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PROJETO DE APRENDIZAGEM

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Apresentação em tema: "PROJETO DE APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE APRENDIZAGEM
TEMA : CHATTERBOTS Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Inteligência Artificial Professor Orivaldo L. Tavares Período 2009/2

2 São programas que tentam simular seres humanos em conversas.
CHATTERBOTS São programas que tentam simular seres humanos em conversas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com uma outra pessoa.

3 Características desejáveis
Memória; Contextualização; Personalidade.

4 Estrutura Comum 1) Uma base de regras (ou base de conhecimento);
2) Um núcleo de processamento(kernel).

5 Artificial Intelligence Markup Language
AIML Artificial Intelligence Markup Language Linguagem baseada em XML utilizada para criar diálogos semelhante a linguagem natural. Desenvolvido pela comunidade Alicebot (http://www.alicebot.org/) entre os anos de 1995 e 2000

6 AIML Baseada em tags: <aiml version="1.0"> <category>
<pattern> olá </pattern> <template> Oi! Seja bem-vindo.</template> </category> </aiml>

7 Componentes de Memória
Tags <set> e <get> Usadas para armazenamento e recuperação de variáveis. Tag <think> Usada para simulação de pensamento, as tags modificadas por ela não retornam valor.

8 Tag Think <category>
<pattern>MEU ENDEREÇO E *</pattern> <template>OBRIGADO PELA INFORMACAO. <think><set name=”endereco”><star/></set></think> </template> </category>

9 Contextualização do Diálogo
Tag <that> Além do padrão definido em <pattern>, deve-se verificar se a última frase dita pelo robô “ casa” com a tag <that>.

10 Exemplo de uso <that>
<category> <pattern>FAÇA UMA PERGUNTA<pattern> <template>VOCE GOSTA DE FILMES?</template> </category> <pattern>SIM</pattern> <that>VOCE GOSTA DE FILMES?</that> <template>QUE BOM, EU TAMBEM GOSTO DE FILMES.</template> <pattern>NAO</pattern> <template>QUE PENA, EU GOSTO DE FILMES.</template>

11 Contextualização do Diálogo
Tag <topic> Permite que o chatterbot escolha respostas mais condizentes com o assunto em questão, mesmo que não tenha sido programado para tal assunto.

12 Exemplo de uso <topic>
<category> <pattern>VAMOS FALAR SOBRE CACHORROS</pattern> <template>OK. VAMOS FALAR SOBRE <set name=”topic”>CACHORROS</set> </template> </category> <topic name=”cachorros”> <pattern>*</pattern> <template>CACHORROS SÃO ANIMAIS INTERESSANTES</template> <pattern>EU GOSTO MUITO DELES</pattern> <template>TAMBÉM GOSTO DE CACHORROS.</template> </topic>

13 Trabalhos Futuros Persona – AIML
É uma extensão de AIML, para a criação de chatterbots com personalidade.

14 Arquitetura Persona-AIML
Trabalhos Futuros Arquitetura Persona-AIML

15 Referências GALVÂO, ADJAMIR M., Persona-AIML: Uma arquitetura para desenvolver chatterbots com Personalidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Informática. Recife, Pernambuco. Brasil. WIKIPEDIA, Chatterbots. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chatterbot>. Acessado em: 09 de Setembro de 2009.


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