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5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA

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Apresentação em tema: "5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA"— Transcrição da apresentação:

1 5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PARA TRANSPORTE URBANO DE CARGA: TECNOLOGIA VEICULAR E CONTROLE AMBIENTAL São Paulo, 12 de novembro de 2009 Apresentador: Marcio Schettino Comitê Caminhões e Onibus - SAE

2 Gestão de Segurança e Desempenho
GESTÃO PROCESSO Relatório Gerencial Gestão da Frota Gestão de Segurança e Desempenho Percurso Tipo Veículo Operação Manutenção Treinamento Ação Motoristas e Veículos 2 2

3 GANHOS COM A RACIONALIZAÇÃO
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação GANHOS COM A RACIONALIZAÇÃO ESTUDO EMTU NA RMSP Diminuição em Km percorridos - 21,3% Diminuição em consumo de combustível - 12,8 % fonte: EMTU/SP

4 Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação

5 POTENCIAL POLUIDOR DA FROTA
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação POTENCIAL POLUIDOR DA FROTA RENOVAÇÃO FROTA É uma ferramenta que permite a avaliação do desempenho ambiental de cada veículo, face às exigências legais. fonte: EMTU/SP

6 RENOVAÇÃO FROTA Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação
fonte: EMTU/SP

7 TECNOLOGIA AJUSTE ELETRÔNICO DAS CAIXAS AUTOMÁTICAS DE ACORDO COM
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação TECNOLOGIA AJUSTE ELETRÔNICO DAS CAIXAS AUTOMÁTICAS DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS DE PERCURSO Economia de combustível de até 15 % Maior economia / Menos emissão fonte:VOITH

8 TECNOLOGIA Gerenciamento de Pneus emissão material particulado
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação TECNOLOGIA Gerenciamento de Pneus gastos com pneus entre os 3 maiores custos operacionais redução custos com pneus + ganhos consumo de combustível manutenção preventiva dos pneus definição do melhor pneu novo para a aplicação definição da melhor reforma situações geram grande perda de quilometragem: pressão de calibragem inadequada - redução de até 25%; emparelhamento de duplos inadequado - redução de até 25%; alinhamento incorreto - redução de até 25%, balanceamento inadequado - redução de até 20% desenho de banda inadequado - redução de até 40%. resistência ao rolamento (RR) maior - maior o consumo de combustível redução de consumo combustível de 4 ou 5% emissão material particulado

9 Economia de combustível de 5 a 11% Maior economia / Menos emissão
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação FISCALIZAÇÃO FROTA ECONOMIZAR DESPOLUIR PROGRAMAS DE I/M Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade de São Paulo Economia de combustível de 5 a 11% Maior economia / Menos emissão fonte:SVMA/PMSP

10 FISCALIZAÇÃO FROTA Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento
Operação FISCALIZAÇÃO FROTA fonte:SVMA/PMSP

11 FISCALIZAÇÃO FROTA Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento
Operação FISCALIZAÇÃO FROTA fonte:SVMA/PMSP

12 REUTILIZAÇÃO COMPONENTES
Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação REUTILIZAÇÃO COMPONENTES fonte:MBB

13 TREINAMENTO Percurso Tipo Veículo Manutenção Treinamento Operação
fonte:MBB

14 Racionalização do Uso - Gestão Fiscalização Frota / Manutenção
PPF - Renovação de Frota Tecnologias Qualidade Combustíveis Reutilização Material Treinamento Sustentabilidade Competitividade Ganhos 5 a 15% Econômica Ambiental RESULTADOS IMPORTANTES – 6 MESES DE PROGRAMA Economia Verde – ativação cadeia produtiva A correção dos veículos não aprovados nesse período correspondeu em em termos de redução de emissão a retirada de circulação de uma frota equivalente de 200 mil veículos (5.500 são diesel) fonte:SVMA/PMSP

15 NOVAS TECNOLOGIAS COMBUSTÍVEL LIMPO DIESEL LIMPO 50 ppm Retrofit
EURO V BIODIESEL ETANOL GNV HIDROGÊNIO

16 NOVAS TECNOLOGIAS RETROFIT DOC PDPF DPF Para 500ppm de enxofre
CO; HC; SOF; PAH CO2 H2O PDPF DOC Para 50ppm de enxofre DPF

17 Sistema SCR - Princípio de funcionamento
NOVAS TECNOLOGIAS EURO 2 EURO 3 Otimização da combustão EURO 5 EURO 4 SCR + dosagem de solução aquosa de uréia EURO V Sistema SCR - Princípio de funcionamento

18 Sistema SCR instalado em caminhão
NOVAS TECNOLOGIAS Válvula e tubos solenóides para o aquecimento do sistema de uréia Bomba para uréia Tanque de uréia com sistema de aquecimento Unidade de controle do motor com controlador de dosagem Painel de instrumentos modificado Silencioso com catalisador integrado e controlador de temperatura Fornecimento de ar para dosagem de uréia injeção uréia Unidade de dosagem EURO V Sistema SCR instalado em caminhão

19 NOVAS TECNOLOGIAS Conceito do EGR - Exhaust Gas Recirculation EURO V
Misturador Tubo de Admissão EGR-Cooler r Válvula EGR EURO V se Conceito do EGR - Exhaust Gas Recirculation

20 NOVAS TECNOLOGIAS Motor diesel movido a alcool aditivado

21 NOVAS TECNOLOGIAS Veículos a gás

22 Freightliner/Canter/
NOVAS TECNOLOGIAS TGL Hybrid Freightliner/Canter/ Sprinter/Atego/ Axor HIBRIDOS VOLVO HIBRIDO RENAULT HIBRIDO IVECO HIBRIDO Veículo híbrido

23 NOVAS TECNOLOGIAS Veículo a Hidrogênio POWERTRAIN CONTROLLER FUEL CELL
AC - DC INVERTER POWERTRAIN CONTROLLER BATERY PACK FUEL CELL SYSTEM

24 Previsão de utilização de alternativas
se se

25 OBRIGADO


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