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DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA TRANSPORTE URBANO DE CARGA: TECNOLOGIA VEICULAR E CONTROLE AMBIENTAL São Paulo, 12 de novembro de 2009 Apresentador: Marcio.

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1 DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA TRANSPORTE URBANO DE CARGA: TECNOLOGIA VEICULAR E CONTROLE AMBIENTAL São Paulo, 12 de novembro de 2009 Apresentador: Marcio Schettino Comitê Caminhões e Onibus - SAE 5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA

2 Gestão de Segurança e Desempenho Relatório Gerencial Ação Gestão da Frota Motoristas e Veículos PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamento GESTÃO PROCESSO Operação

3 GANHOS COM A RACIONALIZAÇÃO Diminuição em Km percorridos - 21,3% Diminuição em consumo de combustível - 12,8 % ESTUDO EMTU NA RMSP fonte: EMTU/SP PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

4 PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

5 POTENCIAL POLUIDOR DA FROTA RENOVAÇÃO FROTA É uma ferramenta que permite a avaliação do desempenho ambiental de cada veículo, face às exigências legais. fonte: EMTU/SP PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

6 RENOVAÇÃO FROTA fonte: EMTU/SP PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

7 AJUSTE ELETRÔNICO DAS CAIXAS AUTOMÁTICAS DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS DE PERCURSO TECNOLOGIA Economia de combustível de até 15 % Maior economia / Menos emissão fonte:VOITH PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

8 TECNOLOGIA Gerenciamento de Pneus gastos com pneus entre os 3 maiores custos operacionais redução custos com pneus + ganhos consumo de combustível manutenção preventiva dos pneus definição do melhor pneu novo para a aplicação definição da melhor reforma situações geram grande perda de quilometragem: pressão de calibragem inadequada - redução de até 25%; emparelhamento de duplos inadequado - redução de até 25%; alinhamento incorreto - redução de até 25%, balanceamento inadequado - redução de até 20% desenho de banda inadequado - redução de até 40%. resistência ao rolamento (RR) maior - maior o consumo de combustível redução de consumo combustível de 4 ou 5% emissão material particulado PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

9 FISCALIZAÇÃO FROTA Economia de combustível de 5 a 11% Maior economia / Menos emissão ECONOMIZAR DESPOLUIR PROGRAMAS DE I/M Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade de São Paulo PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação fonte:SVMA/PMSP

10 FISCALIZAÇÃO FROTA PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação fonte:SVMA/PMSP

11 FISCALIZAÇÃO FROTA PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação fonte:SVMA/PMSP

12 REUTILIZAÇÃO COMPONENTES fonte:MBB PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

13 TREINAMENTO fonte:MBB PercursoTipo VeículoManutençãoTreinamentoOperação

14 RESULTADOS IMPORTANTES – 6 MESES DE PROGRAMA Economia Verde – ativação cadeia produtiva A correção dos veículos não aprovados nesse período correspondeu em em termos de redução de emissão a retirada de circulação de uma frota equivalente de 200 mil veículos (5.500 são diesel) fonte:SVMA/PMSP Racionalização do Uso - Gestão Fiscalização Frota / Manutenção PPF - Renovação de Frota Tecnologias Qualidade Combustíveis Reutilização Material Treinamento Sustentabilidade Competitividade Econômica Ambiental Ganhos 5 a 15%

15 COMBUSTÍVEL LIMPO DIESEL LIMPO 50 ppm Retrofit EURO V BIODIESEL ETANOL GNV HIDROGÊNIO NOVAS TECNOLOGIAS

16 CO; HC; SOF; PAH CO 2 H 2 O Para 500ppm de enxofre Para 50ppm de enxofre NOVAS TECNOLOGIAS RETROFIT

17 EURO 2 EURO 3 EURO 4EURO 5 Otimização da combustão dosagem de solução aquosa de uréia + SCR EURO V Sistema SCR - Princípio de funcionamento NOVAS TECNOLOGIAS

18 Sistema SCR instalado em caminhão Bomba para uréia injeção uréia Unidade de dosagem Silencioso com catalisador integrado e controlador de temperatura Painel de instrumentos modificado Tanque de uréia com sistema de aquecimento Fornecimento de ar para dosagem de uréia Unidade de controle do motor com controlador de dosagem Válvula e tubos solenóides para o aquecimento do sistema de uréia NOVAS TECNOLOGIAS EURO V

19 r se Conceito do EGR - Exhaust Gas Recirculation EGR-Cooler Misturador Válvula EGR Tubo de Admissão NOVAS TECNOLOGIAS EURO V

20 Motor diesel movido a alcool aditivado NOVAS TECNOLOGIAS

21 Veículos a gás NOVAS TECNOLOGIAS

22 Veículo híbrido Freightliner/Canter/ Sprinter/Atego/ Axor HIBRIDOS VOLVO HIBRIDORENAULT HIBRIDO IVECO HIBRIDO TGL Hybrid NOVAS TECNOLOGIAS

23 AC - DC INVERTER POWERTRAIN CONTROLLER BATERY PACK FUEL CELL SYSTEM FUEL CELL SYSTEM NOVAS TECNOLOGIAS Veículo a Hidrogênio

24 r se r Previsão de utilização de alternativas

25 OBRIGADO


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