A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo as mídias sociais Entendendo as Mídias Sociais O que são e como funcionam O que são e como funcionam Ferramentas disponíveis Ferramentas disponíveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo as mídias sociais Entendendo as Mídias Sociais O que são e como funcionam O que são e como funcionam Ferramentas disponíveis Ferramentas disponíveis."— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo as mídias sociais Entendendo as Mídias Sociais O que são e como funcionam O que são e como funcionam Ferramentas disponíveis Ferramentas disponíveis Cases relevantes já aplicados Cases relevantes já aplicados O que fazer para botar a mão na massa O que fazer para botar a mão na massa

2 Entendendo as mídias sociais Léo Palagi Graduado em Criação e Desenvolvimento de Web Sites Pós Graduado em Marketing Atuando há 9 anos em projetos web Sócio Diretor de Projetos da Red Cube Tecnologia e Comunicação

3 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Antes, um pouco de história Conexão Primeiros contatos com a Rede Conexão discada, BBS, IRC 1998Conhecimento Grandes Portais começam a se posicionar Primeiros contatos com as marcas Sem diálogo, comunicação de mão única 2002Busca O Poder da Escolha! Seleção de conteúdo relevante Batalha por alcançar o consumidor na busca 2005Produção Blogs e Fotologs Álbuns de Imagens e Sites de Vídeo Produza conteúdo, mostre para todo mundo! 2007Colaboração Redes Sociais e troca de conteúdo e idéias Conteúdo Colaborativo Conhecimento Coletivo

4 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. Wikipédia (que também é uma rede social)

5 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Quais são suas Características? O que as torna interessantes? Todos sempre conectados...

6 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Quais são suas Características? O que as torna interessantes?...trocando informações... Criando novas idéias...

7 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Quais são suas Características? O que as torna interessantes?...Em qualquer momento, em qualquer meio...

8 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Quais são suas Características? O que as torna interessantes?...O consumidor se torna o veículo de Mídia...

9 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Quais são suas Características? O que as torna interessantes?...É mensurável, com alto nível de detalhamento e segmentação

10 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Podemos dividir as Mídias Sociais em: Redes Sociais Foco na Interação entre pessoas Produção de Conteúdo Foco na produção de conteúdo colaborativo Agregadores e Indexadores Indexação e Definição de Relevância de Conteúdo Mundos Virtuais (ou MMORPG) Representação Gráfica das interações Sociais ou Massive Multiplayer On-line

11 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Versão para Vídeo - Vídeo Social Media in Plain English Sem vídeos. Assista no link abaixo

12 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Com as mídias sociais, começamos a entender que... O consumidor mudou Ele é um produtor de conteúdo Ele quer (e vai) falar sobre sua marca Mas vai falar bem? MUDANÇA DE PARADIGMA! MonólogoInterruptivoIntrusivoPadrãoRepetiçãoDiálogoPermissivoRelevantePersonalizadoEngajamento

13 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS... A Internet no mundo 860 Milhões de usuários de internet no mundo 580 Milhões já passaram por uma rede social

14 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS... A Internet no mundo Média de Tempo de conexão dos usuários acima de 16 anos

15 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS... A Internet no mundo Crescimento das Redes Sociais nos últimos 3 anos

16 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS... E no Brasil milhões de usuários de internet 80% utiliza algum site de relacionamento Nielsen – Março 2009 IBOPE – Maio % está no Orkut - a maior audiência doméstica conseguida por um site de relacionamento.

17 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS...

18 Entendendo as mídias sociais A LGUNS N ÚMEROS... Estudo IBOPE para montadoras, alguns resultados: IBOPE Ações em redes sociais podem impactar 500 vezes mais do que em sites institucionais Uma campanha para estimular consumo veiculada em sites oficiais falaria com cerca de 2 milhões de pessoas duplicadas no período de um mês Caso a mesma campanha fosse trabalhada em redes socais, o impacto pode chegar a de pessoas duplicadas

19 Entendendo as mídias sociais Q UEM É O CONSUMIDOR ? O Consumidor 2.0 Quer Opinar... E Vai! Quer participar Vai falar do seu produto Defendendo ou atacando Aceita réplica da marca Desde que permissiva e coerente Vai espalhar a notícia – boa ou ruim

