A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado de Capitais Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado de Capitais Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Capitais Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores da companhia: a) Tag Alone. b) Stop Loss. c) Dividendos d) Direito de Subscrição

2 Mercado de Capitais Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores da companhia: a) Tag Alone. b) Stop Loss - isso é estratégia de gestão de carteira. c) Dividendos – direito a lucro d) Direito de Subscrição – isso é no caso de venda de novas ações, a preferencia é dos acionistas atuais. Caso os controladores estejam vendendo ações, os minoritários tem o direito de vender pelo mesmo preço no caso de ações ordinárias e 80% do valor para as preferenciais.

3 Mercado de Capitais Numa operação de Split ocorre: a) Redução do número de ações representativas do capital de uma companhia por desdobramento, sem alteração do capital social. b) Elevação no número de ações representativas do capital de uma empresa por desdobramento, sem alteração do capital social. c) Redução do número de ações representativas do capital de uma companhia por desdobramento, com alteração do capital social.. d) Elevação no número de ações representativas do capital de uma empresa por desdobramento, com alteração do capital social.

4 Mercado de Capitais Numa operação de Split ocorre: a) Redução do número de ações representativas do capital de uma companhia por desdobramento, sem alteração do capital social. – isso é um Inplit b) Elevação no número de ações representativas do capital de uma empresa por desdobramento, sem alteração do capital social. c) Redução do número de ações representativas do capital de uma companhia por desdobramento, com alteração do capital social. – isso só ocorre se a empresa tiver prejuízos elevados, por muito tempo. d) Elevação no número de ações representativas do capital de uma empresa por desdobramento, com alteração do capital social. – isso é uma oferta primária de ações, os acionistas tem direito a bônus de subscrição. O Split é desdobramento de uma ação em duas ou mais ações, sem alteração do capital da empresa. É feito por ações que estão muito caras, dificultando sua negociação na Bolsa. Tem o objetivo de aumentar a liquidez das ações.

5 Mercado de Capitais A compra de uma opção de compra caracteriza estratégia de alavancagem, pois: a) Expõe o titular às chamadas margens de dinheiro b) Obriga o titular a permanecer no mercado até o vencimento c) Exige depósito de garantia em títulos ou em dinheiro d) Possibilita investimento no ativo objeto por uma fração de seu preço no mercado à vista

6 Mercado de Capitais A compra de uma opção de compra caracteriza estratégia de alavancagem, pois: a) Expõe o titular às chamadas margens de dinheiro – não faz parte do CPA 20, mas expõe o lançador as margens de dinheiro caso tenha lançado a descoberto. b) Obriga o titular a permanecer no mercado até o vencimento – não, o titular pode vender a opção a qualquer momento e nas europeias, pode exercer o direito. c) Exige depósito de garantia em títulos ou em dinheiro - isso pode acontecer no mercado de futuros, não de opções. d) Possibilita investimento no ativo objeto por uma fração de seu preço no mercado à vista Uma opção tende a ter uma valorização similar a da ação, mas como seu valor de compra (prêmio), é muito mais baixo, a rentabilidade acaba sendo mais alto.

7 Mercado de Capitais A precificação de ações baseada na análise fundamentalista utiliza: a) Dados conjunturais, projeções de resultados e condições de oferta e demanda de bens e serviços da empresa b) A proporção de ações na carteira teórica do Ibovespa c) Interpretação de gráficos de volumes e preços negociados historicamente d) O histórico de cotações das ações da empresa em bolsa de valores.

8 Mercado de Capitais A precificação de ações baseada na análise fundamentalista utiliza: a) Dados conjunturais, projeções de resultados e condições de oferta e demanda de bens e serviços da empresa b) A proporção de ações na carteira teórica do Ibovespa c) Interpretação de gráficos de volumes e preços negociados historicamente – essa é a análise técnica ou grafista. d) O histórico de cotações das ações da empresa em bolsa de valores. – trata-se apenas de rentabilidade observada. Analise fundamentalista analisa se o preço de mercado da ação está abaixo do valor que ela deveria ter de acordo com o potencial da empresa em gerar lucro.

9 Mercado de Capitais ADRs representam um lote de ações: a) De companhia aberta, não domiciliada nos Estados Unidos, negociada nos Estados Unidos b) De companhia aberta domiciliada no Brasil, negociada no exterior. c) De companhia aberta domiciliada no exterior, negociada no Brasil d) Proveniente exclusivamente no mercado primário do Brasil, negociada no exterior.

