados pela responsabilidade moral dos médicos e biólogos em suas pesquisas teóricas ou nas aplicações práticas dessas pesquisas. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998:779.

9 Podemos observar que a Bioética é uma ligação entre:Medicina,Ciência e Ética.Onde é visado esse estudo de uma forma mais complexa além do que os olhos pode enxergar. A Bioética é um estudo bem complexo mesmo, existem várias definições onde tudo pode variar dependendo da situação e do caso que se envolve.

10 %20LOGO%20ENFERMAGEM%20BIOETICA%20DEF.jpg


Carregar ppt "Componentes do grupo 3 : Anatani Loschi N°09 Andressa da Silva Mota N°10 Diego Viegas Nardini N°19 Patricia de Paula N°35 Série: 2°AData:30/10/2008 EE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google