A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE TRABALHO DOCENTE NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO Professor: Cleonice Mello Professor: Cleonice Mello Área do Conhecimento: Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE TRABALHO DOCENTE NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO Professor: Cleonice Mello Professor: Cleonice Mello Área do Conhecimento: Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO Professor: Cleonice Mello Professor: Cleonice Mello Área do Conhecimento: Geografia Área do Conhecimento: Geografia Série: 3° Turma: A Horas/aulas: 4 Série: 3° Turma: A Horas/aulas: 4

2 CONTEÚDO BÁSICO: O comércio e as implicações socioespaciais. O comércio e as implicações socioespaciais. CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Dimensão Econômica do Espaço Geográfico Dimensão Econômica do Espaço Geográfico

3 CONTEÚDO ESPECÍFICO: CONTEÚDO ESPECÍFICO: A organização socioespacial da microrregião de Francisco Beltrão como consequência da atividade industrial frigorífica e de suas relações comerciais. A organização socioespacial da microrregião de Francisco Beltrão como consequência da atividade industrial frigorífica e de suas relações comerciais.

4 JUSTIFICATIVA Compreender que a organização socioespacial da região é influenciada pelas produções industriais, as quais tem sua produção voltada para a exportação, bem como, entender as relações comerciais mundiais a partir da sua realidade. Compreender que a organização socioespacial da região é influenciada pelas produções industriais, as quais tem sua produção voltada para a exportação, bem como, entender as relações comerciais mundiais a partir da sua realidade. Desta forma abordar-se-á conceitos de redes, sociedade, lugar e natureza. Desta forma abordar-se-á conceitos de redes, sociedade, lugar e natureza.

5 RECURSOS DIDÁTICOS Imagens sobre a temática visualizados na TV multimídia Imagens sobre a temática visualizados na TV multimídia Vídeo sobre a temática Vídeo sobre a temática Mapa Mapa Laboratório de informática Laboratório de informática Livro didático público e do MEC Livro didático público e do MEC

6 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS PROBLEMATIZAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÃO: Observar uma imagem sobre a fusão de duas empresas(Sadia e Perdigão), as quais possuem unidade de produção na região e fazer reflexões a partir de questionamentos: Observar uma imagem sobre a fusão de duas empresas(Sadia e Perdigão), as quais possuem unidade de produção na região e fazer reflexões a partir de questionamentos:

7 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO EM ANÁLISE

8 QUAL A COR DO S DA PERDIGÃO?

9 Em quais setores de produção e de serviços da região, essas empresas influenciam? Em quais setores de produção e de serviços da região, essas empresas influenciam? De que forma elas influenciam na organização do espaço? De que forma elas influenciam na organização do espaço?

10 Espera-se que cheguem as seguintes observações: Influenciam na produção agrícola(produção de matéria-prima para a indústria); Influenciam na produção agrícola(produção de matéria-prima para a indústria); Agricultura volta-se para os CAIs (Complexos Agroindustriais, ou sistemas de Integração; Agricultura volta-se para os CAIs (Complexos Agroindustriais, ou sistemas de Integração; Empregos diretos e indiretos- formais e informais; Empregos diretos e indiretos- formais e informais; Organização dos bairros e valor imobiliário. Organização dos bairros e valor imobiliário.

11 Prestação de serviços: TRANSPORTES,LIMPEZA,ALIMENTAÇÃ O; Prestação de serviços: TRANSPORTES,LIMPEZA,ALIMENTAÇÃ O; Os resíduos do frigorífico são repassados para uma empresa que os transforma em óleo animal e rações para animais( são 600 toneladas por dia),produtos esses utilizados em indústrias de cosméticos, de pneus e tintas,voltados para exportação. Os resíduos do frigorífico são repassados para uma empresa que os transforma em óleo animal e rações para animais( são 600 toneladas por dia),produtos esses utilizados em indústrias de cosméticos, de pneus e tintas,voltados para exportação.

12 CONTEXTUALIZAÇÃO O espaço natural passou a ser transformado, com o objetivo de produzir para o comércio principalmente. As matas foram sendo destruídas para dar espaço para os setores produtivos da agricultura, da pecuária, dos transportes e das cidades... O espaço natural passou a ser transformado, com o objetivo de produzir para o comércio principalmente. As matas foram sendo destruídas para dar espaço para os setores produtivos da agricultura, da pecuária, dos transportes e das cidades...

13 ...na atualidade, a agricultura comercial (destinada à produção de matéria-prima para a indústria e para abastecer os mercados consumidores) e a atividade industrial (que transforma ou prepara os produtos agrícolas para o mercado), ditam o modo de produção agrícola por circunstâncias econômicas... ( Scapin, p.3) (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/projetos/folhas ) FOLHAS: A QUESTÃO AMBIENTAL AUTOR: Paulo José Scapin

14 QUAL A RELAÇÃO DESTA INDÚSTRIA COM A IMIGRAÇÃO DE POVOS ISLÂMICOS PARA A CIDADE? QUAL O DESTINO DO QUE É PRODUZIDO POR ESTA EMPRESA NESTA UNIDADE DE PRODUÇÃO? QUAL O DESTINO DO QUE É PRODUZIDO POR ESTA EMPRESA NESTA UNIDADE DE PRODUÇÃO?