10 Mercado de Capitais ADRs representam um lote de ações: a) De companhia aberta, não domiciliada nos Estados Unidos, negociada nos Estados Unidos b) De companhia aberta domiciliada no Brasil, negociada no exterior. c) De companhia aberta domiciliada no exterior, negociada no Brasil – isso é um BDR d) Proveniente exclusivamente no mercado primário do Brasil, negociada no exterior.

11 Mercado de Capitais Um investidor, ao efetuar uma operação de Swap, trocando a remuneração dos ativos de sua carteira de taxa pré fixada para taxa pós fixada, tem como objetivo a) Aproximar a rentabilidade à taxa básica de juros b) Realizar uma operação de descasamento c) Eliminar o risco de inflação d) Prefixar a taxa de retorno da carteira

12 Mercado de Capitais Um investidor, ao efetuar uma operação de Swap, trocando a remuneração dos ativos de sua carteira de taxa pré fixada para taxa pós fixada, tem como objetivo a) Aproximar a rentabilidade à taxa básica de juros b) Realizar uma operação de descasamento - ??? c) Eliminar o risco de inflação – SWAP pode fazer isso, mas não foi isso que o investidor fez. d) Prefixar a taxa de retorno da carteira – O outro investidor da Swap fez isso, prefixou a carteira, o investidor da questão deixou a carteira pós fixada. Swap é troca, o investidor trocou a renda prefixada pela renda pós fixada. Dessa forma, se protegeu contra elevação da taxa de juros. Provavelmente, a rentabilidade do seu investimento deverá ser menor do que seria sem a Swap. Preferiu segurança a rentabilidade.

13 Mercado de Capitais As operações feitas no mercado de futuros possuem: a) Ajuste diário b) Pagamento de prêmio c) Contrato sem padrão d) São garantidos pelo fundo garantidor de crédito

14 Mercado de Capitais As operações feitas no mercado de futuros possuem: a) Ajuste diário b) Pagamento de prêmio – a maioria tem, mas não é necessário. c) Contrato sem padrão – isso é no mercado a termo. d) São garantidos pelo fundo garantidor de crédito – só garante bancos Quando a cotação do ativo fica muito diferente do preço de exercício, podem ser exigidas garantias em dinheiro ou garantia do lado que será exercido para que ele tenha condições de honrar o contrato.

15 Mercado de Capitais Uma empresa tomou um empréstimo de US$ 1 milhão. Para se proteger contra possíveis oscilações do dólar, a alternativa é: a) Comprar uma opção do compra de dólares b) Vender uma opção de venda de dólares c) Vender uma opção de compra de dólares d) Comprar uma opção de venda de dólares

16 Mercado de Capitais Uma empresa tomou um empréstimo de US$ 1 milhão. Para se proteger contra possíveis oscilações do dólar, a alternativa é: a) Comprar uma opção do compra de dólares b) Vender uma opção de venda de dólares - nesse caso ela seria obrigada a comprar dólares caso o dólar caia, mas seguirá sem dólares caso o dólar suba, o que é seu problema c) Vender uma opção de compra de dólares – nesse caso ela poderia ser obrigada a vender dólares, dólares que ela não tem. d) Comprar uma opção de venda de dólares - nesse caso ela teria o direito de vender dólares, o que não lhe interessa, pois ela não tem dólares. O ideal é a empresa ter o direito de comprar dólares por no máximo um determinado valor. Isso se faz comprando uma opção de compra de dólares no mercado de futuros.

17 Mercado de Capitais Em um contrato de futuros, o preço de ajuste em D+1 é maior que o preço de ajuste em D+0. Assim podemos concluir que: a) Quem estiver comprado receberá um crédito b) Quem estiver vendido receberá um crédito c) Não possui ajuste diário d) Quem estiver vendendo e quem estiver comprando receberão um crédito

18 Mercado de Capitais Em um contrato de futuros, o preço de ajuste em D+1 é maior que o preço de ajuste em D+0. assim podemos concluir que: a) Quem estiver comprado receberá um crédito b) Quem estiver vendido receberá um crédito c) Não possui ajuste diário d) Quem estiver vendendo e quem estiver comprando receberão um crédito Quem está comprado vai perdendo dinheiro quando a cotação do ativo sobe. Isso precisa ser compensado por um pagamento em dinheiro para o contrato ser mantido.

