A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
Tradições de casamentos David Mendes, nº7; Filipa Faria, nº9; Marta Batista, nº17; Tânia Pereira, nº26

2 Índice Casamentos Noivado Casamentos ciganos Casamentos homossexuais
Casamentos Indianos

3 Tradições de casamentos
O Casamento está intimamente ligado a um conjunto de tradições e de rituais, alguns dos quais com origem em tempos muito remotos. Estes costumes mantiveram a sua importância, embora em alguns casos o seu simbolismo tenha mudado. Conheça as suas origens e significados...

4 Tradições de casamentos
Noivado: Como não há noivado sem anel de noivado, este tem um papel de relevo nesta fase da vida do casal. Existem diversas pedras preciosas para o anel de noivado. Uma das escolhas possíveis é a pedra correspondente ao mês do nascimento da noiva. É tradição o noivo pedir, ao pai da noiva, a mão da filha em casamento. Esta cerimónia, no entanto, já não é considerada indispensável, apesar de muitas pessoas ainda acharem que é um importante gesto de cortesia.

5 Tradições de casamentos
casamentos ciganos: Na comunidade cigana o maior acontecimento é o casamento. Este representa a continuidade de etnia e a entrada na vida adulta. No casamento cigano contam-se centenas de convidados e esta festa pode durar entre 3 a 5 dias. As mulheres da família do noivo comprovam a virgindade da noiva e exibem depois um pano branco manchado de sangue.

6 Tradições de casamentos
casamentos homossexuais: Neste momento, Portugal é o único país da Europa que proíbe este tipo de casamento. As pessoas que são Homossexuais são descriminados devido á sua orientação sexual. Um exemplo destes casamentos são Espanhola Tani e a sua namorada de origem Argentina, Verónica. Estas foram as primeiras mulheres a casarem depois de o parlamento aprovar a lei do casamento entre as pessoas do mesmo sexo.

7 Tradições de casamento
casamentos indianos O casamento é um dos acontecimentos mais importantes na cultura indiana. Desde que os filhos nascem, os pais começam a pôr dinheiro de parte para o evento. São três dias de festa, precedidos de muitos outros de organização e de preparação em família. No primeiro dançam-se canções tradicionais e outras mais modernas com música ao vivo. o segundo decorre a cerimónia da hena (Mehendi) para as mulheres e, em especial, para a noiva, que cobre os braços até ao cotovelo e as pernas até aos joelhos de intricados desenhos feitos em hena, reminiscentes dos mais complicados bordados ou rendas. Por fim, o ponto alto é a procissão do noivo (Baaraal) em que o noivo chega a casa da noiva a cavalo ou elefante, e a cerimónia religiosa, seguida de uma recepção. Os saris são bordados a pedras e ouro e passam de geração em geração, porque não têm tamanho (são sempre cinco metros de tecido meticulosamente enrolados no corpo) e porque são intemporais.


Carregar ppt "Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google