A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito."— Transcrição da apresentação:

1 A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito do mal. Também vivia um indiozinho chamado Arutana que vivia sonhando com a noite.

2 O tempo passou e Arutana cresceu e ainda sonhava em conquistar a noite
O tempo passou e Arutana cresceu e ainda sonhava em conquistar a noite. Ele gostaria de ser um guerreiro da aldeia. Falou com seu pai e ele disse que teria de passar os três desafios sem sua ajuda.

3 O primeiro desafio foi uma corrida em que ele levaria um tronco de árvore. Para a surpresa de todos ele passou.

4 O segundo desafio, ele era largado no outro lado do rio e teria que voltar nadando. Muitas vezes ele se afogava, mas passou por este desafio também.

5 O ultimo desafio ele teria que ficar na mata sozinho apenas com o arco e uma flecha.Ele demorou a voltar até que voltou.

6 Em seu pulso havia amarrado um cipó que trazia uma enorme onça
Em seu pulso havia amarrado um cipó que trazia uma enorme onça. Todos se apavoraram pela coragem do garoto.

7 Arutana foi considerado um guerreiro da aldeia
Arutana foi considerado um guerreiro da aldeia. E para sua quarta missão iria conquistar a noite. Chamou 2 amigos e os três construíram uma canoa. E depois saíram pelo rio a fora. Já estavam remando há horas. Seus amigos pensaram em desistir, mas Arutana disse:

8 _Durmam que eu continuo remando.

9 No outro lado do rio, subiram em uma grande árvore e lá de cima avistaram uma clareira. Foram até lá.

10 Lá avistaram um homem com pêlos no rosto, roupas e sapatos
Lá avistaram um homem com pêlos no rosto, roupas e sapatos.Ao seu lado Arutana avistou três panelas, lá pensou que estava a noite.

11 Então Arutana disse para seus amigos pegarem as flechas mais fortes que tinham. Cada índio jogou a sua flecha, mas os potes não quebraram apenas as flechas.

12 O homem acordou e começou a atirar. Os índios fugiram para a aldeia
O homem acordou e começou a atirar. Os índios fugiram para a aldeia. Lá poucos acreditaram mas o pai de Arutana acreditou.

13 Ele disse para irem de novo lá, com mais homens
Ele disse para irem de novo lá, com mais homens. Então, se prepararam de 5 homens. Construíram uma canoa maior e foram. O homem tinha saído de lá, mas o acharam em outro lugar.Ele dormia em cima dos três potes.

14 Construíram uma flecha muito grande e usaram uma árvore como arco
Construíram uma flecha muito grande e usaram uma árvore como arco. Um índio não conseguiu atirar a flecha, mas 4 sim. Então eles atiraram a flecha, que quebrou os três potes. O homem saiu correndo de medo. Dos potes saíram blocos de fumaça preta. Arutana vendo a noite vir, acendeu uma tocha. Chamou seus amigos para irem embora mas ninguém ouviu.

15 Ele saiu correndo. Pegou a canoa e foi embora
Ele saiu correndo. Pegou a canoa e foi embora. Seu pai pensou em fazer um ritual e assim foi. Na noite da festa fizeram uma fogueira e Arutana contou a sua aventura. Depois todos olharam a noite como de costume. Arutana perguntou ao sábio da aldeia o que acontecera com os outros 4 índios.Ele disse que se tornaram aves noturnas que cantam apenas à noite e durante o dia dormiam.


Carregar ppt "A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google