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Inovação: a condição suficiente Prof. Roberto Guerra.

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1 Inovação: a condição suficiente Prof. Roberto Guerra

2 Introdução A combinação renovada de ideias ou elementos existentes permite à organização distinguir-se no mercado (SCHUMPETER, 1934); A influência da aprendizagem: processo de aprendizado interativo, baseado na tensão entre os indivíduos e a organização;

3 Funcionamento em espiral e turbilhonar da inovação em um bom número de PMEs Adaptação de um produto Treinamento dos funcionários Nova organização Novo produto Nova colocação no mercado Novo processo Novo equipamento Etc. Adaptação dos equipamentos Novo produto Novo mercado Nova organização e novo processo

4 Os diferentes tipos de inovação Schumpeter (1934): produto, processo, equipamentos, marketing e distribuição; Barreyre (1975): Dominância tecnológica; Dominância comercial; Dominância organizacional; Dominância institucional.

5 Atuação em rede; Pausas e acelerações: inovação gradual ou incremental e inovação radical; A inovação como resposta à demanda do mercado ou de ideias de pesquisadores, produtores ou usuários; As capacidades de convencer o mercado e os métodos utilizados como condição para a difusão da inovação; Os diferentes tipos de inovação

6 As cinco condições complementares para a penetração e a difusão de uma inovação (Rogers,1995): 1.As vantagens relativas da inovação em comparação com o antigo produto devem ser realmente importantes ou, pelo menos, percebidas como tal pelos compradores potenciais; 2.A novidade deve respeitar os valores e normas dos usuários ou ser complementar às outras tecnologias e equipamentos conexos em uma empresa ou domicílio; 3.Se visa ao grande público, a inovação deve, tanto quanto possível, ter um caráter fácil de manipular e não requerer aprendizado profundo; 4.O cliente deve poder experimentar a inovação antes de comprá-la; 5.A inovação deve poder ser observada entre alguns pioneiros satisfeitos. Os diferentes tipos de inovação

7 Rogers (1995): iniciadores, imitadores (repetição) – seguidores precoses, maioria precoce, maioria ampla, retardatários (imatadores passivos); O início da inovação em algumas empresas ou centros de pesquisa, para depois difundir-se lentamente na economia e na região; Três casos de difusão de uma inovação Taxa de difusão Tempo 12 3

8 A organização da inovação Nonaka e Takeuchi (1995) e os elementos indispensáveis ao apoio sistemático da inovação: Socialização; Exteriorização; Combinação; Interiorização; A flexibilidade financeira como uma das condições necessárias para inovar e a dificuldade de gerir o acaso; A inovação como combinação que se segue a trocas de informação repetidas interna e externamente, permitindo a organização da improvisação.

9 A organização da inovação Variáveis que explicam o sucesso da inovação Rede e vigilância, formação, trajetória tecnológica Proximidade do mercado (dos clientes) Descentralização/complexidade Apoio a recursos externos Inovação Capacidade de absorção Comportamentos organizacionais (flexibilidade) Vantagens estratégicas Implicação de toda a organização

10 Da inovação individual à inovação coletiva A eficácia da inovação nas empresas conduzida de forma coletiva tendo como resultado um processo interativo complexo relacionado com a elaboração e no desenvolvimento de mais ideias; Necessidade de avaliação na integração dos serviços da empresa a fim de garantir o bom funcionamento de todas as etapas do processo, desde o desenvolvimento até a colocação no mercado; A aprendizagem do saber que funda toda inovação como um processo coletivo; O papel central da formação de redes e do capital social nas atitudes diante da inovação;


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