Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
BPMO Escritório de Processos
Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT 19 de junho de 2009
2
Agenda Definições Tipos de Processos BPM Escritório de Processos
Escritório de Processos x Escritório de Projetos
3
Definições de Processo
Conjunto de atividades interrelacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) ISO Uma sequência de passos executados para um dado propósito IEEE STD-610
4
Visão funcional x Visão por processo
5
Cadeia de Valor Agregado
Modelo que representa a visão sistêmica dos processos organizacionais, para que se tenha uma macrovisão de encadeamento dos macroprocessos
6
Modelagem de Processos
Mapeamento Levantamento e diagramação do processo como ele é executado hoje (as is) Redesenho Proposta de otimização do processo (to be) Racionalização do fluxo de trabalho
7
Tipos de Processos (visão TI)
Processos de TI Manutenção de sistemas Backup de dados Processos de Negócio Venda de selos na agência de Correios Processos de Negócio habilitados pela TI (IT-enabled business process) Venda de ingressos de teatro por cartão de crédito na Internet ?
8
BPM Business Process Management Gestão de Processos de Negócio
Metodologia e processo de gestão Arquitetura de processos, políticas e padrões Estruturas, papéis e responsabilidades
9
Iniciativas de BPM
10
BPM Framework
11
Maturidade em BPM
12
Avaliação de Maturidade em BPM
13
BPMO – BPM Office ou Escritório de Processos
14
Fatores que influenciaram a criação do conceito do Escritório de Processos
A evolução do tratamento dos processos de negócios, que passaram a ser entendidos de uma forma mais científica O surgimento de tecnologias que viabilizaram o seu tratamento Os projetos de workflow que esbarravam na necessidade de se ter processos mais estruturados e otimizados A perda do trabalho gerado em cada levantamento para informatização, automação, qualidade ou análise de risco O amadurecimento do conceito da Gestão de Mudanças que afeta todos os níveis da organização
15
Atuação do Escritório de Processos
CPIO – Chief Process and Information Officer
16
Benefícios do Escritório de Processos
Melhoria dos tempos e dos movimentos Melhoria da eficiência e da eficácia Melhoria do desempenho das equipes de produção Redução de custos de atividades Melhoria do time-to-market para novos produtos Melhoria dos serviços para os clientes Melhoria da qualidade dos produtos Melhoria da gestão das competências dos colaboradores Aumento da satisfação dos colaboradores Aumento da qualidade do processamento dos pedidos Promove a Governança de Processos!
17
Objetivos do Escritório de Processos
Objetivos gerais: Coordenar a implantação da cultura de processos; Promover a melhoria contínua dos processos; Normatizar os esforços de melhoria dos processos; Objetivos específicos: Metodizar e padronizar a documentação de processos; Melhorar a gestão dos projetos de redesenho de processos; Controlar a produtividade e os riscos dos processos; Suportar a cultura interna para o tratamento dos processos; Suportar as iniciativas do uso de tecnologia para processos; Desenvolver e difundir internamente a metodologia e as melhores práticas de gestão por processos Orientar na formulação dos indicadores de desempenho dos processos Promover a auto-avaliação dos processos, explicitando a contribuição dos mesmos para o alcance dos objetivos estratégicos Subsidiar o planejamento estratégico no que diz respeito à otimização da utilização dos recursos Proporcionar e fomentar a integração entre os processos Identificar oportunidades de melhorias nos sistemas de informação existentes, buscando a integração dos mesmos Suportar a geração de conteúdo referente a capacitação dos envolvidos nos processos da empresa Alinhar os processos de negócio com a estratégia corporativa Formalizar os processos de negócios de forma unificada e padronizada para toda a companhia, independente de localidade ou idioma Padronizar e harmonizar os processos de negócios entre localidades distintas Identificar variações dos processos entre localidades distintas Reduzir os custos e tempos para replicação e reutilização dos processos e tecnologias em outras localidades e em processos de expansão
18
Estrutura do Escritório de Processos
19
Matriz RACI do Escritório de Processos
20
Roadmap para Implantação de um Escritório de Processos
21
Outsourcing de Escritório de Processos
22
Os Processos e os Projetos
Um Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Um Processo é uma cooperação de atividades distintas para a realização de um objetivo global, orientado para o cliente final que lhes é comum.
23
Os Processos de Projeto
24
Os Projetos de Processos
25
Escritório de Projetos x Escritório de Processos
26
Interfaces do Escritório de Processos e Projetos
27
Inserção dos Escritórios
28
BPMO Escritório de Processos
Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT 19 de junho de 2009
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.