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OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER.

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Apresentação em tema: "OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER."— Transcrição da apresentação:

1 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER

2 No século XIX, três pensadores desenvolveram teorias buscando explicar a sociedade capitalista: Karl Marx, Emile Durkheim que continuou o positivismo de Augusto Comte e Max Weber. Estes três pensadores são denominados os clássicos da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia

3 Os Clássicos da Sociologia Emile Durkheim (1857 – 1917) Max Weber (1864 – 1920) Karl Marx (1818 – 1883) Objeto da Sociologia Método Classes Sociais Fato Social Ação Social Dialética Explicação Compreensão Social

4 OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA MAX WEBER

5 BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Thales. O pensamento sociologico de Weber, in Lemos, Arnaldo, Sociologia geral e do Direito. 3ªedição. Campinas, Ed. Alinea,2008 Slides de Arnaldo lemos

6 1.COSTA, Cristina. Sociologia,uma introdução à Sociedade.3ªedição.São Paulo: Editora Moderna, ARON, Raymond. As etapas do Pensamento Sociológico. Brasilia, UNB, QUINTANERO, Tania. Um toque de classicos. 2ª edição. Belo-Horizonte: Ed. UFMG, CASTRO, Ana Maria-DIAS, Edmundo.Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro, Ed. Eldorado,1987, 9ªedição. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7 CONCEITOS BÁSICOS AÇÃO SOCIALCOMPREENSÃO SOCIAL PATRIMONIALISMO TIPO IDEAL TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL COMPREENSÃO TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA BUROCRACIA RACIONALIDADE CARISMAÉTICA PROTESTANTE VALORES SENTIDO ETICA CALVINISTA

8 ROTEIRO 1. CONTEXTO HISTÓRICO 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA 3. METODO DA SOCIOLOGIA 4.TIPO IDEAL 5. TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL 6. TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA 7. RELIGIÃO E CAPITALISMO

9 1. CONTEXTO HISTÓRICO FRANÇA ESTADO NACIONAL UNIFICADO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS UNIVERSALIDADE POSITIVISMO CIÊNCIAS HUMANASCIÊNCIAS NATURAIS DURKHEIM

10 FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA CAPITALISMO TARDIO CIÊNCIAS HUMANAS DIVERSIDADE ALEMANHA IDEALISMO CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS NATURAIS WEBER

11 DURKHEIM POSITIVISMO HISTORIA = PROCESSO UNIVERSAL GENERALIZAÇÃO – COMPARAÇÃO WEBER IDEALISMO HISTÓRIA = DIVERSIDADE DAS FORMAÇÕES SOCIAIS FORMAÇÕES SOCIAIS ESPECIFICIDADE

12 OBJETO DA SOCIOLOGIA OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso.

13 2. OBJETO DA SOCIOLOGIA AÇÃO SOCIAL PRESENÇA DO OUTRO SIGNIFICADO INTERAÇÃO

14 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade

15 WEBER A B AÇÃO SOCIAL : MOTIVAÇÃO, SENTIDO E VALORES RELAÇÃO SOCIAL : O SENTIDO TEM QUE SER COMPARTILHADO

16 WEBER WEBER A B A ---- B SOCIEDADE: UMA TOTALIDADE CONSTITUÍDA DE UMA MULTIPLICIDADE DE INTERAÇÕES SOCIAIS

17 COMPREENSÃO SOCIAL Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores O cientista deve escobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das pré-noções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica.Não há neutralidade científica. METODO

18 S O DURKHEIMWEBER A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA OBJETIVA A REALIDADE NUMA PERSPECTIVA SUBJETIVA

19 TIPO IDEAL É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro

20 TIPOLOGIAS TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA WEBER

21 AÇÃO TRADICIONAL AÇÃO AFETIVA AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por um costume arraigado Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais. Ex. Torcida de futebol Ex. Torcida de futebol determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma) ex. trabalho voluntario ex. trabalho voluntario determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista Ex. Empresa Capitalista TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL

22 Esses tipos de ação se apresentam com intensidade diferenciada em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. racionalidade em relação aos valores e aos fins Sociedades antigas Sociedades modernas

23 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO A QUESTÃO DO PODER Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ? social ?

