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Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações São Paulo.

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Apresentação em tema: "Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Urbana Adriano Negrão Gerente Regional de Operações São Paulo

2 Quem somos... 1º maior pagador privado de impostos do Brasil empregados / 35% promovidos em ª Companhia de bebidas no Brasil certificada pela ONU para negociar créditos de carbono Referência no uso racional da água Sistema de Gestão Ambiental implementado há 18 anos 2º maior engarrafador de Pepsi fora dos EUA

3 Quem somos... Líder no mercado brasileiro de cerveja 12 bilhões de litros de bebidas vendidos por ano 2 milhões de pontos de venda atendidos na América Latina Presente em 14 países das Américas Parte da maior cervejaria do mundo – AB InBev

4 ambev no Brasil funcionários (1500 na GSP) 29 fábricas, 60 Centros de Distribuição Direta (6 CDs e 3 Pontos de Apoio na GSP) 197 Revendas (2 na GSP) 1,2 milhão de pontos de venda atendidos no Brasil

5 5 Escopo da Logística na ambev Transporte Venda Direta Verticalizadas FornecedoresFábricas Armazém e Transporte Revendas CDDs Clientes Key Accounts Armazém Transporte

6 ambev/ Terceiros 2.434/ Frota / Viagens / Frota / Viagens 550 / A Logística ambev em Números Operadores Logísticos 37 ambev/ Terceiros 300 / Frota / Viagens 350 / 500 Frota / Viagens 60 / 200 Operadores Logísticos 6 Inbound & Outbound Distribuição Urbana Gente Operadores Logísticos BRASIL Grande Sao Paulo

7 Distribuição Urbana

8 Logística ambev – Distribuição 14 Paletes 12 Paletes 10 Paletes1 Palete 6 Paletes

9 Processo de Distribuição Pré Venda Roteirização Picking Carregamento Rota Entrega Prestação de Contas Entrega D+1

10 Criação da nova ZMRC em com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, através da ampliação da entrega noturna

11 Nova ZMRC e Distribuição ambev Cenário da Restrição Proibida a entrega de 2ª a 6ª das 5hs às 21 hs, e aos sábados das 10hs às 14hs; Entregas permitidas com VUC das 10hs às 16 hs; VUC deve respeitar rodízio de placas pares e impares; Aumento das vias restritas dentro ZMRC; PDVs 100 Mil Hl/Mês 120 caminhoes/dia

12 CDD Mooca Operação Logística - Nova ZMRC 1.Caminhões maiores deslocados pra fora da área de restrição 2. Aumento frota de VUCs na área de restrição pra entrega diurna E NOTURNA 3. Abertura de 3 Pontos de Apoio pra caminhões de grande porte apoiados por VANs operando por CrossDocking

13 Entrega VUCs na ZMRC Pré Venda Roteirização Picking Carregamento Rota Entrega Prestação de Contas Processo D+1 Saída 10h00 Processo D+1 Saída 10h00 Pré Venda Roteirização Processo D+1,5 Saída 21h00 Processo D+1,5 Saída 21h00 Picking Carregamento Rota / Entrega NOTURNA Prestação de Contas ENTREGA NOTURNA ENTREGA DIURNA

14 Pontos de Apoio Pré Venda Roteirização por VAN Processo D+1 Autorização Especial de Circulação Processo D+1 Autorização Especial de Circulação Armazém - CDD Picking / Carregamento do CAMINHÃO CDD: Retorno + Prestação de Contas PONTO DE APOIO Impressão das NFs Emissão das Cintas Faturamento Ponto de Apoio Prestação de Contas Financeira e Física ü Picking ü Carregamento VANs ü Emissão de NFs e Mapas por VAN ü Emissão das Cintas por CAMINHÃO

15 Perfil do Cliente Característica do Cliente Ø Depósito de Bebida Ø Bar / Restaurante Noturno Ø Danceteria Ø Alto volume de compra Ø Atendimento noturno Ø Recebimento até 00:00 Ø Lanchonete Ø Padaria Ø Restaurante Ø Pizzaria Ø Bar Ø Boteco Ø Minimercado Ø Serviço de Almoço (restrição para receber no horário de almoço) Ø Administração Familiar (sem estrutura para receber à noite) Ø Minimercados recebem até 12h (horário perecível) PDVs dentro da ZMRC (8.200) Noite Dia ENTREGA DIURNA ENTREGA NOTURNA 21:00 as 02:00 Entrega Noturna - Perfil dos Clientes ZMRC

16 Cronologia ZMRC 30/06 Início da Restriçao com Rodízio de placa Par e Ímpar. 01/08 Restriçao de Horário de entrega na ZMRC (10 às 16 hrs). 01/09 01/11 01/04/09 Renovação do Decreto que mantém o VUC liberado. Legislaçao ZMRC Ações ambev 70% dos clientes da ZMRC atendidos à noite. 12% Não entrega Redução da entrega noturna ZMRC. De 70% para 47%. 9% Não entrega Implantação 4 PAs com entrega em VAN. 7% Não entrega 01/10 Entrega de VUC, sem restrição de horário. 2% Não entrega Entrega de VUC, com restrição de horário e compra de VUCs. 5% Não entrega

17 Prateleira Plataforma Porta Traseira Paletinho Desenvolvimento de equipamentos que facilitem e acelerem o processo de entrega, contribuindo para a redução do tempo de estacionamento. Novos Equipamentos Caminhões & Carrocerias Esquipamento Embarcado Baldeador

18 Análise de tempos e movimentos do processo de distribuição e treinamento de motoristas e ajudantes, aumentando a produtividade das equipes e reduzindo o tempo de circulação dos veículos. Treinamento e Conscientização Conceituais Motivacionais

19 O que deu certo: Reutilização da frota (fazer mais com menos) Atendimento a PDVs noturnos Qualidade entrega noturna O que não funcionou: Grande parte do mercado não está preparada para receber à noite Segurança, principalmente para os pontos de venda Transporte público Lei do psiu Entrega Noturna - Resultados

20 Oportunidades Para o sucesso e aumento do volume de entrega no período noturno, é necessário: Antecipar a janela de entrega na área de Entrega Noturna Garantir transporte público nas áreas FOCO de entrega noturna; Reforcar a seguranca nas áreas de entrega noturna; Criar uma politica de incentivos para recebimento nortuno

21 NOVO VUC Comprimento: 630 cm Largura: 260 cm Capacidade: 7.500kg VUC Comprimento: 630 cm Largura: 220 cm Capacidade: 4.900kg Oportunidades Para reduzir a quantidade de caminhões em circulação, é fundamental redimensionar o VUC: 40 cm = + 53% carga

22 Segundo pesquisadores da Universidade de Westminster, para as cidades de Londres e Norwick : 87% do tempo total de entrega é gasto procurando local para estacionamento, estacionando o veículo e providenciando a coleta e entrega da carga 1 São Paulo precisa criar areas específicas pra carga e descarga de mercadorias, especialmente nas áreas com menor oferta de vagas, agilizando o processo de entrega na cidade. 1.Distribuicao de Carga Urbana: Componentes, Restricoes e Tendencias (Maria Cristina Fogliatti e Vania Barcellos – IME) Oportunidades

23 Obrigado ! Adriano Negrão Gerente Regional de Operações


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