19 Mercado de Capitais O segmento de listagem que requer a existência de tag alone para 100% das ações negociadas na bolsa de valores é o: a) tradicional b) Novo mercado c) Nível 1 d) Nível 2

20 Mercado de Capitais O segmento de listagem que requer a existência de tag alone para 100% das ações negociadas na bolsa de valores é o: a) Tradicional b) Novo mercado – apenas ações ordinárias c) Nível 1 - informações d) Nível 2 – direito dos minoritários O nível 2 garante o direito dos minoritários, portanto o direito de tag alone. O Novo mercado exige todo o nível 2 + ações ordinárias, portanto também tem Tag Alone, que é uma exigência do nível 2

21 Mercado de Capitais O agente fiduciário dos debenturistas: a) Não pode ser uma instituição financeira b) Tem poderes para modificar as cláusulas e condições da emissão do título. c) Pode requerer a falência da companhia emissora, no caso de inadimplência e inexistência de garantias reais d) Está impedido de efetuar despesas para proteger os direitos ou interesses dos debenturistas, sem prévia autorização, mesmo em caso de inadimplência

22 Mercado de Capitais O agente fiduciário dos debenturistas: a) Não pode ser uma instituição financeira – pode ser, mas não pode ser a mesma que coordenou a emissão. b) Tem poderes para modificar as cláusulas e condições da emissão do título. – somente a assembleia de debeturistas pode alterar a regra. c) Pode requerer a falência da companhia emissora, no caso de inadimplência e inexistência de garantias reais d) Está impedido de efetuar despesas para proteger os direitos ou interesses dos debenturistas, sem prévia autorização, mesmo em caso de inadimplência – ele pode abrir processos, protestar títulos, ou seja, ter este tipo de gasto para proteger o debenturista. O agente fiduciário é uma espécie de advogado dos debenturistas. Ele analisa as condições de pagamento da empresa. Tem maiores funções em caso de inadimplência da mesma. As decisões são tomadas em assembleias de debenturistas.

23 Estratégia pela qual investidores com intenções definidas procuram cobrir os riscos de variações no preço desvantajosas a seus propósitos a) Split b) Garantia firme c) Hedge d) Inplit Mercado de Capitais

24 Estratégia pela qual investidores com intenções definidas procuram cobrir os riscos de variações no preço desvantajosas a seus propósitos a) Split b) Garantia firme c) Hedge d) Inplit Hedge são estratégias de proteção contra riscos usando derivativos. Mercado de Capitais

25 Forma de remuneração ao acionista da empresa, calculada sobre o patrimõnio líquido da empresa e limitada à variação da taxa de juros de longo prazo (TJLP) a) Dividendos b) Bonificação c) Inplit d) Juros sobre capital próprio Mercado de Capitais

26 Forma de remuneração ao acionista da empresa, calculada sobre o patrimônio líquido da empresa e limitada à variação da taxa de juros de longo prazo (TJLP) a) Dividendos – são lucros, não tem limite b) Bonificação – são ações, não tem limite c) Inplit – trata-se de uma estratégia de redução de risco de mercado d) Juros sobre capital próprio Remuneração sobre patrimônio é sempre juros. Veja que TJLP é uma taxa de juros, portanto deve limitar o pagamento de juros. Mercado de Capitais

27 O direito de subscrição visa: a) incentivar os acionistas a aumentar a participação acionária na empresa b) valorizar as ações, em caso de venda c) manter a participação acionária, em caso de aumento de capital d) aumentar a participação acionária, anualmente Mercado de Capitais

28 O direito de subscrição visa: a) incentivas os acionistas a aumentar a participação acionária na empresa b) valorizar as ações, em caso de venda c) manter a participação acionária, em caso de aumento de capital d) aumentar a participação acionária, anualmente Mercado de Capitais

29 O direito de retirada do acionista permite que ele se retire da empresa mediante o reembolso do valor de suas ações, se for contrário a deliberação de assembléia, quando nela forem aprovados as seguintes matérias: a) eleição do conselho de administração e mudança do objetivo social da empresa b) incorporação ou fusão da companhia e aprovação do parecer do adutor independente c) fusão ou incorporação da companhia e mudança do objetivo social da companhia d) eleição do conselho de administração e alteração na estrutura organizacional da companhia Mercado de Capitais

30 O direito de retirada do acionista permite que ele se retire da empresa mediante o reembolso do valor de suas ações, se for contrário a deliberação de assembleia, quando nela forem aprovados as seguintes matérias: a) eleição do conselho de administração e mudança do objetivo social da empresa - não dá, eleição do conselho acontece toda reunião. b) incorporação ou fusão da companhia e aprovação do parecer do adutor independente – parecer do auditor independente acontece toda reunião c) fusão ou incorporação da companhia e mudança do objetivo social da companhia d) eleição do conselho de administração e alteração na estrutura organizacional da companhia – eleição do conselho acontece toda reunião e alteração na estrutura organizacional não é assunto do acionista, mas da diretoria executiva. Para se retirar da empresa, precisa descaracterizar o investimento do acionista. Mudança no objetivo e fusão altera o que o investidor comprou, portanto, ele pode pedir para sair. Mercado de Capitais

