A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Envelhecimento Wallace Hetmanek dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Envelhecimento Wallace Hetmanek dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Envelhecimento Wallace Hetmanek dos Santos

2 Psicólogo graduado pela UERJ (CRP 05/34099) Especializando em Análise Transacional Coordenador do grupo de convivência: TRICOTAR: Conversa de mulher na UnATI/UERJ, de 2004 a Estágio Clínico na Policlínica Piquet Carneiro, no CIPI (Cuidado Integral à Pessoa Idosa) 2005 a Atendimento clínico individual e de grupo em Copacabana, 2006 – Membro do Instituto Pharos de Desenvolvimento Humano e Tecnológico, 2007

3 OBJETIVOS Discussão sobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento na vida adulta e na velhice, no contexto do curso de vida, e seus determinantes psicossociais. Discussão sobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento na vida adulta e na velhice, no contexto do curso de vida, e seus determinantes psicossociais. Atualizar e conscientizar jovens sobre os indicadores populacionais e projeções demográficas. Atualizar e conscientizar jovens sobre os indicadores populacionais e projeções demográficas. Elaboração do lugar do idoso na sociedade Elaboração do lugar do idoso na sociedade

4 Ao ignorarmos uma minoria oprimida da qual inevitavelmente faremos parte, não nos damos conta que um dia o feitiço poderá virar contra o feiticeiro Alex Comfort, 1979 Alex Comfort, 1979

5 Ciclos da vida humana crianças– adolescentes – jovens adultos – adultos– meia idade –idosos ou terceira idade –quarta idade – centenários... Nascemos bebês –

6 Processo de envelhecimento Nosso foco: Terceira Idade: Um conceito Nosso foco: Terceira Idade: Um conceito Em países desenvolvidos, começa aos 65 anos Em países desenvolvidos, começa aos 65 anos No Brasil a partir 60 anos e estão protegidos por um conjunto direitos, em forma de Lei, denominado Estatuto do Idoso No Brasil a partir 60 anos e estão protegidos por um conjunto direitos, em forma de Lei, denominado Estatuto do Idoso

7 Senescência e Senilidade: Perdas Senescência: O processo natural de envelhecimento Senilidade: Ligado ao processo de envelhecimento patológico Fisiológicas: audição, visão, elasticidade da pele, dentre outros Memória Mobilidade Papéis sociais Pessoas queridas Qualidade nos vínculos familiares Humor: depressão e ansiedade Será que é possível manter um processo de envelhecimento tranqüilo nesta faixa etária?

8 Histórico do estudo da terceira idade no Brasil A produção das ciências sociais sobre envelhecimento desponta a partir do final da década de 1970 e início dos anos 80, num contexto marcado pela propagação da gerontologia e da geriatria como campos científicos (Alves, 2004). Após 1985 e novamente em 1995 há um salto quantitativo nas pesquisas sobre envelhecimento humano no Brasil, segundo dados da versão 4.1 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2000) do (CNPq).

9 Histórico do estudo da terceira idade As Universidades de destaque são a USP, PUC-RS e a Unicamp em grupos ativos que mantêm pesquisas, seguidas pela UFGRS, UFMG e a Uerj (Prado e Sayd, 2004). Ao final dos anos 1980 começa o surgimento das UTIs (ou UNATIS) aqui no Brasil, com o modelo de Universidade da Terceira Idade que teve a sua primeira estruturação em 1960 na França. No Brasil, existem pelo menos 150 programas dessa natureza como explicam e definem Veras e Caldas (2004).

10 Gerontologia e Geriatria (Promoção de Saúde) Gerontologia: um campo interdisciplinar que visa estudar mudanças típicas do envelhecimento e seus determinantes biológicos, psicológicos e socioculturais, embora envolva muitas disciplinas, a pesquisa repousa sobre um eixo formado pela Biologia, pela Psicologia e pelas Ciências Sociais. Geriatria: A Medicina é o carro-chefe da Geriatria que se propõe a estudar clinicamente o processo de envelhecimento, com foco nas patologias, melhor dizendo, sobre os processos de envelhecimentos disfuncionais. Compreende a prevenção e o manejo das doenças do envelhecimento. É uma especialidade em Medicina e também em Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.

