A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira. As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo. O sujeito pratica ou sofre ação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira. As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo. O sujeito pratica ou sofre ação."— Transcrição da apresentação:

1 EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira

2 As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo. O sujeito pratica ou sofre ação do verbo?É agente ou paciente? O vento agitava as águas. As águas eram agitadas pelo vento.

3 Voz ativa Um verbo está na voz ativa quando o sujeito é agente,isto é,pratica a ação expressa pelo verbo. O caçador abateu a ave. Os pais educam os filhos.

4 Voz passiva A voz passiva indica que o sujeito sofreu ou foi o receptor da ação expressa pelo verbo. Os trabalhos foram apresentados pelos alunos. Os filhos são educados pelos pais.

5

6 A voz passiva analítica frequentemente é formada pelo verbo auxiliar ser ou estar seguido do particípio do verbo principal. O homem é afligido pelas doenças. A criança era conduzida pelo pai. As ruas serão enfeitadas. Seriam abertas novas escolas.

7 A criança era conduzida pelo pai.

8 Observação: Na passiva analítica o verbo pode vir companhado de um agente. O Egito é fertilizado pelas enchentes do Nilo. A estrada era percorrida por linhas de ônibus.

9 Laranjas eram vendidas pelos feirantes.

10 Menos frequentemente, pode-se exprimir a passiva com outros verbos auxiliares. A aldeia estava isolada pelas águas. A noiva vinha acompanhada pelo pai. O preso ia escoltado pelos guardas.

11 A noiva vinha acompanhada pelo pai.

12

13 Formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto)na terceira pessoa (singular ou plural)mais o pronome se (apassivador) Contaram-se histórias estranhas.

14 DIFERENÇAS ENTRE: Se –índice de indeterminação dos sujeito Se - pronome apassivador Se - pronome apassivador

15 Se - pronome apassivador Aparece com VTD ou VTDI. Ocorre na passiva sintética. O verbo pode transformar-se em passiva analítica. O verbo concorda com o sujeito. Verbo na 3ª pessoa do sing /3ª do plural. Aparece com VI ou VTI. A oração não se transforma em passiva analítica. O sujeito não aparece expresso na oração. O verbo aparece apenas na 3ª pessoa do singular. Se –índice de indeterminação dos sujeito

16

17 Se - pronome apassivador Aparece com VTD ou VTDI. Ocorre na passiva sintética. O verbo pode transformar-se em passiva analítica. O verbo concorda com o sujeito. Verbo na 3ª pessoa do sing./ 3ª do plural. Vê –se um bicho. Um bicho é visto.

18 Dorme-se muito aqui. Aparece com VI ou VTI. A oração não se transforma em passiva analítica. O sujeito não aparece expresso na oração. O verbo aparece apenas na 3ª pessoa do singular. Se –índice de indeterminação dos sujeito

19 Se - pronome apassivador Doam-se alimentos aos famintos. Alimentos são doados aos famintos. Precisa-se de um empregado. Se –índice de indeterminação dos sujeito

20 VOZ REFLEXIVA Na voz reflexiva o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente:faz uma ação cujos efeitos ele mesmo sofre ou recebe. Sacrifiquei-me por ele. Os pais contemplam-se nos filhos.

21 A menina penteou-se.

22 O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes reflexivos me.te,se,nos,vos,se. Esses pronomes são reflexivos quando se lhes pode acrescentar a mim mesmo,a ti mesmo,a si mesmo,a nós mesmos,a vós mesmos,a si mesmos,respectivamente. Classes sociais arrogam-se(a si mesmas) direitos que a lei lhes nega. Errando,prejudicamo-nos.(a nós mesmos)

23 Conversão da voz ativa na passiva Pode-se mudar a voz ativa na passiva sem alterar substancialmente o sentido da frase. Gutenberg inventou a imprensa. A imprensa foi inventada por Gutenberg.

24 Observe: O objeto direto será o sujeito da passiva, o sujeito da ativa passará a agente da passiva e o verbo ativo assumirá a forma passiva, conservando o mesmo tempo verbal.

25 Os calores intensos provocam as chuvas. As chuvas são provocadas pelos calores intensos.

26 Eu o acompanharei. Ele será acompanhado por mim. Todos te louvariam. Serias louvado por todos.


Carregar ppt "EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira. As vozes verbais indicam a maneira como o sujeito se relaciona com o verbo. O sujeito pratica ou sofre ação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google