24 O Estado ou alguém detem a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

25 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA DOMINAÇÃO TRADICIONAL refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração

26 FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO TRADICIONAL CARISMÁTICA RACIONAL- LEGAL PATRIMONIALISMO CARISMA BUROCRACIA

27 PATRIMONIALISMO PATRIMONIALISMO Culto à personalidade Não há distinção entre o público e o privado Não há distinção entre o público e o privado Compromissos de fidelidade e honra Nepotismo - compadrio Relações sociais de poder : familiares Ex. o coronelismo político O Brasil é um Estado Patrimonial( Raymundo Faoro)

28 CARISMA Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade Ex. Che Guevara, Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini. João Paulo II, Lula.

29 BUROCRACIA Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço Relações sociais formais : impessoalidade Distinção entre o público e o privado Dificuldade : pode se tornar uma gaiola de ferro

30 POR QUE O CAPITALISMO SE DESENVOLVEU APENAS NO OCIDENTE ? POR QUE O CAPITALISMO SE DESENVOLVEU APENAS NO OCIDENTE ? RELIGIÃO E CAPITALISMO

31 RELIGIÃO E CAPITALISMO A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904) ÉTICA PROTESTANTE ETICA DA SALVAÇÃO ETICA CALVINISTA ASCETISMO RACIONALIDADE RACIONALIDADE BUSCA RACIONAL DO LUCRO BUSCA RACIONAL DO LUCRO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA PARCIMÔNIA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO DISCRIÇÃO POUPANÇA POUPANÇA ESPIRITO DO CAPITALSIMO

32 RACIONALIDADE É marca da cultura ocidental O impulso para o ganho ou a ânsia de lucro nada tem a ver em si com o capitalismo Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente. O ESPIRITO DO CAPITALISMO

33 Espírito do Capitalismo : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito capitalismo tinham sua origem na teologia protestante O ESPIRITO DO CAPITALISMO RACIONALIDADE

34 ETICA CALVINISTA levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus. Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. ETICA PROTESTANTE

35 ETICA CALVINISTA No protestantismo, o termo vocação passou a significar profissão O homem é chamado por Deus não apenas para que tenha uma atitude contemplativa, mas sim para cumprir sua missão no mundo através do trabalho e de sua profissão.O calvinismo difunde uma ética segundo a qual o homem deve manter uma contabilidade diária de seu tempo. O desperdício do tempo é pecado pois o homem deve empregá-lo para servir a Deus e assegurar o seu lugar de eleito

36 A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO A vivência espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo organizou uma maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. Weber descobre que os valores do protestantismo, como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos

37 A ETICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO O objetivo do capitalismo é aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Esse processo de enriquecimento constitui uma indicação segura de que se está predestinado O calvinismo traz a formação de uma nova mentalidade, um ethos (visão de mundo) propício ao capitalismo, em oposição ao alheamento e à atitude contemplativa do catolicismo.

38 CATOLICISMO Desprendimento dos bens materiais deste mundo Desprendimento dos bens materiais deste mundo Trabalho como verdadeira maldição, somente para sobrevivência e não como meio de salvação A contemplação como elemento fundamental

39 PROTESTANTISMO A vocação como sinônimo de profissão A realização de uma vocação por meio do trabalho Renúncia de todos os prazeres do desperdício do tempo e da ociosidade Valorização positiva do trabalho e da riqueza criada pelo trabalho Reinvestimento da riqueza: assegurar o lugar de eleito, de salvo

40 O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual. O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual.

41 - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.

