A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro"— Transcrição da apresentação:

1 Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de Medicina Disciplina: Genética Fibromatose Gengival Rafael Arantes Ricardo Hara Takaoka Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro

2 Definição →Fibromatose Gengival é um termo genérico usado para identificar aumento volumétrico da gengiva, resultado do acúmulo de colágeno e outras macrocélulas da matriz extra-celular. →Classificação: inflamatória, neoplásica, medicamentosa e genética (Fibromatose Gengival Hereditária-FGH).

3 Manifestações Clínicas da FGH
→Crescimento gengival contínuo e progressivo, indolor e não hemorrágico. →Pode recobrir parcial ou totalmente a coroa clínica dental, dificultando à higiene bucal, fonação, deglutição, além da estética.

4 Classificação dos casos segundo a expressão fenotípica da FGH
Classificação dos casos segundo a expressão fenotípica da FGH *Feita pela Comissão de Ética em Pesquisa do Curso de Odontologia da Universidade de Alfenas. Grau I: a hiperplasia gengival ultrapassa o limite cervical do dente cobrindo terço inicial da coroa dentária. Grau II: a hiperplasia atinge o terço médio da coroa dentária. Grau III: a hiperplasia gengival cobre quase toda coroa dentária, exibindo apenas a inicial e/ou oclusal dos dentes.

5 FGH de Grau I

6 FGH de Grau II

7 FGH de Grau III

8 Genética e Frequência →A FGH geralmente apresenta um modo de herança autossômica dominante, embora formas recessivas sejam relatadas. “Aumento da produção de Hsp47 pode estar relacionado a um aumento na biossíntese de colágeno visto na FGH” (FAPESP-98/ ) →O aumento gengival acomete homens e mulheres com as mesmas frequências: 1:

9 Estudo feito pela Unifenas com pacientes de uma família da cidade de Campestre-MG.

10

11

12

13

14

15 Concluiu-se que: - A fibromatose gengival hereditária foi transmitida a 14 indivíduos através de herança autossômica dominante por 28 descendentes de risco. - O gene autossômico dominante nesta família apresentou penetrância completa. Os descendentes não-portadores da fibromatose gengival hereditária não transmitiram a alteração para seus descendentes. - A expressividade do gene é variável, encontrando-se dentro de uma mesma família, indivíduos com vários graus de severidade, nem sempre obedecendo ao grau de seu transmissor, exceto o indivíduo afetado nascido em 1960 que transmitiu em mesmo grau ao descendente nascido em 1985.

16 Obrigado!!!!


Carregar ppt "Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google