A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico."— Transcrição da apresentação:

1 FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL Londrina, 27 de julho de 2011

2 Objetivos da aula: Verificar o interesse da disciplina pelos discentes. Analisar situações/pontos relevantes da disciplina. Realizar Avaliação diagnóstica. Discorre sobre um ponto de utilidade prática da disciplina.

3 O cheque é uma ordem de pagamento a vista?. Sim. Art. 32 (Lei nº 7.357/1985 – L.U.) A que pese ser o cheque uma ordem de pagamento a vista, no Brasil popularizou-se a emissão do cheque para data futura, inclusive este já é o entendimento do STJ [...] a emissão de cheque pós-datado, popularmente conhecido como cheque pré-datado, não o desnatura como título de crédito, e traz como única consequência a ampliação do prazo de apresentação [...] (STJ, REsp /DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ , p. 132)

4 O cheque é uma ordem de pagamento a vista?. Sim. Art. 32 (Lei nº 7.357/1985 – L.U.) A que pese ser o cheque uma ordem de pagamento a vista, no Brasil popularizou-se a emissão do cheque para data futura, inclusive este já é o entendimento do STJ [...] a emissão de cheque pós-datado, popularmente conhecido como cheque pré-datado, não o desnatura como título de crédito, e traz como única consequência a ampliação do prazo de apresentação [...] (STJ, REsp /DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ , p. 132)

5 - 6 meses da expiração do prazo a expiração da apresentação (30 dias ou 60 dias) – art. 59 LU No caso do cheque pós-datado a doutrina a doutrina entende que o prazo de apresentação inicia-se na data do pós- datamento e não da data da emissão. neste sentido: Há que se mencionar um caso, entretanto, em que o início do prazo prescricional do cheque não segue a regra [...] Trata-se, mais um vez, de situação peculiar decorrente de pré-datação do cheque [...] a partir desse dia, pois, contam-se 30 ou 60 dias, respectivamente, conforme o cheque fosse de mesma praça ou de praças diferentes. Passados esses 30 ou 60 dias, inicia-se o prazo prescricional de 6 meses. (RAMOS, 2010, p. 398)

6 Data da Emissão: 01 de maio de Data do pós-datamento/apresentação: 10 de junho de Início e prazo para apresentação: 60 dias a partir de 10 de junho de Início do prazo prescricional: 09 de agosto de 2010 (60 dias após o prazo de apresentação). Término do prazo prescricional: 09 de fevereiro de 2011 (6 meses).

7

8 Qual é o início do prazo prescricional? Há divergência entre o entendimento doutrinário e jurisprudência? Em sua opinião: qual é o posicionamento mais adequado?


Carregar ppt "FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google