42 CONCLUSÃO teve uma contribuição importantíssima para o desenvolvimento da Sociologia. Em meio a uma tradição filosófica peculiar, a alemã, e vivendo os problemas de seu país, diferente da França de Durkheim, pode trazer uma nova visão não influenciada pelo racionalismo positivista. Mostrou, em seus estudos, a fecundidade da analise histórica e da compreensão dos processos históricos e sociais Seus trabalhos abriram as portas para as particularidades historicas das sociedades e para o papel da subjetividade na ação e na pesquisa social, fazendo analises independentes das ciências naturais. WEBER

43 Para ele, o ser humano é um ser diferente dos demais e portanto sujeito a leis de ação e comportamento proprios. Daí a especificidade das ciências humanas. Ao contrario de Marx e Durkheim, acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas.. WEBER Não defendia que as estruturas sociais existiam externa e independente dos indivíduos. Ao contrario, as estruturas da sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações. Idéia e valores culturais ajudam a modela a sociedade e modela as nossas ações individuais.

44 Na concepção de Weber, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social. Daí sua analise das relações entre a religião protestante e o desenvolvimento do capitalismo ser hoje um estudo clássico da Sociologia. Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico. Para ele não há lei preexistente que regula o desenvolvimento da sociedade. Daí o estudo das particularidades, procurando entender as formações sociais e suas singularidades. WEBER

45 ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

46 Quando a globalização se constitui como emblema da Sociologia, as teorias sociológicas que ainda predominam, em suas implicações metodológicas e epistemológicas, são o funcionalismo, a teoria weberiana e o marxismo:

47 O marxismo, o funcionalismo e a teoria weberiana são as três poderosas matrizes do pensamento científico que nunca deixaram de contemplar o indivíduo, a ação social,o cotidiano e outras manifestações das diversidades da vida social Estas teorias fertilizam a maior parte de tudo o que se produz e se discute sobre as configurações e movimentos da sociedade global (Octavio Ianni)

48 Karl Marx ( ), embora não tenha nenhuma preocupação em definir uma ciência específica para estudar a sociedade, procurou entender a sociedade capitalista a partir de seus princípios constitutivos e de seu desenvolvimento Emile Durkheim ( ) procurou insistentemente definir o caráter científico da Sociologia, dedicando-se a delimitar e a investigar um grande número de temas. Já Max Weber ( ) elaborou o seu pensamento num momento específico do desenvolvimento capitalista da Alemanha, buscando analisar o seu processo burocratizado e racionalista.

49 Pode-se dizer que as três vertentes: a marxista (ou histórico-cultural) a durkheimiana (ou funcionalista) a weberiana (ou compreensiva) vão inspirar outros pensadores que, refletindo sobre a realidade em que viveram, mesclando-se ou não contribuições de diferentes linhas teóricas, demonstraram a possibilidade de responder aos desafios do homem contemporâneo.

50 1.Para Marx, a preocupação é o conjunto dos indivíduos inseridos nas classes sociais. 2.Para Durkheim, a sociedade é tudo e o individuo deve ser submetido ao que é geral. 3.Para Weber, o individuo e sua ação é o elemento constitutivo das ações sociais. Percebe-se que são três modos diferentes de se posicionar diante da mesma questão:

51 Marx e Durkheim se concentraram no poder de forças externas ao indivíduo. Weber tomou com ponto de partida a habilidade dos indivíduos em agir criativamente sobre o mundo exterior. Enquanto Marx assinalou a predominância das questões econômicas, Weber considerou uma gama muito mais ampla de fatores como relevante.

52 1.a abordagem do conflito, 2.o funcionalismo e 3.o interacionismo simbólico Três das mais importantes e recentes perspectivas teóricas têm conexões diretas com Marx, Durkheim e Weber

53 Marx : serve de inspiração a muitos autores modernos dedicados a interpretar as configurações e os movimentos da sociedade global, baseados no principio da contradição. Durkheim : está presente no estruturalismo e na teoria sistêmica, pois autores modernos redescobrem o principio da causação funcional com o qual nasceram e desenvolveram os funcionalismo e os neo- funcionalismos. Weber : torna-se presente na medida em que multiplicam os estudos sobre a mundialização e a racionalização do mundo, a ocidentalização de outras sociedades, tribos, nações e nacionalidades.


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