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Sistema de Controle de Motel Professor Júlio Guido Militão.

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Apresentação em tema: "Sistema de Controle de Motel Professor Júlio Guido Militão."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Controle de Motel Professor Júlio Guido Militão

2 Equipe Francisco Wellyngton Do Rego Coelho Luiz Alberto Barbosa Mesquita Marcio Odair Fernandes Da Cunha Rafael Mello Falcao Marinho

3 Objetivo Criar um sistema para gerenciar o Motel Delirius informatizando todo o processo que hoje é feito manualmente. O sistema proporciona ao seu usuário ter total controle sobre os passos do cliente desde sua entrada até a sua saída do motel.

4 Entrevista Repórter: Francisco Wellyngton R. Coelho Entrevistado: Rogério Fontelene FW: Você quer um programa para controle de Motel? RF: Exatamente, preciso de um sistema para responder a todas as minhas necessidades. FW: Qual o motel e sua função lá? RF: O motel é o Delirius em Maracanau, sou consultor do Motel FW: O que vocês tem lá hoje em funcionamento, algum sistema? RF: Nos estamos fazendo a implementação do sistema, pegando como base a rotina que eles atualmente utilizam lá, que é através de livros, tudo manual. FW: Hoje não tem nenhum sistema controlando? RF: O sistema lá a gente ainda está começando a fazer a implementação e por enquanto ainda está sendo tudo por escrito, logo ocorre aquelas falhas, porque é tudo manualmente.

5 Material coletado com o cliente

6 Requisitos Funcionais Manter cadastro de apartamentos disponíveis e ocupados Controlar tempo de estadia Controlar o consumo de produtos Fornecer valor total da estadia Fornecer demonstrativo financeiro diário/periódico

7 Requisitos Funcionais Deve haver no sistema um módulo para cadastro de consumo dos apartamentos, de forma a controlar o estoque e o valor final da conta do cliente. CONTROLAR O CONSUMO DE PRODUTOS

8 Requisitos Funcionais O sistema deverá gerar um relatório diário/periódico de contas, informando todos os movimentos financeiros. FORNECER DEMONSTRATIVO FINANCEIRO DIÁRIO/PERIÓDICO

9 Requisitos Não Funcionais Representação interativa de cômodos Privacidade Sistema operacional Banco de dados Linguagem utilizada

10 Requisitos Não Funcionais A tela principal do sistema deverá conter uma imagem de um conjunto de quadros representativos dos apartamentos, que no caso de ocupado deverá estar representado na cor vermelha e no caso de desocupado deverá aparecer na cor verde, para que seja possível identificar rapidamente quais os cômodos disponíveis. REPRESENTAÇÃO INTERATIVA DE CÔMODOS

11 Requisitos Não Funcionais O sistema deve manter a privacidade, de modo que não seja necessário ao cliente informar nome ou outras informações pessoais. PRIVACIDADE

12 Diagrama de Caso de Uso

13 Casos de Uso Essenciais Solicitar Fechamento da Conta Escolher acomodação Realizar conferência Confirmar consumo Pagar Lançar consumo Fazer reserva

14 Casos de Uso Essenciais Informar apartamento Informar hora de saída Informar extras Solicitar conferência SOLICITAR FECHAMENTO DA CONTA

15 Casos de Uso Essenciais Informar apartamento Emitir lista de extras disponíveis antes da consumação Informar a lista de extras consumidos Confirmar consumo REALIZAR CONFERÊNCIA

16 Cenário O cliente estaciona seu veículo na entrada do motel e informa qual o tipo de apartamento que ele deseja. O atendente verifica se há algum apartamento disponível e caso positivo, informa o número do apartamento e lhe entrega as chaves. O cliente dirige-se ao apartamento e estaciona seu carro na garagem. Quando o cliente desejar sair, ele solicita o fechamento da conta e dirige- se à postaria de saída. A atendente solicita à camareira para realizar a conferência dos extras consumidos e então confirma o consumo com o cliente. Após a confirmação, a atendente informa o valor a ser pago para o cliente efetuar o pagamento. O caso de uso se encerra.

17 Storyboard ESCOLHER ACOMODAÇÃO Passo 1 Clicar sobre o botão correspondente ao número do quarto desejado. Passo 2 Os dados referentes ao apartamento são importados pelo sistema sem a necessidade de interação com o usuário. Se necessário, inserir informações o veículo e quantidade de pessoas. Clicar no botão Salvar.

18 Storyboard ESCOLHER ACOMODAÇÃO Passo 3 O sistema exibe uma mensagem informando que o registro foi lançado com sucesso. Passo 4 O sistema exibe a tela com todos os quartos, disponíveis (cor verde) e ocupados (cor vermelha). O caso de uso se encerra.

19 Storyboard SOLICITAR FECHAMENTO DA CONTA Passo 1 O sistema exibe a tela com todos os quartos, disponíveis (cor verde) e ocupados (cor vermelha). Clicar sobre o botão correspondente ao quarto que deseja fechar a conta. Passo 2 O sistema exibe a tela de saída com os dados do apartamento referente ao valor, data de entrada/saída, etc., automaticamente. Se houver consumo clicar na aba Lançamento de Produtos.

20 Storyboard SOLICITAR FECHAMENTO DA CONTA Passo 3 O usuário digita as informações sobre os produtos consumidos e clica no botão com o ícone de adicionar. O sistema exibe a mensagem informando que as alterações foram salvas com sucesso. Passo 4 Para fazer o fechamento da conta é necessário informar o código da conferente e clica no botão Finalizar Saída em seguida irá aparecer a janela solicitando a forma de pagamento. Escolha a forma de pagamento, e o sistema salva e finaliza o fechamento do quarto.

21 Avaliação Só primeira tela tem ajuda Storyboard sem mostrar como navegar pela tela Não tem telas de prevenção de erro do usuário Não informar quais campos são obrigatórios Janela Forma de Pagamento e Movimento de Conta tem um botão sem informar o que faz O campo número da placa não informa o formato Sistema não apresenta boa navegabilidade LISTA DE PROBLEMAS ENCONTRADOS

22 Avaliação Problema encontrado: Heurística: Severidade: Solução adotada: Não tem telas de prevenção de erro do usuário Auxilia os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros É imperativo consertar antes de se lançar o produto Adicionamos as telas de prevenção de erros, mostrando algumas janelas de diálogo como feedback para o usuário.

23 Avaliação Problema encontrado: Heurística: Severidade: Solução adotada: Não informar quais campos são obrigatórios Prevenção de erros O conserto deve receber baixa prioridade Adicionamos um * (asterisco) nos campos obrigatórios e adicionamos nas telas uma mensagem informando que os campos que tem o asterisco são obrigatórios.

24 Conclusão Nesta Disciplina aprendemos muitas técnicas para desenvolver uma Interface agradável e útil para o usuário. Mas o melhor foi quando iniciamos o trabalho prático para desenvolver um projeto real, começamos a compreender melhor o que foi visto na teoria, o contato com um usuário real, a entrevista e foram uma experiência boa e muito válida para que em breve quando tivermos a oportunidade de desenvolver um projeto, já teremos uma certa experiência e evitaremos os erros durante a nossa aprendizagem.

25 Obrigado.


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