A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA PEAD - EIXO III INTERDISCIPLINA LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM PROFESSORA CLÁUDIA AMARAL DOS SANTOS BLOCO IV PÓLO DE GRAVATAÍ DATA DA POSTAGEM: 18/10/07

2 CINDERELA Componentes do Grupo: MARA ROSANE NOBLE TAVARES, MARIA IVONE CARDOSO DE SOUZA, MARÍLIA VALENTINA ASTIGARRAGA KULMANN, NEILA MARIA RODRIGUES GOULART, SILVANA SANTOS MARTINEZ. Bibliografia Completa: As Maravilhas da Infância - O Reino da Criança. Coleção As mais Belas Histórias Infantis - Volume I. Copyright by Antônio Lopes - Editor. Rio de Janeiro - Brasil. A GATA BORRALHEIRA - páginas 10 a 22 (s/ano de publicação).

3 ELEMENTOS DA NARRATIVA [CINDERELA]
Personagens: Pessoas: Pai, Mãe, Cinderela, Madrasta, as duas Irmãs, Pombinha Branca, Príncipe, Seres Míticos: Fada Madrinha 2 Tempo: “A muitos e muitos anos... “ Começa a história, Cinderela criança. “Passaram-se alguns anos e a menina transformou-se numa linda e encantadora mocinha. Três dias de baile. “Foram felizes para sempre”. 3 Espaço: “Um longínquo país...” A cozinha da casa; o túmulo da mãe; o palácio do príncipe.

4 4. Foco narrativo: 4.1. ( X ) onisciente ou 4.2. ( ) onipresente 5. Enredo: 5.1 Situação inicial: Cinderela vivia feliz com seu pai e sua mãe, em sua casa. 5.2 Complicação/Problema: A mãe de Cinderela adoece e morre.

5 5.3 Conseqüências/Desenvolvimento:
Passaram-se alguns anos, o pai de Cinderela, sentindo-se solitário, casa-se novamente. Escolhe uma viúva com duas filhas, para que estas fizessem companhia a Cinderela, que também estava solitária. A madrasta mostra-se muito malvada e suas filhas antipáticas e invejosas. Cinderela é escorraçada para o borralho, tornando-se a Gata Borralheira, o pai se conforma com a situação por ser fraco e não toma partido da filha, permitindo os desmandos da viúva e das filhas.

6 É anunciado na cidade um baile, onde o príncipe escolherá uma noiva
É anunciado na cidade um baile, onde o príncipe escolherá uma noiva. Cinderela só receberá permissão para ir ao baile se conseguir juntar a tempo, um prato de lentilhas jogado no borralho. Cinderela consegue, com a ajuda de pombinhas brancas. A madrasta não se convence, lança dois pratos de lentilhas ao borralho, novamente, Cinderela consegue com a ajuda das pombinha, porém, a madrasta não permite que vá ao baile. Desesperada, Cinderela corre ao túmulo da mãe. Para sua surpresa, a pombinha que pousara no roseiral, a qual ela alimentava, transformou-se numa linda Fada. Cinderela queria ir ao baile, mas, não tinha o que vestir e calçar, nem como ir. A Fada, providenciou-lhe o que necessitava, para que fosse ao baile, com o aviso de que ela deveria retornar antes da meia noite. Assim foi.

7 Casaram-se e foram felizes para sempre.
Durante os três bailes, Cinderela conseguiu enganar o príncipe, que desde o primeiro, apaixonou-se por ela, porém no último, em sua fuga, Cinderela perdeu um dos sapatinhos de cristal que usava. O príncipe o achou e, na manhã seguinte, saiu a procura de sua amada, fazendo com que todas as moças do reino, o experimentassem. Ao bater na casa de Cinderela, as duas irmãs tentaram calçá-lo, sem êxito. Ao ser questionada, a madrasta, se haveria outra moça na casa, esta com maldade disse que sim, a Gata Borralheira. 5.4 Solução/Clímax: O príncipe mandou chamá-la. Cinderela calçou o sapatinho sem dificuldade e ao levantar-se transformou-se na bela Cinderela do Baile. 5.5 Situação Final/Desenlace: Casaram-se e foram felizes para sempre.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google