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ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

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Apresentação em tema: "ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 5 – 13/09/2012 OBJETIVOS Ética na prática das empresas Trabalho sobre ética Resultado da ética

3 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

4 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, Login e senha Como usar

5 Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES ÉTICA NA PRÁTICA RESULTADO DA ÉTICA

6 De que se trata ... Fundamentos teóricos e correntes filosóficas. As tendências e a formação filosófica da sociedade. A passagem do senso comum à consciência filosófica. Caracterização da reflexão e da prática filosófica frente ao mundo do trabalho. A investigação filosófica sobre: a questão do Conhecimento; a Lógica; cultura e a cultura midiática; a ideologia; a política e o poder. 40 horas – 7 CHTAE

7 Competências Nº Descrição Nível 1
Obter a compreensão da origem e da natureza do conhecimento humano em sua dimensão teórico e prática. F 2 Identificar a origem da Filosofia e as formas de aquisição de conhecimento. 3 Estabelecer os pontos centrais do campo conceitual da Filosofia. 4 Identificar e categorizar a questão da existência do pensamento filosófico como algo que inspira as diversas concepções de mundo. N 5 Diferenciar ética, moral e costumes

8 Competências Descrição Nível 6 Compreender a importância da ética, moral e costumes em relação à formação da sociedade e o desenvolvimento do ser humano. N 7 Identificar os fundamentos teóricos e as correntes filosóficas de forma a compreender a problemática do conhecimento crítico em relação à formação da sociedade. 8 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente aos temas da Cultura Contemporânea. I

9 Competências Descrição Nível 9 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente à atual estrutura social do Brasil e do mundo. I 10

10 Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2002. ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

11 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1998. ARRUDA, Maria C.C de.; WHITAKER, Maria do Carmo.; RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Atlas, 2001. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2005. CORDI, C. et. all. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000. MOREIRA, Joaquim Manhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 2002. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: 2001. ZAJDSZNAJDER, Luciano. Ser ético no Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus,

12 Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. São Paulo: Atlas, 1998. LOPES, J. C. e ROSSETTI, J. P. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1995 MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 1996. ROSS, S.A, WESTERFIELD, R. W. e JAFFE, J. F. Administração financeira – finanças corporativas. São Paulo: Atlas, 1998.

13 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA PRINCIPE MAQUIAVEL

14 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 09/08 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. A importância das informações financeiras para a gestão e sua relação com Marketing, preços. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/08 Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 5 Diferenciar ética, moral e costumes 23/08 COMPETÊNCIA 6 30/08 06/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1

15 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 13/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/09 COMPETÊNCIA 2 22/09 SABADO LETIVO COMPETNCIAS 5,6,1,2 REVISÃO 27/09 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 5,6,1,2 ENTREGA DO CHTAE 04/10 COMPETÊNCIA 3 06/10 TODAS AS MINISTRADAS AJUDA NO TRABALHO EM EQUIPE

16 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 11/10 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 18/10 COMPETÊNCIA 7 25/10 COMPETÊNCIA 8

17 01/11 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/11 COMPETÊNCIA 10 22/11 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPETÊNCIAS 1 A 10 TRABALHOS EM EQUIPE, CHTAE 24/11 SABADO LETIVO COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 REVISÃO 29/11 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ENTREGA DO CHTAE 06/12 RECONSTRUÇÃO TODAS AS COMPETÊNCIAS

18 Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 13/09 Competência 5 e 6 Trabalho individual CHTAE 1 horas 27/09 COMPETÊNCIAS 5, 6, 1, 2 INDIVIDUAL ESCRTIA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS 01/11 Competências 1,2, 3 Trabalho em equipe CHTAE 2 hrs 29/11 COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS

19 Conteúdo Programático
Competências Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes

20 Material adicional Livros digitalizados

21 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

22 Retomando ... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior

23 O que responder Filosofia

24 Trabalho em equipe Pesquisar e apresentar a partir das 22:00 hrs:
O que é a filosofia? Importância da filosofia? O que busca a filosofia? O que representou cada um destes filósofos e o que eles falaram? Sócrates, Platão e Aristóteles? O que é a verdade e o que é o conhecimento?

25 FILOSOFIA

26 PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA
O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA

27 FILOSOFIA: AMOR A SABEDORIA
FILÓSOFO: AMIGO / AMANTE DA SABEDORIA

28 A coruja da Filosofia é a
A CORUJA E A FILOSOFIA A coruja da Filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva – Athena

29 A Palavra “Filosofia” A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

30 O Significado: Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

31 Quem é o “filósofo”? Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Portando o “filósofo” não é o sábio, mas sim aquele que ama a sabedoria.

