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O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA Arnaldo Lemos Filho.

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1 O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA Arnaldo Lemos Filho

2 BIBLIOGRAFIA 1. LEMOS FILHO, Arnaldo e outros. Sociologia Geral e do Direito, 5ªedição. Campinas:Editora Alinea, COSTA, Cristina. Sociologia,uma introdução à Sociedade.4ªedição.São Paulo: Editora Moderna, ARON, Raymond. As etapas do Pensamento Sociológico. Brasilia, UNB, QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 3ª edição. Belo-Horizonte: Ed. UFMG, CASTRO, Ana Maria-DIAS, Edmundo.Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro, Ed. Eldorado,1987, 9ªedição.

3 As Revoluções do século XVIII Revolução Industrial Revolução Francesa Mudança na Estrutura Econômica Mudança na Estrutura Política

4 a produção agrícola destinada ao abastecimento de matérias primas fluxo migratório para as cidades industriais, expulsão dos camponeses, Inchaço urbano,miséria,mendicância,prostituição, alcoolismo, promiscuidade, epidemias, Revolução Industrial Desagregação da sociedade feudal consolidação da sociedade capitalista, com mudanças na ordem tecnológica, econômica e social, com um novo modo de produção e novas relações de produção

5 Revolução Industrial Conseqüências: o aparecimento de uma nova camada social, o operariado, a consciência de classe, a formação de associações e sindicatos, o enriquecimento da burguesia.

6 novas relações de poder democracia liberdade, igualdade, fraternidade. cidadania, poder político à burguesia, Destruição dos fundamentos da sociedade feudal. REVOLUÇÃO FRANCESA Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza Estabeleceu as bases de uma sociedade burguesa e capitalista

7 Consequências das revoluções do Século XVIII Desordens sociais Crise Sociais Utilização do método das ciências naturais Os fenômenos sociais podem ser classificados e medidos POSITIVISMO

8 CIENTIFICISMO Crença no poder dominante e absoluto da razão em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis científicas POSITIVISMO A primeira forma de pensamento social

9 CONCEPÇÃO CIENTIFICISTA DO POSITIVISMO Justificativa ideológica da superioridade cultural européia e da sua expansão colonialista sobre os continentes africano e asiatico.

10 POSITIVISMO é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. Desde o seu início, com Augusto Comte na primeira metade do século XIX, até o presente século XXI, o sentido da palavra mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Nesse sentido, há correntes de outras disciplinas que se consideram "positivistas" sem guardar nenhuma relação com a obra de Comte.. Exemplos paradigmáticos disso são o Positivismo Jurídico, do austríaco Hans Kelsen, e o Positivismo Lógico (ou Circulo de Viena).

11 A s idéias básicas do Positivismo : 1.O método geral do positivismo consiste na observação dos fenômenos, 2. Opõe-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência(na concepção positivista). 3.Nega qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. 4. Nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis).

12 As Ciências Humanas APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS CIÊNCIAS NATURAIS AO ESTUDO DOS FENÔMENOS SOCIAIS POSITIVISMO SOCIOLÓGICO

13 Positivismo Sociológico 1. a sociedade é regulada por leis semelhantes às da natureza, isto é, leis invariáveis e independentes da vontade humana. Daí deve haver na sociedade uma ordem natural.

14 2. os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são exatamente os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza. Positivismo Sociológico

15 3. Da mesma maneira que as ciências da natureza são ciências neutras, objetivas, livres de ideologias, de juízo de valor, as ciências humanas devem funcionar segundo esse modelo de objetividade científica 3. Da mesma maneira que as ciências da natureza são ciências neutras, objetivas, livres de ideologias, de juízo de valor, as ciências humanas devem funcionar segundo esse modelo de objetividade científica Positivismo Sociológico

16 OS PRECURSORES DO POSITIVISMO Saint-Simon 1760/1825 Augusto Comte 1798/1857

17 OS PRECURSORES Saint-Simon 1760/1825 Necessidade de restauração da Ordem após as revoluções Idade Media OrdemElite Sacerdotes S.Feudais Criar normas Impor normas Servos Obediência Idade Moderna OrdemElite Cientistas Industriais Criar normas Impor normas Operarios Obediência OS CIENTISTAS SUBSTITUIRÃO OS SACERDOTES

18 OS PRECURSORES Augusto Comte 1798/1857 Discípulo de Saint-Simon Busca explicar os fenômenos sociais assim como a biologia explica um órgão e suas funções dentro de um organismo, Vê a necessidade de o homem agir segundo os conhecimentos de que dispõe, pois suas relações com o mundo e com os outros homens dependem do que ele conhece da natureza e da sociedade.