31 O acionista controlador é aquele que detém, individualmente ou em grupo vinculado, o poder de administrar a empresa. Este poder advém: a) maioria das ações preferenciais b) maioria das ações ordinárias c) ser o maior acionista ordinário, mesmo que não tenha mais da metade. d) totalidade das ações ordinárias Mercado de Capitais

32 O acionista controlador é aquele que detém, individualmente ou em grupo vinculado, o poder de administrar a empresa. Este poder advém: a) maioria das ações preferenciais – ação preferencial não dá direito a voto, portanto, não permite o controle. b) maioria das ações ordinárias c) ser o maior acionista ordinário, mesmo que não tenha mais da metade. – ele será o maior acionista e provavelmente exercerá o controle. Mas nada impede que outros acionistas se unam para efetivar o controle. Empresas assim tem capital pulverizado, ou seja, não tem controlador. d) totalidade das ações ordinárias – não precisa ter todas, só a metade mais 1. Mercado de Capitais

33 As principais fontes de informação obrigatoriamente produzidas pelas sociedades por ações são: a) relatório de ações, relatório de vendas e parecer dos auditores independentes b) relatório de vendas, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos c) relatório da administração, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos d) relatório da administração, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos Mercado de Capitais

34 As principais fontes de informação obrigatoriamente produzidas pelas sociedades por ações são: a) relatório de ações, relatório de vendas e parecer dos auditores independentes – os dois primeiros são relatórios operacionais, não é assunto de acionista b) relatório de vendas, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos – o primeiro é relatório operacional. c) relatório da administração, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos – interno não é independente d) relatório da administração, demonstrações financeiras com notas explicativas e parecer dos auditores internos Mercado de Capitais

35 As ofertas secundárias de ações são aquelas nas quais são: a) emitidas novas ações a ser vendidas no mercado b) vendidos determinados lotes de ações já existentes, pertencente a algum acionista c) recompradas ações para ficar em tesouraria d) recompradas ações para seu cancelamento Mercado de Capitais

36 As ofertas secundárias de ações são aquelas nas quais são: a) emitidas novas ações a ser vendidas no mercado – isso é uma oferta primária b) vendidos determinados lotes de ações já existentes, pertencente a algum acionista c) recompradas ações para ficar em tesouraria d) recompradas ações para seu cancelamento Um acionista que é sócio da empresa antes do IPO, resolve vender ações. Isso é uma oferta secundária Mercado de Capitais

37 Em relação ao pagamento de dividendos, julgue as seguintes afirmativas: I.As sociedades são obrigadas a distribuir pelo menos 25% do lucro líquido. II.O investidor não é tributado ao receber dividendos, pois a empresa já o foi quando da apuração de seu lucro líquido III.Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, semstral ou anual Estão corretas, somente a) I b) I e II c) II e III d) I, II e III Mercado de Capitais

38 Em relação ao pagamento de dividendos, julgue as seguintes afirmativas: I.As sociedades são obrigadas a distribuir pelo menos 25% do lucro líquido. II.O investidor não é tributado ao receber dividendos, pois a empresa já o foi quando da apuração de seu lucro líquido III.Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, semstral ou anual Estão corretas, somente a) I b) I e II c) II e III d) I, II e III Mercado de Capitais

39 Os dois principais ambientes nos quais os investidores podem negociar ações e outros títulos de venda variável são: a) o mercado de balcão organizado e a SELIC b) a Cetip e a Selic c) bolsa de valores e a Selic d) bolsa de valores e mercado de balcão organizado Mercado de Capitais

40 Os dois principais ambientes nos quais os investidores podem negociar ações e outros títulos de venda variável são: a) o mercado de balcão organizado e a SELIC b) a Cetip e a Selic c) bolsa de valores e a Selic d) bolsa de valores e mercado de balcão organizado Bolsa de valores – mercado secundário Mercado de balcão organizado – mercado primário e secundário (sem liquidez) Mercado de balcão não organizado – mercado primário, não informatizado. Vendas fechadas. Mercado de Capitais