32 O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR A ORIGEM DAS COISAS DO MUNDO POR UMA VIA DIFERENTE DA VISÃO MITOLÓGICA.

33 LOCAL: MILETO DATA: SÉCULO VI a C

34 Primeiro Filósofo: TALES DE MILETO

35 MITO ------------ RAZÃO
FILOSOFIA CARÁTER RACIONAL MITO RAZÃO

36 Filosofia O que marca o surgimento da Filosofia é seu caráter racional. Os homens passam de uma explicação mitológica do mundo para uma explicação racional. Ao perceberem as contradições e limitações dos mitos, eles reformulam e racionalizam as narrativas míticas, transformando-as em uma explicação inteiramente nova e diferente.

37 Filosofia – Cosmologia
Conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.

38 Mito e Filosofia O mito falava em deuses, como Zeus, Perséfone e Gaia. Narrava a origem dos seres celestes e terrestres como derivados das relações com os deuses. A Filosofia fala em céu, mar e terra. Ela explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

39 Mito e Filosofia O mito narrava a origem através de genealogias derivadas de forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

40 Mito e Filosofia O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são;

41 Mito e Filosofia O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador.

42 Mito e Filosofia A Filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; Além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.

43 O FILÓSOFO PITÁGORAS DE SAMOS SÉCULO V a C
OBSERVADOR

44 O FILÓSOFO Não é movido por interesses comerciais – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; Não é movido pelo desejo de competir – não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”;

45 O FILÓSOFO É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

46 • ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER
MOTIVOS • ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER

47 (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?
INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?

48 CRENÇAS COTIDIANAS X QUESTÕES FILOSÓFICAS

49 • O QUE É O TEMPO ? • O QUE É A REALIDADE ? • O QUE É LIBERDADE ? • O QUE É NORMALIDADE ? • O QUE É SER BOM ?

50 ATITUDE FILOSÓFICA Tomar distância da vida cotidiana e de si mesmo; interrogar a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos.

51 ATITUDE FILOSÓFICA Decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.

52 ATITUDE CRÍTICA DUVIDAR Dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz”, ao estabelecido.

53 INTERROGAR Interrogar sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. Questionar sobre o porquê disso tudo e de nós e sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

54 ATIVIDADE FILOSÓFICA • REFLEXÃO CRÍTICA • RACIONAL • RADICAL • PROFUNDA • SISTEMÁTICA

55 A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Cristiani Kobayashi UNIP

56 O que é Filosofia Philo / Philia = amizade, amor fraterno FILOSOFIA
grego Sophia = sabedoria

57 O que é Filosofia FILOSOFIA Amizade pela sabedoria
Amor e respeito pelo saber FILOSOFIA Indica um estado de espírito Pessoa que ama, deseja o conhecimento

58 O que é Filosofia FILÓSOFO Aquele que ama a sabedoria
Tem amizade pelo saber Deseja saber FILÓSOFO

59 O nascimento da Filosofia
Pitágoras = filósofo grego (séc.V a.C.) responsável pela invenção da palavra “Filosofia” Sabedoria plena e completa pertence aos deuses Homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

60 Pitágoras JOGOS OLÍMPICOS Comerciante Público Atletas Artistas
Assistir os jogos e torneios Avaliar o desempenho e julgar o valor dos que competiam Satisfação da própria cobiça Sem interesse pelas disputas

61 O Filósofo Não é movido por interesses comerciais ou financeiros;
Não coloca o saber como propriedade sua; Não é movido pelo desejo de competir; Não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores;

62 O Filósofo É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar a vida; É movido pelo desejo de saber.

63 A Verdade Não pertence a ninguém;
Não é um prêmio conquistado por competição; Está diante de todos nós; É algo a ser procurado; É encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

64 O surgimento da Filosofia
Gregos Começaram a fazer perguntas e buscar respostas para a realidade; Mundo Podem ser conhecidos pela razão humana Natureza Ser humano

65 O surgimento da Filosofia
Pensadores gregos: Verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso; Verdade podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio; Linguagem respeita as exigências do pensamento; Conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos.

