A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública Maria Teresa Esteban.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública Maria Teresa Esteban."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública Maria Teresa Esteban

2 A transformação da escola, por meio de sua democratização, é uma meta que vem sendo buscada há algum tempo, para realizá-la precisamos implementar ações capazes de fazer da escola pública uma escola para as classes populares. A transformação da escola, por meio de sua democratização, é uma meta que vem sendo buscada há algum tempo, para realizá-la precisamos implementar ações capazes de fazer da escola pública uma escola para as classes populares.

3 Exige diálogo constante com os sujeitos que habitam as margens sociais e passam a compor o cenário escolar. Viver o cotidiano escolar das classes populares é se comprometer com a produção diária do êxito como uma possibilidade real.

4 Análises sobre a função social da escola exprimem tanto suas relações com a democratização do conhecimento como apontam sua participação nos processos de seleção e exclusão social. da escola exprimem tanto suas relações com a democratização do conhecimento como apontam sua participação nos processos de seleção e exclusão social.

5 HOMOGENEIDADEEDESIGUALDADE COTIDIANO ESCOLAR

6 AO RESSALTAR AS DIFERENÇAS, AO RESSALTAR AS DIFERENÇAS, SEGREGA E DISCRIMINA, OCULTANDO, SOB CONCEITOS CONSTITUÍDOS NA PERSPECTIVA DA NEUTRALIDADE, PRECONCEITOS ENRAIZADOS SOCIAL E ESCOLARMENTE QUE CONDUZEM E JUSTIFICAM A EXCLUSÃO. HOMOGENEIDADE

7 A VISIBILIDADE CRESCENTE DA DIFERENÇA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS VEM FAVORECENDO, A CONFIGURAÇÃO DE PRÁTICAS MAIS FAVORÁVEIS ÀQUELES NOMEADOS COMO DIFERENTES E A INSTAURAÇÃO DO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DIFERENÇA E DESIGUALDADE. A VISIBILIDADE CRESCENTE DA DIFERENÇA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS VEM FAVORECENDO, A CONFIGURAÇÃO DE PRÁTICAS MAIS FAVORÁVEIS ÀQUELES NOMEADOS COMO DIFERENTES E A INSTAURAÇÃO DO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DIFERENÇA E DESIGUALDADE. DESIGUALDADE

8 É UMA PRÁTICA SOCIAL, PORTANTO, ESTÁ INEVITAVELMENTE CONSTITUÍDA PELA TENSÃO EXCLUSÃO/INCLUSÃO. É UMA PRÁTICA SOCIAL, PORTANTO, ESTÁ INEVITAVELMENTE CONSTITUÍDA PELA TENSÃO EXCLUSÃO/INCLUSÃO. PRÁTICA PEDAGÓGICA

9 A INCORPORAÇÃO DA DIFERENÇA COMO JUSTIFICATIVA PARA ATOS QUE EXCLEUM, SEGREGAM E EXPÕEM OS DISCURSOSS QUE CIRCULAM NA ESCOLA E AFIRMAM A IMPOSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR COM A DIFERENÇA. A INCORPORAÇÃO DA DIFERENÇA COMO JUSTIFICATIVA PARA ATOS QUE EXCLEUM, SEGREGAM E EXPÕEM OS DISCURSOSS QUE CIRCULAM NA ESCOLA E AFIRMAM A IMPOSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR COM A DIFERENÇA.

10 O JOGO IGUALDADE/DIFERENÇA É PARCEIRO DOS PROCESSOS SOCIAIS POR MEIO DOS QUAIS SE INCLUEM E EXCLUEM CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E SUJEITOS.

11 ATRIBUIR AO ALUNO QUE A SUA APRENDIZAGEM É MÉRITO SEU, É NEGAR AS SUAS DIFERENÇAS, NÃO AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E IMPEDIR QUE USUFRUA DE SEUS DIREITOS.

12 NEGADAS EM SUA DIFERENÇA, TAMBÉM SÃO NEGADAS EM SUA IGUALDADE E NA PERVERSA DINÂMICA ESCOLAR, MAIS DO QUE SER IGUAL É PRECISO PARECER IGUAL, A DIFERENÇA VISTA COMO FALTA, COMO DEFICIÊNCIA, JUSTIFICA A SUBORDINAÇÃO.

13 FAZ COM QUE AS CRIANÇAS PASSEM A CONSTITUIR UMA CATEGORIA: AS QUE FRACASSAM NA ESCOLA. LÓGICA DA SUBALTERNIDADE

14 QUANDO A DIFERENÇA NÃO PRODUZ UMA DIFERENÇA NO OLHAR A EXCLUSÃO DA ESCOLA DÁ LUGAR À EXCLUSÃO NA ESCOLA.

15 NA ESCOLA A REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO CONFIRMA A INSUFICIEÊCIA DO ACESSO QUE AS CLASSES POPULARES TÊM À ESCOLA

16 EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO POPULAR X PARA A CLASSE POPULAR MÚLTIPLOS DIÁLOGOS COM OS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS MÚLTIPLOS DIÁLOGOS COM OS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS HISTORICAMENTE PRODUZIDO -- VÍNCULO COM OS PROCESSOS DE SUBORDINAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA HISTORICAMENTE PRODUZIDO -- VÍNCULO COM OS PROCESSOS DE SUBORDINAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA

17 É PRECISO QUESTIONAR NÃO O SUJEITO QUE FRACASSA, MAS AS RELAÇÕES QUE GERAM O FRACASSO DE MUITOS E O ÊXITO DE ALGUNS.

18 A PERMANÊNCIA DOS SUJEITOS QUE FRACASSAM NA ESCOLA EXPRESSA A POSSIBILIDADE DE DESEJO DE PRODUÇÃO DE OUTROS RESULTADOS. EXPÕE A INSUFICIÊNCIA DE UMA ECOLARIZAÇÃO PAUTADA NA HOMOGENEIDADE DE PROCESSOS E RESULTADOS.

19 POTENCIALIDADE DA ESCOLA FAVORER OS PROCESSOS COLETIVOS, FOMENTANDO O ENCONTRO COM O OUTRO E AS DIFERENTES FORMAS DE SER, SENTIR, PENSAR, FAZER E SABER; FAVORER OS PROCESSOS COLETIVOS, FOMENTANDO O ENCONTRO COM O OUTRO E AS DIFERENTES FORMAS DE SER, SENTIR, PENSAR, FAZER E SABER; PROMOVER CONDIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS COLETIVOS QUE INCORPORAM PRODUTIVAMENTE, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DAS CLASSES POPULARES. PROMOVER CONDIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS COLETIVOS QUE INCORPORAM PRODUTIVAMENTE, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DAS CLASSES POPULARES.

20 O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.

21

22 A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PRESSUPÕE O COLETIVO COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA SE ESTABELCER RELAÇÕES SOLIDÁRIAS QUE CONTRIBUAM PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

23 A ESCOLA PÚBLICA AMPLIA SUA QUALIDADE AO APRENDER COM OS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR A INCORPORAR, EM SEU COTIDIANO, O TRABALHO COLETIVO, AS REALÇAÕES SOLIDÁRIAS, OS DIFERENTES SABERES E A PARTICIPAÇÃO DAS DIFERENTES PESSOAS.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública Maria Teresa Esteban."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google