41 Alguns títulos de renda fixa, em especial os indexados ao IGPM e a variação cambial, compõem uma taxa de juros pré fixada ao indexador, conhecida como cupom, cuja a finalidade é: a) aumentar a rentabilidade b) ajustar o fluxo financeiro ao custo de oportunidade do mercado, usualmente o CDI c) ajustar o fluxo financeiro ao custo de oportunidade do mercado, usualmente a TJLP d) diminuir risco de mercado Mercado de Capitais

42 Alguns títulos de renda fixa, em especial os indexados ao IGPM e a variação cambial, compõem uma taxa de juros pré fixada ao indexador, conhecida como cupom, cuja a finalidade é: a) aumentar a rentabilidade b) ajustar o fluxo financeiro ao custo de oportunidade do mercado, usualmente o CDI c) ajustar o fluxo financeiro ao custo de oportunidade do mercado, usualmente a TJLP d) diminuir risco de mercado O indexador serve para reduzir risco de títulos pré fixados. Mercado de Capitais

43 Em relação ao CDBs, das afirmativas abaixo, são verdadeiras: I.Não contam com a garantia do fundo garantidor de crédito II.São títulos de depósito a prazo emitidos por bancos múltiplos, de investimento e comerciais III.Podem ter remuneração pré-fixada ou pós fixada em diversos indexadores, como CDI, TR, TJLP e TBF a) somente I b) II e III c) somente II d) I e II Mercado de Capitais

44 Em relação ao CDBs, das afirmativas abaixo, são verdadeiras: I.Não contam com a garantia do fundo garantidor de crédito – são garantidos II.São títulos de depósito a prazo emitidos por bancos múltiplos, de investimento e comerciais III.Podem ter remuneração pré-fixada ou pós fixada em diversos indexadores, como CDI, TR, TJLP, SELIC e TBF (o comum é pelo CDI) a) somente I b) II e III c) somente II d) I e II Mercado de Capitais

45 As letras de crédito do agronegócio (LCA) são: a) direitos de financiamento nos empreendimentos na indústria b) isentas de imposto de renda na fonte, mas não na declaração anual de pessoa física c) títulos de crédito nominativos, que não permitem negociação d) vinculadas a direitos creditórios originários de negócios realizados entre produtores rurais Mercado de Capitais

46 As letras de crédito do agronegócio (LCA) são: a) direitos de financiamento nos empreendimentos na indústria – trata-se de produto rural, não industrial b) isentas de imposto de renda na fonte, mas não na declaração anual de pessoa física – são sempre isentas de IR. c) títulos de crédito nominativos, que não permitem negociação – permitem negociação no mercado secundário, apesar que, como no CDB, normalmente o banco recompra. d) vinculadas a direitos creditórios originários de negócios realizados entre produtores rurais Mercado de Capitais

47 O que significa um rating numa emissão de um título? a) Uma nota que exprime o tamanho da empresa na Bolsa b) Uma nota que exprime a capacidade e vontade do emissor de pagar a dívida e a severidade da perda, em caso de inadimplência c) O valor do rateio que será feito pelo investidor d) O percentual da taxa de administração cobrada em uma emissão de um título. Mercado de Capitais

48 O que significa um rating numa emissão de um título? a) Uma nota que exprime o tamanho da empresa na Bolsa b) Uma nota que exprime a capacidade e vontade do emissor de pagar a dívida e a severidade da perda, em caso de inadimplência c) O valor do rateio que será feito pelo investidor d) O percentual da taxa de administração cobrada em uma emissão de um título. Rating demonstra o risco de crédito. Mercado de Capitais

49 Complete a frase. Todo IPO é realizado: a) no mercado primário b) no mercado secundário c) na BM&Fbovespa d) sob a fiscalização da CVM Mercado de Capitais

50 Complete a frase. Todo IPO é realizado: a) no mercado primário – pode ser um IPO que vende ações dos donos da empresa e não da empresa. Neste caso, é mercado secundário. b) no mercado secundário – pode ser um IPO que vende ações da empresa, gerando capitalização, neste caso, é mercado primário. c) na BM&Fbovespa – IPOs são sempre realizados no mercado de balcão. d) sob a fiscalização da CVM Obrigatoriamente a CVM tem que fiscalizar todo o IPO Mercado de Capitais

51 Um investidor comprou 25 contratos de Ibovespa futuro a pontos e fechou a posição por pontos. Considerando que cada ponto vale R$ 3,00, qual foi o resultado financeiro da operação? a) Ganhou R$ 6 mil no dia em que desfez a operação b) Ganhou R$ 6 mil durante o tempo que ficou comprado c) Perdeu R$ 6 mil no dia em que desfez a operação d) Perdeu R$ 6 mil durante o tempo que ficou comprado. Mercado de Capitais