19 O POSITIVISMO A partir desses princípios, Comte elabora uma lei, a Lei dos Três Estados, faz uma classificação das ciências até chegar à Sociologia, que antes denominara de Física Social, analisa a sociedade industrial, no final de sua vida chega à conclusão da necessidade de uma nova religião. Sua influência foi relevante no Brasil, no final do século XIX.

20 Teológico Metafísico Positivo Imaginação Razão Observação Experimentação Religião Filosofia Ciência A LEI DOS TRES ESTADOS Lei dos Três Estados Fetichismo Politeismo Monoteismo

21 A LEI DOS TRES ESTADOS Estados Base Conheci mento Prova da Historia Prova Individual SociedadeBase Teológico Metafísico Positivo Imagina ção Razão Obser vação Religião Filosofia Ciência Até Idade Media Renasci mento Sociedade Moderna Infância Juventu de Idade Adulta Tradicional Dos Legistas Moderna Familia Nação Industria

22 Classificação das ciências A sucessão dos três estados se verifica na historia das ciências. A evolução das ciências mostra-nos como cada uma alcançou a maturidade, libertando-se progressivamente das condições teológicas e metafísicas para se tornar positiva. Criterios de evolução Do conhecimento mais simples para o mais complexo Do conhecimento mais abstrato para o mais concreto Do conhecimento mais geral para o mais particular CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

23 Classificação Matematica Astronomia Física Quimica Biologia Complexidade crescente Generalidade decrescente Do abstrato para o concreto Física Social Estática Social Dinâmica Social ORDEM PROGRESSO SOCIOLOGIA conservação e a preservação dos elementos governantes de toda organização social, tais como, a religião, a família, a propriedade, a linguagem, o direito, a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização. CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

24 PAPEL DA SOCIOLOGIA contribuir para o progresso dos conhecimentos, completando o quadro das ciências positivas favorecer a passagem definitiva da sociedade e de toda a humanidade ao estado positivo. acabar com o estado atual de anarquia social, assegurando à historia humana uma direção fundada não na ficção e na imaginação, características dos estados teológico e metafísico, mas num conhecimento cientifico das leis sociais, na previsão e numa ação eficaz. CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

25 Sociedade Industrial A sociedade industrial não é uma sociedade burguesa ou capitalista, como diziam os socialistas, mas a sociedade em que predominava a mentalidade cientifica, quando o progresso do pensamento positivo destruirá o pensamento teológico e metafísico. dois novos grupos de pessoas chegarão ao poder: os industriais e e os cientistas. Os industriais e os seus engenheiros organizarão e gerirão..a industria e o trabalho. Os cientistas, principalmente os sociólogos, herdarão o poder político e a quem. será confiada a organização da sociedade. SOCIEDADE INDUSTRIAL

26 A RELIGIÃO POSITIVISTA Uma nova religião A ignorância e a ausência de moral social estão na origem dos conflitos atuais. Instruídas nas ciências positivas, as massas compreenderão e aceitarão as exigências da vida social. As ciências positivas e, sobretudo a sociologia, deverá, pois suscitar uma nova moral, baseada não em Deus, mas na própria sociedade. No fim de sua vida, Comte chegou à conclusão de que a moral necessitava de um apoio religioso. Fundou uma nova religião, sem Deus, exclusivamente laica, fundada sobre o culto da Humanidade

27 O POSITIVISMO NO BRASIL Influência no Brasil Jovens da elite brasileira na França Escola Militar do Rio de Janeiro Nascimento da República Religião Positivista Teixeira Mendes, Benjamin Constant,Miguel Lemos, Rondon, Clovis Bevilacqua

28 O POSITIVISMO NO BRASIL Benjamin Constant Teixeira Mendes Miguel Lemos

29 Deodoro da Fonseca Euclides da Cunha Lauro Muller Rondon Clovis Bevilacqua Julio de Castlhos Monteiro Lobato POSITIVISTAS BRASILEIROS Osvaldo Cruz

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32 Positivismo Noel Rosa e Orestes Barbosa A verdade, meu amor, mora num poço É Pilatos, lá na Bíblia, quem nos diz E também faleceu por ter pescoço O autor da guilhotina de Paris Vai, orgulhosa, querida Mas aceita esta lição No câmbio incerto da vida A libra sempre é o coração O amor vem por princípio, a ordem por base O movimento positivista, de Augusto Comte, pregava "O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim". O tema está no CD em Positivismo, de Noel Rosa e Orestes Barbosa, que versa sobre uma mulher que desprezou a tal 'lei'. Eis a música que dá nome ao disco: O progresso é que deve vir por fim Desprezastes esta lei de Augusto Comte E fostes ser feliz longe de mim Vai, coração que não vibra Com teu juro exorbitante Transformar mais outra libra Em dívida flutuante A intriga nasce num café pequeno Que se toma para ver quem vai pagar Para não sentir mais o teu veneno Foi que eu já resolvi me envenenar


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