A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Jornada Pedagógica 2009 Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA

2 O que considerar no trabalho/ planejamento do professor de Geografia?
O objeto de estudo; Justificativa para a disciplina na grade curricular; A concepção teórica disciplinar; Objetivos para o ensino da Geografia; conteúdos;

3 Qual o objeto de estudos da Geografia?

4 Espaço Geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade (LEFEBVRE, 1974), composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas (SANTOS, 1996).

5 Justificativa para a disciplina na grade curricular

6 O espaço é o reflexo da sociedade, onde são materializadas as práticas sociais do conjunto da humanidade, portanto, estudar o espaço é indispensável para compreender nossa sociedade, suas desigualdade e contradições...

7 A concepção teórica disciplinar

8 É necessário considerar que a Geografia, neste momento histórico, não é uma ciência neutra. A corrente que dita as reflexões sobre o conhecimento geográfico no brasil e no mundo na atualidade surge na década de 1970/80 tomando corpo sob o nome de Geografia Critica.

9 Nesta proposta ganha destaque o enfoque nas questões sócio-econômicas, retratadas nas graves distorções da distribuição da riqueza produzida, bem como as fortes desigualdades sociais reinantes no Brasil (mundo e local...) devem ser tomados como pano de fundo na definição de objetivos e finalidades para o ensino de Geografia.

10 Objetivos para o ensino da Geografia

11 Tendo por base os apontamentos feitos até aqui, destacamos como finalidade para a Geografia escolar um objetivo, que embora amplo e geral, é indispensável ao longo de todo o processo de escolarização: trata-se do desenvolvimento do raciocínio geográfico e da formação da consciência espacial.

12 O desenvolvimento da consciência espacial, ou melhor, de raciocínios geográficos ou até o que se chama de alfabetização geográfica, dizem respeito ao olhar geográfico, à maneira particular da Geografia de ler o mundo, de estudar a organização do espaço geográfico resultante da dinâmica entre sociedade e natureza.

13

14

15

16

17

18 “Cabe à Geografia preparar os alunos para uma leitura crítica da produção social do espaço, negando a “naturalidade” dos fenômenos que imprimem passividade aos indivíduos” (CASSETI, 2002)

19 Conteúdos

20 conteúdos estruturantes? conteúdos básicos? conteúdos específicos?
O que são: conteúdos estruturantes? conteúdos básicos? conteúdos específicos?

21 seleção e organização dos conteúdos
que conteúdos trabalhar? como trabalhar estes conteúdos?


Carregar ppt "Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google