52 Um investidor comprou 25 contratos de Ibovespa futuro a pontos e fechou a posição por pontos. Considerando que cada ponto vale R$ 3,00, qual foi o resultado financeiro da operação? a) Ganhou R$ 6 mil no dia em que desfez a operação b) Ganhou R$ 6 mil durante o tempo que ficou comprado c) Perdeu R$ 6 mil no dia em que desfez a operação d) Perdeu R$ 6 mil durante o tempo que ficou comprado. O investidor certamente perdeu dinheiro. Se cada ponto vale R$ 3,00, ele tem 25 contratos e ficou 80 pontos abaixo, a conta seria R$ 3 x 80 x 25 = Mercado de Capitais

53 Um investidor pagou de prêmio numa call de PERR4 com preço de exercício de R$ 37,00, o valor de R$ 8,50, com vencimento de 30 dias. A ação no mercado à vista está sendo negociada por R$ 38,50. qual a perda máxima para esse investidor, sabendo que a volatilidade desse papel é de R$ 1,50? a) R$ 36,70 b) R$ 30,00 c) R$ 8,50 d) R$ 1,50 Mercado de Capitais

54 Um investidor pagou de prêmio numa call de PERR4 com preço de exercício de R$ 37,00, o valor de R$ 8,50, com vencimento de 30 dias. A ação no mercado à vista está sendo negociada por R$ 38,50. qual a perda máxima para esse investidor, sabendo que a volatilidade desse papel é de R$ 1,80? a) R$ 36,70 b) R$ 30,00 c) R$ 8,50 d) R$ 1,50 Se a volatilidade é de R$ 1,80, no pior cenário a ação estará valendo R$ 36,70, seu preço de exercício. Neste caso, o investidor perderá todo o prêmio da call, pois terá virado pó a opção. Mercado de Capitais

55 Indique a afirmativa correta a) Os swaps na BM&FBovespa ou na Cetip podem ser registrados com ou sem garantia. b) os contratos de swap só podem ser registrados na BM&Fbovespa com garantia c) os contratos de Swap com bancos precisam ser registrados d) o registro do swap elimina o risco de crédito da contraparte. Mercado de Capitais

56 Indique a afirmativa correta a) Os swaps na BM&FBovespa ou na Cetip podem ser registrados com ou sem garantia. Swap tem que ter garantia. b) os contratos de swap só podem ser registrados na BM&Fbovespa com garantia – podem também ser registrados na Cetip. c) os contratos de Swap com bancos precisam ser registrados d) o registro do swap elimina o risco de contraparte. – não elimina, apenas os contratos registrados na BM&F elimina o risco de contraparte Os contratos de Swap precisam ser registrados na CETIP e podem ser negociados na BM&F ou balcão. Na BM&F se elimina o risco de contraparte. Mercado de Capitais

57 Um investidor comprou uma opção de compra da VALP por R$ 3,20 com preço de exercício de R$ 48,00 quando o valor à vista era de R$ 50,00. Supondo que não há custos de transação, podemos afirmar que: a) o titular terá um lucro de R$ 0,80 se a ação estiver valendo R$ 52,00 no momento do exercício b) a opção vai virar pó se o preço da ação no vencimento ficar abaixo de R$ 51,20 c) essa opção não tem valor intrínseco, só tem valor tempo d) a opção somente será exercida se a ação estiver valendo mais do que R$ 51,20 no vencimento Mercado de Capitais

58 Um investidor comprou uma opção de compra da VALP por R$ 3,20 com preço de exercício de R$ 48,00 quando o valor à vista era de R$ 50,00. Supondo que não há custos de transação, podemos afirmar que: a) o titular terá um lucro de R$ 0,80 se a ação estiver valendo R$ 52,00 no momento do exercício b) a opção vai virar pó se o preço da ação no vencimento ficar abaixo de R$ 51,20 – a opção só vira pó quando a ação está abaixo do preço de exercício na data do vencimento. c) essa opção não tem valor intrínseco, só tem valor tempo – tem valor intrinsícco, pois o preço de exercício está abaixo do valor no mercado à vista. d) a opção somente será exercida se a ação estiver valendo mais do que R$ 51,20 no vencimento – ela será exercida se estiver acima do preço do exercício Não precisa fazer a conta, as alternativas já respondem, mas fazendo a conta o investidor ganhou uma ação que vale R$ 52,00, mas gastou R$ 48,00 para compra-la mais R$ 3,20 no prêmio da opção, gerando um lucro de R$ 0,80. Mercado de Capitais