20 Entendendo as mídias sociais Q UEM É O CONSUMIDOR ? O Consumidor 2.0 e a sua identidade on-line Eu mostro Eu falo Eu me relaciono Eu converso sempre Eu Trabalho Falo sobre meus interesses Quero saber o que falam de mim Transmito as coisas que gosto

21 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Versão para Vídeo - Vídeo Rafinha 2.0 Sem vídeos. Assista no link abaixo

22 Entendendo as mídias sociais Q UEM É O CONSUMIDOR ? O Consumidor Fala!... Fala Bem! Ação Espontânea Mais de 120 comunidades positivas A maior com mais de 150 mil usuários A marca faz constante coleta de informação Lança e remove produtos no mercado Comunidade extremamente ativa com milhares de interações diárias Melissa (The Original)

23 Entendendo as mídias sociais Q UEM É O CONSUMIDOR ?... Fala mal! Ação Espontânea Diversas comunidades negativas A maior com Mais de 18 mil usuários A marca não se posiciona ou interage Usuários trocam dicas de como burlar multas da empresa Comunidade extremamente ativa com novos tópicos diários EU ODEIO A TELEFONICA O Consumidor Fala!

24 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Comunidades Virtuais Uma comunidade na internet estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Fatores Potencializadores: - Não há limite de tempo ou de espaço - Comunidades criadas espontaneamente - Perenidade da comunicação Criação espontânea de Comunidades dedicadas às Grandes Marcas Mais informações em - - (de março/09)

25 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Twitter e os microblogs Twitter é uma rede social para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, , site oficial ou programa especializado. Fatores Potencializadores: - Une funcionalidades de Blog, Messenger e Notícias - Relevância de informações pelo seu modelo de relacionamento - Permite que uma marca se relacione somente com interessados - Cobertura de acontecimentos em tempo real Programas de TV, Empresas de serviços e varejo aderiram ao serviço

26 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Hashtags, trending topics, Demy Moore e Ashton Kutcher

27 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Web Vídeo, Youtube e Branded Channel O YouTube permite que seus usuários assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Da espaço a comentários e votações nos vídeos, reforçando a relevância que cada vídeo representa na rede Fatores Potencializadores: - Criação de Vídeos virais para geração de Buzz - Criação de Branded Channel, mantendo contato constante com o consumidor - Traz feedback em tempo real de peças publicadas - Cria vínculo com o consumidor que pode ser assinante de seu canal - Permite criar campanhas com participação dos usuários produzindo conteúdo Branded Channels disponibilizando vídeos da marca de maneira muito mais durável

28 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS O Caso da EA Sports em Tiger Woods

29 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Versão para Vídeo - Vídeo Tiger Woods - The Jesus Shot Sem vídeos. Assista no link abaixo

30 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Levinator25 em The Jesus Shot Um defeito (ou glitch) no jogo Tiger Woods 08 permite que o usuário faça uma tacada sobre a água Quantidade de Visualizações do Vídeo Quantidade de comentários no vídeo 1159 Adotado como favorito 1169 vezes

31 Entendendo as mídias sociais O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS? Versão para Vídeo - Vídeo Tiger Woods – Walk on water Sem vídeos. Assista no link abaixo

32 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS EAGames em Tiger Woods 09 - Walk on Water Em uma resposta bem humorada ao vídeo do fã do jogo, a EAGames e Tiger Woods mostram que aquilo não era bem um glitch Quantidade de Visualizações do Vídeo Quantidade de comentários no vídeo Adotado como favorito vezes

33 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Blogs; proximidade e via de mão dupla Uma maneira objetiva de publicar informações diretas a um público específico, os blogs se tornaram uma ferramenta de aproximação com o consumidor. O Autor dos posts pode ser um membro representante da marca (por vezes até mesmo o Presidente da empresa), um assessor de imprensa ou um personagem que a represente Fatores Potencializadores: - Suporte todo o tipo de Mídia – como podcasts, vídeos, imagens e outros - Permite textos menos formais e mais aproximados ao consumidor - Abre espaço para que o consumidor opine, dê feedbacks e idéias - Tem implantação e operação simples, permitindo rápida publicação - Se tiver conteúdo relevante, incentiva que outros blogs o indiquem - É facilmente indexado pelos buscadores (como Google) Blogs Corporativos e Blogs de Produtos e promocionais aproximam a marca dos consumidores

