A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Filosofia do 3° bimestre de 2007 Emre Lakatos EE Dom José de camargo Barros Nomes:André n:04 Hedy n°16 2°E ivanuely n°41 Marcos n°29 Pedro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Filosofia do 3° bimestre de 2007 Emre Lakatos EE Dom José de camargo Barros Nomes:André n:04 Hedy n°16 2°E ivanuely n°41 Marcos n°29 Pedro."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Filosofia do 3° bimestre de 2007 Emre Lakatos EE Dom José de camargo Barros Nomes:André n:04 Hedy n°16 2°E ivanuely n°41 Marcos n°29 Pedro n°32 Vinicius n° 39

2 Vida de imre lakatos A epistemologia de Imre Lakatos ( ) constitui-se em uma das importantes reflexões na filosofia na ciência no século XX, interrompida bruscamente com a sua morte prematura em Quando tinha quase quarenta anos de idade Lakatos, saindo da Hungria por motivos políticos, entrou em contato com a filosofia de Karl Popper.

3 Lakatos teve um percurso filosófico invulgar. Morreu em 1974 com pouco mais de 50 anos, e tinha já cerca de quarenta quando iniciou as investigações que o tornaram conhecido. Karl Popper foi quem mais influenciou essas investigações. Mais do que ninguém», declara Lakatos, «ele mudou a minha vida, tinha quase quarenta anos quando entrei no campo magnético do seu pensamento. A sua filosofia ajudou-me a fazer a ruptura final com a visão hegeliana do mundo, que eu defendera durante cerca de vinte anos. Na década de intensa actividade que precedeu a sua morte, Lakatos não chegou a publicar qualquer livro, mas muitos dos seus artigos foram postumamente reunidos em três volumes.

4 A Filosofia de Imre Lakatos Quando tentam compreender o método científico, os filósofos desenvolvem diversas concepções da racionalidade científica e interpretam a história da ciência de acordo com essas concepções. Filosofias da ciência diferentes produzem assim reconstruções racionais diferentes para a história da ciência. Mas em que diferem essas reconstruções? Será que alguma delas é superior às restantes? Imre Lakatos ocupou-se seriamente destas questões. Examinou com acuidade as filosofias da ciência mais influentes e propôs a metodologia dos programas de investigação, uma tentativa original de proporcionar uma melhor reconstrução racional da história da ciência. Essa tentativa estrutura os ensaios reunidos em «História da ciência e suas Reconstruções Racionais». Com este livro, as Edições 70 dão a conhecer ao público português a obra de Lakatos, um dos filósofos da ciência mais marcantes deste século.


Carregar ppt "Trabalho de Filosofia do 3° bimestre de 2007 Emre Lakatos EE Dom José de camargo Barros Nomes:André n:04 Hedy n°16 2°E ivanuely n°41 Marcos n°29 Pedro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google