59 Dentre as alternativas abaixo, quais se aplicam às ofertas de ações? I.Nas ofertas primárias, a empresa emite novas ações e capta recursos no mercado, capitalizando a empresa II.Nas ofertas primárias, os acionistas que não exercem o direito de subscrição terão sua participação no capital social diluído III.Nas ofertas secundárias não há capitalização da empresa, sendo caracterizada pela venda de ações já nas mãos dos acionistas. a) I e II b) II e III c) I e III d) I, II e III Mercado de Capitais

60 Dentre as alternativas abaixo, quais se aplicam às ofertas de ações? I.Nas ofertas primárias, a empresa emite novas ações e capta recursos no mercado, capitalizando a empresa II.Nas ofertas primárias, os acionistas que não exercem o direito de subscrição terão sua participação no capital social diluído III.Nas ofertas secundárias não há capitalização da empresa, sendo caracterizada pela venda de ações já nas mãos dos acionistas. a) I e II b) II e III c) I e III d) I, II e III Mercado de Capitais

61 A decisão de abertura de capital está atrelada: a) à decisão de investimento e financiamento da companhia b) às variações do preço das ações da empresa na Bolsa c) à autorização do Banco Central do Brasil d) à transformação da empresa de Limitada para Sociedade Anônima Mercado de Capitais

62 A decisão de abertura de capital está atrelada: a) à decisão de investimento e financiamento da companhia b) às variações do preço das ações da empresa na Bolsa – as empresas analisam o momento da bolsa, mas não é o fator principal. c) à autorização do Banco Central do Brasil – elas precisam de autorização da CVM d) à transformação da empresa de Limitada para Sociedade Anônima – normalmente elas já são SA quando fazem abertura de capital. Mercado de Capitais

63 O banco mandatário tem a função de: a) processar as liquidações físicas e financeiras entre a sua Tesouraria e a instituição custodiante. b) zelar pelo direito dos debenturistas. c) realizar análise econômico financeira da empresa e definir o preço do título a ser emitido. d) realizar o marketing da operação. Mercado de Capitais

64 O banco mandatário tem a função de: a) processar as liquidações físicas e financeiras entre a sua Tesouraria e a instituição custodiante. b) zelar pelo direito dos debenturistas. – função do agente fiduciário. c) realizar análise econômico financeira da empresa e definir o preço do título a ser emitido. – função do banco coordenador. d) realizar o marketing da operação. – função do distribuidor. O banco mandatário cuida do operacional. Mercado de Capitais

65 Assinale a alternativa em que duas operações com derivativos, isoladamente, representem uma estratégia de posicionamento similar. a) compra call, vende futuro b) vende put, vende futuro c) compra put, compra futuro d) comprar call, comprar futuro Mercado de Capitais

66 Assinale a alternativa em que duas operações com derivativos, isoladamente, representem uma estratégia de posicionamento similar. a) compra call (posição comprada), vende futuro (posição vendida) b) vende put (posição comprada), vende futuro (posição vendida) c) compra put (posição vendida), compra futuro (posição comprada) d) comprar call (posição comprada), comprar futuro (posição comprada) Mercado de Capitais

67 Em ofertas públicas de títulos e valores mobiliários, o banco coordenador pode fazer a colocação em regime de melhores esforços ou oferta firme. No regime de oferta firme, ao contrário de melhores esforços, o banco coordenador: a) devolve à empresa emissora os títulos e valores mobiliários não vendidos b) compromete-se a comprar os títulos e valores mobiliários não vendidos c) não cobra taxas ou custos, em caso de fracasso de colocação na operação d) além de fazer o lançamento e o encerramento da operação, elabora toda a documentação necessária à oferta pública e registro na CVM Mercado de Capitais

68 Em ofertas públicas de títulos e valores mobiliários, o banco coordenador pode fazer a colocação em regime de melhores esforços ou oferta firme. No regime de oferta firme, ao contrário de melhores esforços, o banco coordenador: a) devolve à empresa emissora os títulos e valores mobiliários não vendidos - isso ocorre nos melhores esforços b) compromete-se a comprar os títulos e valores mobiliários não vendidos c) não cobra taxas ou custos, em caso de fracasso de colocação na operação – sempre são cobrados d) além de fazer o lançamento e o encerramento da operação, elabora toda a documentação necessária à oferta pública e registro na CVM – sempre é feito Mercado de Capitais

