A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUID-IDE FRAMEWORK DE DOCUMENTAÇÃO Johnys Custódio da Silva Rabelo Leonardo Eustáquio Pessoa de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUID-IDE FRAMEWORK DE DOCUMENTAÇÃO Johnys Custódio da Silva Rabelo Leonardo Eustáquio Pessoa de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 QUID-IDE FRAMEWORK DE DOCUMENTAÇÃO Johnys Custódio da Silva Rabelo Leonardo Eustáquio Pessoa de Oliveira

2 O que é documentação? Conjunto de Artefatos que auxiliam o projeto: comunicação durante seu desenvolvimento; repositório de informações; melhor entendimento das atividades.

3 O que pode ser documentado? Aplicáveis: Documentação de Software. Não Aplicáveis: Monografia.

4 Quais as vantagens de uma boa documentação? Organização no processo de gerenciamento. Auxilia o levantamento de riscos. Visualização do escopo. Facilita manutenções futuras.

5 Como funciona o processo de documentação? Dividido em quatro etapas: Escolha do modelo Preenchimento do modelo Visualização do documento Impressão do documento

6 Quais problemas surgem durante a documentação? Má interpretação do modelo. Má percepção das dependências. Textos repetitivos. Incompatibilidade entre os editores de texto. Dificuldade de integração dos artefatos produzidos.

7 Quais as consequências? Foco do preenchedor na estrutura e organização do documento. Retrabalho na documentação. Conteúdo mal elaborado. Visão obsoleta: documentação é atraso para o projeto.

8 Quais as consequências? Necessidade de mais tempo. Aumento dos custos. Escolha entre escopo e tempo.

9 Solução Proposta Framework que facilite o processo de documentação. Controla a estrutura do documento. Manter o foto do usuário no conteúdo do documento.

10 Cenários do framework Modelagem. Preenchimento. Visualização. Impressão (exportação)

11 Modelagem 2010 – Programação dos Artefatos 2011 – Divisão das responsabilidade do artefato em Serviços e Membros

12 Preenchimento 2010 – idéia de formulário (rótulo e campo vazio) 2011 – apresentação no formato de visualização

13 Visualização 2010 – Os artefatos eram responsáveis por gerar a interface de visualização – O descritor de tela coletará informações dos artefatos para exibí-los.

14 Impressão 2010 – acoplada ao artefato – framework responsável pela leitura do artefato e sua exportação.

15 Objetivos Flexibilidade Segmentação do documento Extensibilidade Qualidade da documentação

16 Arquitetura Divisão em três visões: - Framework; - Plugins (Extensibilidade); - Aplicação.

17 Fluxo de trabalho do projeto Cadastrar usuários. Mapeamento dos TipoMembros e Serviços para framework. Montagem dos Artefatos. Montagem do Modelo. Criação do Documento. Preenchimento do Documento. Impressão do Documento. Gerenciamento do framework.

18 Cadastrar usuários Perfis de usuário Gerente Preenchedor Montador Desenvolvedor. Manutenção dos grupos

19 Mapeamento dos TipoMembros O que é um TipoMembro? TipoMembro: Visão / Modelo O que é um Serviço? Mapeamento e versionamento.

20 Serviços Nativos Persistência Dependência Validação de dados

21 Montagem dos Artefatos Composição do Artefato. O que é um Membro? Vinculação de Membros e Serviços. Registro de Artefatos. Clonagem de Artefatos.

22 Montagem do Modelo Criação da TreeView. Registro de Modelos.

23 Criação do Documento Associação de um modelo a um grupo de usuários

24 Preenchimento do Documento Preenchimento dos Artefatos. Bloqueio de preenchimento simultâneo. Visualização dos Artefatos. Ordem de execução dos Serviços.

25 Impressão do Documento Exportação do Artefato Latex (Serviço)

26 Gerenciamento do framework Logs de operações

27 Mudanças recentes Grupo Equipe Documento Projeto Exportação Publicação Forma de trabalho atual e divisão em dois projetos (Aplicação/Plugins + Framework)

28 Estado Atual 85% dos requisitos definidos 50% da arquitetura definida 0% dos casos de uso especificados 0% de implementação

29 Referências VALERIANO, D.L. Gerência em Projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo, Markron Books, Santos, Jonathan Bruno Silva. FrameWork de documentação. [Anápolis] 2010.(UEG / UnUCET, Bacharelado em Sistemas de Informação, 2010).


Carregar ppt "QUID-IDE FRAMEWORK DE DOCUMENTAÇÃO Johnys Custódio da Silva Rabelo Leonardo Eustáquio Pessoa de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google