15 Em 2008, a empresa foi a sexta maior exportadora brasileira, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior. Em 2008, a empresa foi a sexta maior exportadora brasileira, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior. Na Rússia, a Sadia é uma marca estrangeira muito conhecida no segmento de processados. Na Rússia, a Sadia é uma marca estrangeira muito conhecida no segmento de processados.

16 Na região do Oriente Médio, é líder em industrializados de carne, frango inteiro e frango em partes na: Na região do Oriente Médio, é líder em industrializados de carne, frango inteiro e frango em partes na: Arábia Saudita Arábia Saudita Emirados Árabes Emirados Árabes Kuwait Kuwait Qatar Qatar Omã e Omã e Bahrein, com mais de 25% de participação de mercado em todos esses países. Bahrein, com mais de 25% de participação de mercado em todos esses países.

17 No ano passado, as receitas com exportações alcançaram R$ 5,6 bilhões. Em volume de vendas, houve um crescimento de 5% em relação a Nos últimos anos, a empresa vem investindo em produtos de maior valor agregado. No ano passado, as receitas com exportações alcançaram R$ 5,6 bilhões. Em volume de vendas, houve um crescimento de 5% em relação a Nos últimos anos, a empresa vem investindo em produtos de maior valor agregado.

18 Hoje as principais regiões importadoras para a companhia são o Oriente Médio e a Europa. Entre os produtos exportados, destacam-se o frango inteiro e em cortes, peru e suínos. Hoje as principais regiões importadoras para a companhia são o Oriente Médio e a Europa. Entre os produtos exportados, destacam-se o frango inteiro e em cortes, peru e suínos. A exportação é feita pelo Porto de Paranaguá, toneladas diárias. A exportação é feita pelo Porto de Paranaguá, toneladas diárias. Concentra suas exportações no Porto de Paranaguá porque cinco de suas 13 unidades estão localizadas no Paraná. Concentra suas exportações no Porto de Paranaguá porque cinco de suas 13 unidades estão localizadas no Paraná.

19 ATIVIDADE Sobre um mapa mundi mudo, registrar a localização dos países citados anteriormente sobre o mesmo, identificando a que continente pertencem e simular a rota que estes produtos fazem a partir do Porto de Paranaguá. Sobre um mapa mundi mudo, registrar a localização dos países citados anteriormente sobre o mesmo, identificando a que continente pertencem e simular a rota que estes produtos fazem a partir do Porto de Paranaguá.

20

21 A FUSÃO DAS DUAS EMPRESAS A FUSÃO DAS DUAS EMPRESAS

22

23 O motivo desta fusão seria a situação financeira da Sadia, a qual se complicou em função dos prejuízos no mercado de câmbio em setembro de 2008 que culminou com um passivo( soma de saldos credores de diversas contas) da ordem de R$ 7 bilhões. O motivo desta fusão seria a situação financeira da Sadia, a qual se complicou em função dos prejuízos no mercado de câmbio em setembro de 2008 que culminou com um passivo( soma de saldos credores de diversas contas) da ordem de R$ 7 bilhões. A situação pode ser resolvida com injeção de capital pela entrada de novos investidores (provavelmente o BNDES). A situação pode ser resolvida com injeção de capital pela entrada de novos investidores (provavelmente o BNDES).

24 Vamos assistir uma reportagem sobre esta questão para entendermos como ocorre esse processo comercial. Vamos assistir uma reportagem sobre esta questão para entendermos como ocorre esse processo comercial.

25 Você sabe como ocorre o processo de exportação e importação de produtos? Você sabe como ocorre o processo de exportação e importação de produtos? Encaminhar pesquisa bibliográfica sobre TARIFAS ALFANDEGÁRIAS,PROTECIONISMO,COMÉRCIO INTERNACIONAL, FUNÇÃO DA OMC. Encaminhar pesquisa bibliográfica sobre TARIFAS ALFANDEGÁRIAS,PROTECIONISMO,COMÉRCIO INTERNACIONAL, FUNÇÃO DA OMC. A PARTIR DA PESQUISA IRÃO PRODUZIR UM TEXTO COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS. A PARTIR DA PESQUISA IRÃO PRODUZIR UM TEXTO COM AS INFORMAÇÕES OBTIDAS.

26 FONTES PARA PESQUISA: LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO. DINHEIRO TRAZ FELICIDADE? P.191 a 193. LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO. DINHEIRO TRAZ FELICIDADE? P.191 a 193. GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. ED. SARAIVA, 3ºed.SÃO PAULO, P.44 a 47. GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL. ED. SARAIVA, 3ºed.SÃO PAULO, P.44 a 47. otecionismo.htm otecionismo.htm otecionismo.htm otecionismo.htm a.php?area=5&menu=366 a.php?area=5&menu=366

27 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Pesquisa bibliográfica; Pesquisa bibliográfica; Produção de texto. Produção de texto.

28 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Observar se o aluno compreendeu a influência da produção industrial na organização socioespacial da região, relacionando com o comércio desses produtos, que é a finalidade de todo o ordenamento espacial. Observar se o aluno compreendeu a influência da produção industrial na organização socioespacial da região, relacionando com o comércio desses produtos, que é a finalidade de todo o ordenamento espacial.


Carregar ppt "PLANO DE TRABALHO DOCENTE NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO Professor: Cleonice Mello Professor: Cleonice Mello Área do Conhecimento: Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google