34 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Widgets, viralizar e aumentar o alcance da ação Widgets (ou gadgets) são aplicativos que podem ser instalados em um computador, site, blog ou rede social, de acordo com sua disponibilidade Trazem funcionalidades diversas, por vezes com foco publicitário. Fatores Potencializadores: - Serviço relevante ao usuário - Pode ser divulgado em páginas web de diversos tipos e públicos - O alcance é determinado por quão interessante é ao consumidor - Tem forte efeito viral Viralização da marca ou produto utilizando a indicação do usuário para a ação

35 Entendendo as mídias sociais F ERRAMENTAS Além disso... Flickr – Grupos criados pelo consumidor espontaneamente Slideshare – Repositório de Apresentações (PPT), mantendo informações sempre disponíveis ao consumidor Digg – Reforça a relevância de assuntos publicados pela marca Second Life – presença no metaverso replicando ações da empresa no mundo virtual

36 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Diagnóstico – Qual o seu problema? Análise – o que estão falando no mercado sobre você e seus concorrentes? Quais são as Tags, quais são as mídias? Quem são os consumidores influentes que participam das mídias? O que estes caras estão falando? Como começar um diálogo com eles? O que é relevante como métrica? Questões Iniciais

37 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Entender o problema e onde quer chegar é fundamental Entender e conhecer o público alvo Buscar termos relacionados ao tema Identificar o que estão falando sobre você, seus concorrentes, quais são as Tags relacionadas e se já existe algum veículo falando do assunto. Compreender qual o conteúdo esperado pelo consumidor Diagnóstico

38 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Encontrar todos os resultados relevantes de concorrentes ou consumidores que falam sobre o assunto Acompanhar as conversas sobre o assunto apenas como expectador Compreenda o que estão falando! E aí sim defina qual será a comunicação que fará a abordagem para iniciar o diálogo Busca

39 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Inicie a conversa, com total relevância Lembre-se, você está chegando agora em um grupo que já está conversando há tempos Forneça material para discussão, algo que faça com que falem do seu produto Comece a receber e responder feedbacks Seeding

40 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Converse com receptores relevantes, formadores de opinião Aproxime-se de advogados da marca Tenha e mantenha transparência Procure ouvir opiniões relevantes e considere colocá-las em prática Diálogo

41 Entendendo as mídias sociais O K ! C OMO FAZER ? Defina quais métricas são relevantes para você Procure medir o Engajamento Número de comentários Número de vezes que foi marcado como favorito Quantidade de vezes que a mensagem foi propagada Tempo de visualização da peça Taxas de rejeição, conversão Métricas

42 Entendendo as mídias sociais A LGUNS CASES Rede Social Temática Apresenta ferramentas de viralização Incentiva o engajamento pela marca Criou hubs e formadores de opinião Conta com grande e atuante rede de blogs esportivos Concentra diversos tipos de conteúdo multimídia com variados temas de futebol LanceActivo 2.0

43 Entendendo as mídias sociais A LGUNS CASES Funciona como uma Rede Social Corporativa Promove interações entre os usuários da rede Promove troca de mensagens entre os profissionais Criou hubs e formadores de opinião na rede Oferece Blog atualizado pelos gestores da área Oferece diversas ferramentas que buscam facilitar o trabalho da equipe VM Esportivos Experimentou crescimento de 30% de visitação no 1º mês de utilização Ampliou fortemente a utilização das ferramentas disponíveis na rede Recebeu grande aceitação dos profissionais que operam as ferramentas

44 Entendendo as mídias sociais A LGUNS CASES Evento promovido através do Twitter para apoiar o Charity:water Evento totalmente promovido através da ferramenta Captação de patrocinadores e voluntários via Twitter Captação de doações via PagSeguro Geração de Buzz antes e após o evento Publicação espontânea de fotos, posts e comentários em diversas Mídias Twestival São Paulo Posts em blogs de grande audiênciaCentenas de fotos Mídia espontânea em veículos tradicionais de grande audiência

45 Entendendo as mídias sociais Q UEM SOMOS ? Uso de Mídias Sociais na Publicidade Obrigado!


Carregar ppt "Entendendo as mídias sociais Entendendo as Mídias Sociais O que são e como funcionam O que são e como funcionam Ferramentas disponíveis Ferramentas disponíveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google