A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade escolar em torno de ações voltadas ao cumprimento do direito da educação de qualidade para todos.

3 A quem se destina Comunidade escolar
A aplicação do instrumental criado pelo projeto Indique envolve a participação de toda a comunidade escolar: profissionais da escola, alunos, pais, conselheiros, gestores, associações, universidades e outras organizações interessadas e diretamente envolvidas com os problemas da escola e sua melhoria.

4 Destaques do material Desenvolve a capacidade de percepção, análise e proposição das comunidades escolares. Fornece um painel detalhado da situação da escola em relação às múltiplas dimensões do processo educativo. Possibilita a fala de segmentos da comunidade escolar que, muitas vezes, não têm espaço para dar suas opiniões. Facilita a construção de consensos e a identificação de conflitos entre diferentes segmentos da comunidade escolar.

5 Destaques do material Responsabiliza os diferentes segmentos da comunidade escolar pela qualidade da educação e a direciona para a realização de ações pela melhoria dessa qualidade. Favorece a revisão/ atualização do Projeto Político Pedagógico. Legitima, qualifica e fortalece as demandas da escola perante o poder público. Secretarias podem e devem apoiar o uso dos indicadores mas sempre a partir da ótica das escolas.

6 Estratégia de elaboração do material
Para constituir um material eficiente e fácil de ser aplicado, o Indique foi elaborado de forma extremamente criteriosa, que contou com a: Constituição de Grupo Técnico e realização de oficina. Construção de proposta preliminar. Teste piloto em 14 escolas situadas nas 5 regiões do país. Oficina para discussão dos resultados e adequação do instrumental, agregando escolas e redes que participaram do teste.

7 A informação é da escola!
Nenhuma informação produzida na avaliação será divulgada publicamente ou utilizada em rankings ou para comparação entre as escolas, a menos que a escola assim decida. Este instrumento visa contribuir para que a comunidade escolar se engaje na luta pela melhoria da qualidade da escola.

8 O conceito de qualidade na educação

9 As Dimensões da Qualidade
No Indique, os indicadores de avaliação da qualidade são divididos nas seguintes “dimensões”: Ambiente Educativo Prática Pedagógica e Avaliação Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita Gestão Escolar Democrática Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola Ambiente Físico Escolar Acesso e Permanência dos Alunos na Escola

10 Metodologia de uso do material

11 ETAPA 1 Preparação da avaliação e planejamento participativos
Formação de um grupo para coordenação do processo. Leitura e estudo da publicação Indicadores da Qualidade na Educação e do regulamento do Programa Ação na Escola.

12 ETAPA 2 Mobilização da comunidade escolar

13 Quem compõe a comunidade escolar
Famílias Alunos Professores Diretores Supervisores e coordenadores Instâncias colegiadas Instituições que trabalham com as escolas Técnicos da Secretaria de Educação Lideranças comunitárias

14 A mobilização da comunidade escolar
É preciso usar a criatividade para garantir a adesão da comunidade. Vale de tudo: Divulgação no jornal ou rádio local Carta para os pais Faixa na frente da escola Discussão da proposta em sala de aula No caso de redes, criação de mote para mobilização, como Campanha pela Qualidade ou Semana da Família na Escola

15 A avaliação participativa
ETAPA 3 A avaliação participativa Para que a avaliação atinja seus objetivos, é preciso garantir a participação efetiva de todos. É necessário que haja: Apresentação dos objetivos da iniciativa e dos procedimentos de trabalho para os participantes. Trabalho em grupos (um grupo por dimensão). Plenária (na qual os grupos se apresentarão). Duração aproximada: meio período.

16 Composição dos grupos Os grupos devem ter caráter democrático e a participação de todos precisa ser garantida. Cada grupo deve ter representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo representativo e heterogêneo. Deve ser escolhido um coordenador e um relator que garantam a expressão de todos do grupo.

17 dimensões indicadores perguntas
Estrutura A estrutura do Indique é fácil de entender: dimensões indicadores perguntas

18 Depois da reunião em grupos, todos os grupos se reúnem para se apresentar na plenária.

19 Avaliação dos indicadores e perguntas
As perguntas vinculadas a cada um dos indicadores se referem a práticas, atitudes ou situações que os qualificam. O resultado da avaliação é expresso por meio de cores: verde: o grupo avalia que as práticas, atitudes ou situações estão consolidadas na escola e podem ser consideradas boas. O instrumental deixa claro que, neste caso, a escola está num bom caminho no constante processo de melhoria da qualidade. amarelo: atitudes, práticas ou situações ocorrem, mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas. São casos que merecem cuidado e atenção. vermelho: atitudes, situações ou práticas avaliadas como inexistentes ou quase inexistentes na escola. São situações que exigem intervenção imediata.

20 Cuidados com a avaliação
É importante observar alguns cuidados para o uso adequado do Indique: Preparar os coordenadores e professores para não induzir a avaliação e atribuição de cores. A avaliação / atribuição de cores dos indicadores e perguntas é coletiva, ou seja, exige debate. É fundamental estimular a participação de todos, especialmente dos estudantes. É preciso reconhecer o conflito como parte integrante do processo democrático. Para as questões e indicadores nas quais não se chegue a um consenso de avaliação, pode-se optar pela utilização de duas cores, representando assim as divergências.

21 ETAPA 4 Elaboração do Plano de Ação
Depois de concluída a avaliação, é preciso planejar o que e como será alterado na escola: Estratégias distintas podem ser usadas de acordo com as escolas: Nova mobilização da totalidade da comunidade escolar. Criação de comissão específica. Responsabilização do Conselho Escolar. Outras idéias.

22 Grupo Técnico: Campanha Nacional pelo Direito a Educação – CENPEC – CNTE – CONSED - Fundação Abrinq – Fundescola – IBGE - Instituto Pólis – IPEA – Undime – Uncme – Caise, Seif e Seesp/ MEC -Ceale/UFMG - Cedac - Ceel/UFPE - Cefortec/UEPG - Centro de Cultura Luiz Freire - Cform/UnB - Fundação Victor Civita - Instituto Avisa Lá - Instituto Ayrton Senna - Instituto Paulo Freire - Projeto Chapada


Carregar ppt "Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google