69 Em ofertas públicas de títulos e valores mobiliários, o banco escriturador tem como principal função a) ser responsável pela existência, autenticidade, validade e regularidade dos títulos e valores mobiliários b) fazer a escrituração e guarda dos livros de registro, assim como a transferência dos títulos e valores mobiliários c) classificar o risco de crédito da empresa, mediante análise de sua capacidade de pagamento d) proteger os interesses dos debenturistas, notificando-lhes os fatos relevantes ocorridos e tomado as providências necessárias Mercado de Capitais

70 Em ofertas públicas de títulos e valores mobiliários, o banco escriturador tem como principal função a) ser responsável pela existência, autenticidade, validade e regularidade dos títulos e valores mobiliários – banco mandatário b) fazer a escrituração e guarda dos livros de registro, assim como a transferência dos títulos e valores mobiliários c) classificar o risco de crédito da empresa, mediante análise de sua capacidade de pagamento – agência de rating d) proteger os interesses dos debenturistas, notificando-lhes os fatos relevantes ocorridos e tomado as providências necessárias – agente fiduciário Mercado de Capitais

71 O formador de mercado consiste em: a) pessoa física ou instituição que tem por obrigação formar um preço justo em determinados títulos b) pessoa física que avalia financeiramente e operacionalmente a empresa, para formar um preço de mercado c) pessoa física ou instituição que se compromete, porém não tem a obrigação de formar um preço justo em determinados títulos d) instituição financeira que atua no mercado com taxas mais competitiva Mercado de Capitais

72 O formador de mercado consiste em: a) pessoa física ou instituição que tem por obrigação formar um preço justo em determinados títulos b) pessoa física que avalia financeiramente e operacionalmente a empresa, para formar um preço de mercado – preço de mercado é formado pelo mercado. Esse é o preço contábil, ou valor patrimonial. c) pessoa física ou instituição que se compromete, porém não tem a obrigação de formar um preço justo em determinados títulos – se não tem a obrigação, não serve para nada. d) instituição financeira que atua no mercado com taxas mais competitiva Mercado de Capitais

73 A instrução 400 da CVM tem como objetivo proteger os interesses dos investidores e do mercado, por meio de: a) tratamento equitativo aos ofertados e de requisitos de ampla, transparente e adequada divulgação de informações. b) tratamento diferenciado aos grandes investidores. c) exigência de amplas garantias reais das empresas ofertantes. d) exigência de remuneração mínima para ofertas públicas Mercado de Capitais

74 A instrução 400 da CVM tem como objetivo proteger os interesses dos investidores e do mercado, por meio de: a) tratamento equitativo aos ofertados e de requisitos de ampla, transparente e adequada divulgação de informações. b) tratamento diferenciado aos grandes investidores. – dá garantias aos pequenos investidores. c) exigência de amplas garantias reais das empresas ofertantes. – ofertas podem ser sem garantia. d) exigência de remuneração mínima para ofertas públicas – esse ponto pode ser bem regulado pelo mercado. Mercado de Capitais

75 As ofertas públicas podem ser realizadas por preço fixo, bookbuilding ou leilão em bolsa. Ao contrário do preço fixo, o bookbuilding a) não há garantias reais b) os investidores são informados das condições somente no momento efetivo da venda c) os investidores definem previamente as condições nas quais estão dispostos a comprar a oferta d) o preço da oferta pública é definido pelo órgão competente da empresa e não sofre alterações ao longo do prazo de execução. No bookbuilding os investidores definem as condições, especialmente de preço ou taxa de juros. No preço fixo as condições são pré definidas e no leilão as condições são definidas na data do lançamento. Mercado de Capitais

76 Uma opção que pode ser exercida apenas no vencimento e uma opção que possa ser exercida até o vencimento são chamadas, respectivamente, de: a) alemã e americana b) europeia e americana c) americana e europeia d) americana e alemã Mercado de Capitais

77 Uma opção que pode ser exercida apenas no vencimento e uma opção que possa ser exercida até o vencimento são chamadas, respectivamente, de: a) alemã e americana b) europeia e americana c) americana e europeia d) americana e alemã Opção americana, exercida na data do vencimento Opção europeia, exercida até a data do vencimento Mercado de Capitais

78 Em um negócio de opção, que efetua a venda da opção é chamado de: a) lançador b) titular c) hedger d) especulador Mercado de Capitais

79 Em um negócio de opção, que efetua a venda da opção é chamado de: a) lançador b) titular – quem compra c) hedger – quem compra ou vende para proteção d) especulador – quem compra ou vende para alavancagem Mercado de Capitais


Carregar ppt "Mercado de Capitais Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google