66 Características Tendência à racionalidade
Recusa de explicações preestabelecidas Tendência à argumentação Capacidade de generalização Capacidade de diferenciação = análise

67 Legado filosófico grego
Conhecimento = leis e princípios universais Verdade = provas ou argumentos racionais Conhecimento não se impõe aos outros Conhecimento deve ser compreendido por todos Capacidade de pensar e conhecer é a mesma em todos os seres humanos Conhecimento só é verdadeiro quando explica racionalmente seus objetos

68 Legado filosófico grego
Natureza segue uma ordem necessária Opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais; Essas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Surgimento da cosmologia Surgimento da física

69 Legado filosófico grego
A razão (ou o nosso pensamento) também opera obedecendo a princípios, leis, regras e normas universais e necessários. Podemos distinguir o que é verdadeiro do falso; Razão obedece à lei da identidade, da diferença, da contradição e da alternativa.

70 Legado filosófico grego
O agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade As práticas humanas não se realizam por imposições misteriosas e incompreensíveis (forças secretas, invisíveis, divinas e impossíveis de serem conhecidas)

71 Legado filosófico grego
Seres humanos naturalmente aspiram: Ao conhecimento verdadeiro (pois são seres racionais) À justiça (pois são seres dotados de vontade livre) À felicidade (pois são seres dotados de emoções e desejos) Os seres humanos instituem valores pelos quais dão sentido às suas vidas e às suas ações.

72 O QUE É O MITO? O MITO É UMA NARRATIVA QUE EXPLICA A ORIGEM DAS COISAS POR INTERMÉDIO DOS DEUSES E DA RELAÇÃO DIVINA E HUMANA. ANTES DA FILOSOFIA, OS ANTIGOS GREGOS BUSCAVAM UMA EXPLICAÇÃO PARA A EXISTÊNCIA DE SUA REALIDADE NOS MITOS.

73 EXEMPLOS DE MITOS GREGOS:
IMAGEM: PARTENON GREGO - TEMPLO DA DEUSA ATENA O MITO DE EROS (DEUS DO AMOR); O MITO DE PROMETEU; O MITO DE PANDORA.

74

75 O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).

76 O MITO NA GRÉCIA Antes do surgimento da Filosofia, os gregos explicavam o surgimento do mundo através dos deuses (COSMOGONIA). A mitologia grega constituía a religião oficial dos gregos.

77 O MITO E OS POETAS Quem contava os mitos era um poeta. A tradição era oral, ou seja, era passada de pai para filho. Na Grécia os poetas mais conhecidos foram HOMERO HESÍODO.

78 A “TEOGONIA” DE HESÍODO
Nesta obra Hesíodo, poeta grego conta como o mundo foi criado. THEOS em grego significa “deuses” e “GONIA” significa “Nascimento”. Assim TEOGONIA é o relato do nascimento dos Deuses.

79 CRONOLOGIA DOS DEUSES PRIMEIRA GERAÇÃO: SERES PRIMORDIAIS (Deuses da Criação) SEGUNDA GERAÇÃO: TITÃS (Filhos dos Seres Primordiais) TERCEIRA GERAÇÃO: OS DEUSES OLÍMPICOS (Filhos dos Titãs)

80 DEUSES DA CRIAÇÃO: A origem dos deuses e criação do Universo:
Caos (Universo) gerou sozinho: Érebo (Escuridão) Nix (Noite) Eros (Amor, princípio organizador do mundo) Tártaro (Mundo Inferior, Inferno) Gaia (Terra) gerou sozinha: Urano (Céu) Pontos (Mar) Óreas (Montanhas)

81 OS TITÃS Titãs Oceanus Céos Créos Hipérion Jápeto
Cronos, mais tarde com apoio de Gaia castrou Urano tornando-se senhor do Universo

82 OS DEUSES OLÍMPICOS

83 A GUERRA DE TRÓIA (ILÍADA E ODISSÉIA) - HOMERO

84 A GRÉCIA E SEUS FILÓSOFOS:

85 MITO E FILOSOFIA A Filosofia nasce com o objetivo de fornecer uma explicação lógico racional tanto para os fenômenos naturais quanto para a existência das coisas no mundo. Para se estabelecer como ciência, a Filosofia teve que romper com a explicação mitológica.

86 ABORDAGEM FILOSÓFICA:
PENSAR FILOSÓFICAMENTE SIGNIFICA: ABANDONAR CRENÇAS E PRECONCEITOS; FAZER USO DA RAZÃO NA BUSCA PELA VERDADE; UTILIZAR-SE DA REFLEXÃO E DO PENSAMENTO CRÍTICO.

87 Fechar os conceitos

88 Para a próxima aula ... Decidir (prof.): Material de apoio
Bibliografia selecionada Disponibilizar

89 OBA !!!...

90 Obrigado

91 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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