A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito do mal. Também.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito do mal. Também."— Transcrição da apresentação:

1 Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito do mal. Também vivia um indiozinho chamado Arutana que vivia sonhando com a noite.

2 O tempo passou e Arutana cresceu e ainda sonhava em conquistar a noite. Ele gostaria de ser um guerreiro da aldeia. Falou com seu pai e ele disse que teria de passar os três desafios sem sua ajuda. O tempo passou e Arutana cresceu e ainda sonhava em conquistar a noite. Ele gostaria de ser um guerreiro da aldeia. Falou com seu pai e ele disse que teria de passar os três desafios sem sua ajuda.

3 O primeiro desafio foi uma corrida em que ele levaria um tronco de árvore. Para a surpresa de todos ele passou. O primeiro desafio foi uma corrida em que ele levaria um tronco de árvore. Para a surpresa de todos ele passou.

4 O segundo desafio, ele era largado no outro lado do rio e teria que voltar nadando. Muitas vezes ele se afogava, mas passou por este desafio também. O segundo desafio, ele era largado no outro lado do rio e teria que voltar nadando. Muitas vezes ele se afogava, mas passou por este desafio também.

5 O ultimo desafio ele teria que ficar na mata sozinho apenas com o arco e uma flecha.Ele demorou a voltar até que voltou. O ultimo desafio ele teria que ficar na mata sozinho apenas com o arco e uma flecha.Ele demorou a voltar até que voltou.

6 Em seu pulso havia amarrado um cipó que trazia uma enorme onça. Todos se apavoraram pela coragem do garoto. Em seu pulso havia amarrado um cipó que trazia uma enorme onça. Todos se apavoraram pela coragem do garoto.

7 Arutana foi considerado um guerreiro da aldeia. E para sua quarta missão iria conquistar a noite. Chamou 2 amigos e os três construíram uma canoa. E depois saíram pelo rio a fora. Já estavam remando há horas. Seus amigos pensaram em desistir, mas Arutana disse: Arutana foi considerado um guerreiro da aldeia. E para sua quarta missão iria conquistar a noite. Chamou 2 amigos e os três construíram uma canoa. E depois saíram pelo rio a fora. Já estavam remando há horas. Seus amigos pensaram em desistir, mas Arutana disse:

8 _Durmam que eu continuo remando. _Durmam que eu continuo remando.

9 No outro lado do rio, subiram em uma grande árvore e lá de cima avistaram umaclareira. Foram até lá. No outro lado do rio, subiram em uma grande árvore e lá de cima avistaram umaclareira. Foram até lá.

10 Lá avistaram um homem com pêlos no rosto, roupas e sapatos.Ao seu lado Arutana avistou três panelas, lá pensou que estava a noite. Lá avistaram um homem com pêlos no rosto, roupas e sapatos.Ao seu lado Arutana avistou três panelas, lá pensou que estava a noite.

11 Então Arutana disse para seus amigos pegarem as flechas mais fortes que tinham. Cada índio jogou a sua flecha, mas os potes não quebraram apenas as flechas. Então Arutana disse para seus amigos pegarem as flechas mais fortes que tinham. Cada índio jogou a sua flecha, mas os potes não quebraram apenas as flechas.

12 O homem acordou e começou a atirar. Os índios fugiram para a aldeia. Lá poucos acreditaram mas o pai de Arutana acreditou. O homem acordou e começou a atirar. Os índios fugiram para a aldeia. Lá poucos acreditaram mas o pai de Arutana acreditou.

13 Ele disse para irem de novo lá, com mais homens. Então, se prepararam de 5 homens. Construíram uma canoa maior e foram. O homem tinha saído de lá, mas o acharam em outro lugar.Ele dormia em cima dos três potes. Ele disse para irem de novo lá, com mais homens. Então, se prepararam de 5 homens. Construíram uma canoa maior e foram. O homem tinha saído de lá, mas o acharam em outro lugar.Ele dormia em cima dos três potes.

14 Construíram uma flecha muito grande e usaram uma árvore como arco. Um índio não conseguiu atirar a flecha, mas 4 sim. Então eles atiraram a flecha, que quebrou os três potes. O homem saiu correndo de medo. Dos potes saíram blocos de fumaça preta. Arutana vendo a noite vir, acendeu uma tocha. Chamou seus amigos para irem embora mas ninguém ouviu. Construíram uma flecha muito grande e usaram uma árvore como arco. Um índio não conseguiu atirar a flecha, mas 4 sim. Então eles atiraram a flecha, que quebrou os três potes. O homem saiu correndo de medo. Dos potes saíram blocos de fumaça preta. Arutana vendo a noite vir, acendeu uma tocha. Chamou seus amigos para irem embora mas ninguém ouviu.

15 Ele saiu correndo. Pegou a canoa e foi embora. Seu pai pensou em fazer um ritual e assim foi. Na noite da festa fizeram uma fogueira e Arutana contou a sua aventura. Depois todos olharam a noite como de costume. Arutana perguntou ao sábio da aldeia o que acontecera com os outros 4 índios.Ele disse que se tornaram aves noturnas que cantam apenas à noite e durante o dia dormiam. Ele saiu correndo. Pegou a canoa e foi embora. Seu pai pensou em fazer um ritual e assim foi. Na noite da festa fizeram uma fogueira e Arutana contou a sua aventura. Depois todos olharam a noite como de costume. Arutana perguntou ao sábio da aldeia o que acontecera com os outros 4 índios.Ele disse que se tornaram aves noturnas que cantam apenas à noite e durante o dia dormiam.


Carregar ppt "Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito do mal. Também."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google