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Administração de Produção e Operações

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Apresentação em tema: "Administração de Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Produção e Operações
Introdução e evolução histórica da gestão de produção e operações Professor José Correia

2 Aeroporto de Congonhas

3 Gestão de Produção e Operações
A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, de informação e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando a atender necessidades e ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.

4 Evolução da área Área nasce manufatureira e detalhista
Expande-se para tornar-se estratégica Incorpora o tratamento de serviços Passa a tratar de redes de operações

5 Origens da área: difíceis de rastrear

6 Primeiras menções na literatura: gestão de projetos
“A construção da torre de Babel foi de fato um projeto, pois a definição mais recentemente aceita (em cerca de 1693) de um projeto é, como dito antes, um vasto empreendimento, grande demais para ser gerenciado e, portanto, provável de não chegar a nada” (Defoe, 1697)

7 American System of Manufacture
Watt, 1776 e seu motor a vapor Eli Whitney Mosquete “Charleville” 1763, produzido em 1798 por Eli Whitney com peças intercambiáveis

8 American System of Manufacture
Samuel Colt e seu “revolver” Colt 1885 Máquina de costura Singer (1854) Lançadas as bases para o surgimento da industria automobilística

9 Grandes ferrovias e seu papel
Consumo de aço (Andrew Carnegie)

10 Século XX – Taylor e alguns “princípios da administração científica”
Desenvolver uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano (divisão do trabalho), em lugar dos velhos métodos rotineiros; Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo, em oposição à prática tradicional de deixar para ele a função de escolher método e formar-se; Separar as funções de preparação e planejamento da execução do trabalho, definindo-as com atribuições precisas; Especializar os agentes nas funções correspondentes; Predeterminar tarefas individuais ao pessoal e conceder-lhes prêmios quando realizadas; Controlar a execução do trabalho. Frederick Taylor

11 Linha de montagem móvel (1913)
Henry Ford Quadriciclo Ford (1896) Ford e seu Modelo T (1907 – 1925) Linha de montagem móvel (1913) Ford Highland Park (1918)

12 Alfred Sloan (GM) e diversificação: um baque para Ford
Trade-offs ficam claros Mas a quebra da bolsa americana em 1929 mascara o efeito Chevrolet (dois modelos bem diferentes entre si) Oakland (antecessor do Pontiac) Olds (mais tarde Oldsmobile) Scripps-Booth Sheridam Buick e, Cadillac

13 A componente social do trabalho
Lilian Gilbreth Elton Mayo

14 II Grande Guerra e anos 50 Pesquisa Operacional surge e desenvolve-se; torna-se civil Logística evolui Controle estatístico do processo evolui (origem por Shewart, 1927) Planejamento da produção Surge o JIT

15 Pós guerra Estados Unidos beneficiam-se de não ter tido seu parque industrial bombardeado Demanda reprimida pela guerra “Seller´s market” Mass production sofre outro impulso Afluência, crescimento e certa complacência que dura até os anos ´60

16 Anos 60 Jit, da Toyota, espalha-se pelo mundo
Deming e o movimento de Qualidade no Japão Japão torna-se um player importante Computadores surgem e, com eles, o MRP na IBM, e outros desenvolvimentos Tahiichi Ohno, o “pai” do JIT Deming

17 Anos 70 – início da reação ocidental
Primeira crise do petróleo (1973) Estratégia de operações Gestão de operações de serviços MRPII Celularização Automação desenvolve-se

18 Anos 80 e 90 Os ´80 são anos da Qualidade Total MRPII espalha-se
Visão por processos (re-engenharia) ERPs Gestão de redes de suprimentos Lean production & agile manufacturing Virtual organization

19 Anos 2000 e adiante Nova economia Transição importante
Unidades de análise muda; novos atores Custos fixos vs. variáveis Furos e não brocas Large data sets: universo e não amostras ?

20 Organização geral Resultados Visão Negócio Visão Ambiente
Visão Aprendizado Visão Mercado

21 Recursos e competências
Negócio Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercados visados

22 Desempenho operacional
Negócio Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Mercados visados

23 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado O que é priorizado pelos Mercados visados

24 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

25 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

26 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

27 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

28 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

29 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

30 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

31 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

32 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

33 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes

34 Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Desempenho operacional Recursos e competências Resultados Estratégia de operações Redes de operações Pacotes de valor Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Produtos e processos Instalações Planejamento e controle de operações Controle estatístico do processo e confiabilidade Visão Negócio Qualidade Custos Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Restrições & oportunidades Visão Ambiente Ambiente Visão Aprendizado Visão Mercado Benchmarking O que é priorizado pelos Desempenho operacional dos Mercados visados Concorrentes


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