11 Dados e projeção da população brasileira (IBGE)

12 Dados e projeção sobre a idade média da população brasileira (IBGE)

13 Dados e projeção da população idosa brasileira (IBGE)

14 Pirâmides Etárias O Brasil apresenta um crescimento demográfico ao longo dos anos. O Brasil apresenta um crescimento demográfico ao longo dos anos. Há um processo de envelhecimento da população pela base, definido principalmente pela diminuição da fecundidade (Moreira, 1998). Há um processo de envelhecimento da população pela base, definido principalmente pela diminuição da fecundidade (Moreira, 1998). É possível observar um processo de envelhecimento pelo topo também, basicamente pela redução dos níveis de mortalidade (Moreira, 1998). É possível observar um processo de envelhecimento pelo topo também, basicamente pela redução dos níveis de mortalidade (Moreira, 1998). A população idosa tende a aumentar em mais de nove vezes o seu número. A população idosa tende a aumentar em mais de nove vezes o seu número.

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24 População com 80 anos ou mais, no Brasil ao longo dos anos

25 Atualmente a população idosa corresponde à cerca de 15 milhões de pessoas (8,6%) e o Rio de Janeiro é a capital com maior proporção de idosos, com 12,8% IBGE, 2000). Quais os papéis mais comuns deles desempenharem? Qual o lugar desses idosos em nossa sociedade atual? Eles têm voz diante à sociedade como um todo?

26 Longevidade com funcionalidade : mito ou realidade? mito ou realidade? Uma preocupação comum e que ronda o imaginário social é o de incapacidade; velhos acabados em cima de uma cama, sem condições de falar, andar e tomar decisões, dando trabalho para a família. Mais de 80% dos idosos no Rio de Janeiro não relatam perdas Funcionais. A metodologia utilizada no trabalho de Veras (1994) encontra respaldo em outros trabalhos de metodologia semelhante. Vocês conhecem isso ou tem temores parecidos com estes?

27 Modelo de intervenção Responsabilidade (auto-referência) Responsabilidade (auto-referência) Está ligado a capacidade de se colocar em referência e entender o papel central que suas decisões têm em sua vida, ou como seus atos são reflexos de suas decisões. Assumir responsabilidade pelo rumo de sua vida, sobre as atitudes tomadas, junto com as conseqüências, positivas ou negativas. Planejar, programar e prevenção são importantes neste aspecto. Está ligado a capacidade de se colocar em referência e entender o papel central que suas decisões têm em sua vida, ou como seus atos são reflexos de suas decisões. Assumir responsabilidade pelo rumo de sua vida, sobre as atitudes tomadas, junto com as conseqüências, positivas ou negativas. Planejar, programar e prevenção são importantes neste aspecto.

28 Modelo de intervenção Tomada de Consciência (atualização) Tomada de Consciência (atualização) Refere-se à capacidade que uma pessoa tem em tomar contato consigo mesma, o quanto um indivíduo reconhece e sabe sobre seus modelos, sobre si e suas atitudes. Sensibilidade, intuição, observação e atenção são algumas das palavras-chave deste vértice. Refere-se à capacidade que uma pessoa tem em tomar contato consigo mesma, o quanto um indivíduo reconhece e sabe sobre seus modelos, sobre si e suas atitudes. Sensibilidade, intuição, observação e atenção são algumas das palavras-chave deste vértice.

29 Modelo de intervenção Atividade e ação Atividade e ação È a capacidade de por em pratica o que se passa pela consciência e também as respostas automáticas. A habilidade de um indivíduo em tomar atitudes concretas, fazer coisas, investir energia de ação para a resolução de uma situação. Movimento é a síntese deste lado do triângulo. È a capacidade de por em pratica o que se passa pela consciência e também as respostas automáticas. A habilidade de um indivíduo em tomar atitudes concretas, fazer coisas, investir energia de ação para a resolução de uma situação. Movimento é a síntese deste lado do triângulo.

30 Responsabilidade AçãoConsciência de si A combinação entre se conhecer, e neste sentido tomar consciência de si, com o agir em prol de seus desejos, assim buscando com atitudes os meios para atingi-los com responsabilidade, compõe graficamente meu modo de observar um processo terapêutico.

31 Contato Wallace Hetmanek dos Santos Wallace Hetmanek dos Santos Tel com: Cel: Site: portaldaterceiraidade.50webs.com


Carregar ppt "Psicologia do Envelhecimento Wallace Hetmanek dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google