A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sensação, Percepção e Cognição. Sensação Processos sensoriais tem a ver com o primeiro contato entre o indivíduo e o ambiente. Processo inicial de detecção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sensação, Percepção e Cognição. Sensação Processos sensoriais tem a ver com o primeiro contato entre o indivíduo e o ambiente. Processo inicial de detecção."— Transcrição da apresentação:

1 Sensação, Percepção e Cognição

2 Sensação Processos sensoriais tem a ver com o primeiro contato entre o indivíduo e o ambiente. Processo inicial de detecção e codificação da energia ambiental: experiências imediatas, fundamentais e diretas. Experiência de qualidades e atributos do ambiente físico, tais como duro, quente, ruidoso, vermelho. Os pesquisadores estudam: 1) estrutura física do orgão sensorial, e 2) o modo como as experiencias sensoriais estão relacionadas à estimulação física.

3 Percepção Representação estruturada da sensação, permeada por inúmeros fatores como o contexto, a experiência passada e a memória. Perguntas: Você reconhece aquele objeto?, O que é?, A que distância está?, De que tamanho é? Pesquisadores estão interessados na consciência do indivíduo sobre o ambiente e na acurácia da representação.

4 Cognição Palavra introduzida por São Tomás de Aquino ( ), que dividia o estudo do comportamento em duas grandes classes: 1)a cognição (como conhecemos o mundo) 2) o afeto (sentimentos e emoções) Estudiosos atuais investigam a memória, a associação, a formação de conceitos, a linguagem e a resolução de problemas.

5 O estudo da sensação/percepção na Psicologia

6 A visão Estamos tão familiarizados com o ato de enxergar que é preciso um salto da imaginação para nos darmos conta de que há problemas sem solução a esse respeito. Considere o seguinte: recebemos por nossos olhos imagens pequenas distorcidas e invertidas, e, ao nosso redor, vemos objetos sólidos e separados. Pelos padrões de estimulação da retina, percebemos o mundo dos objetos, o que não está longe de ser um milagre (Richard Gregory, 1977)

7 Agnosias Visuais A Síndrome de Balint

8 Sensação, percepção e origem do conhecimento

9 Thomas Hobbes (1651) Não há conceitos na mente humana que não tenham se originado, totalmente ou em partes, pelos orgãos dos sentidos.

10 John Locke ( ) O empirismo A busca do conhecimento mediante a observação da natureza e a atribuição de todo conhecimento à experiência. A teoria da tábula rasa «Nihil est in intellectu quin prius fuerit in sensu» [Zenão de Cício / Rezende 3993] «Não existe nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos»

11 George Berkeley ( ) A percepção é a única realidade que se tem certeza. O mundo dos objetos não existe quando não é sentido. Deus percebe todas as coisas, por isso a constância do mundo é a prova da existência de Deus. O conhecimento é um composição de idéias simples unidas pelo princípio da associação.

12 O que mais pode dar-nos um conhecimento verdadeiro que não os sentidos? Como alguém de outro modo poderia distinguir o verdadeiro do falso? De Rerum Natura (Sobre a natureza das coisas) Tito Lucrécio (99 e 55 a.C )

13 Podemos confiar em nossa percepção?

14

15

16 O Parthenon (Παρθενών) é um tempo dedicado a deusa Atena O Parthenon ( A.C.)

17 O Parthenon tal como percebido Forma Real do Parthenon (contruída para compensar a ilusão) Distorção de forma produzida pelo sistema visual

18 Created by Edward H. Adelson, Professor of Vision Science at MIT.

19

20 Essa duas retas são iguais e tem exatamente o mesmo tamanho dos dois monstros.

21

22

23 O triângulo de Kanisza

24

25 O cubo de Necker

26 Percepção e Realidade René François Ghislain Magritte ( )

27 Os olhos não veem, quem vê é o cérebro. Nossa percepção é uma representação do mundo exterior, e não uma fotografia ou um registro perfeito do mundo. Percepção e Realidade

28 Por que se estudar a percepção?

29 Importantes questões filosóficas e científicas - Porque o sabor doce está associado à sensações agradáveis e o amargo à sensações desagradáveis? A percepção de profundidade é inata? O vermelho é uma boa cor para se alertar sobre o perigo? Importância da percepção à vida e sobrevivência - Percebemos e interpretamos o mundo a nossa volta durante todo o tempo. Aplicação tecnológica do estudo da percepção - celular, mp3, cinema, televisores, computadores, semáforos.

30 Abordagens de estudo da sensação e percepção

31 O estruturalismo Eduard Tichener ( ) A experiência consciente pode ser separada em seus componentes ou elementos subjacentes. Introspecção – entendimento dos elementos básicos da consciência. Ex: um indivíduo, por meio da instrospecção, poderia analisar um tom musical conforme sua qualidade, intensidade, duração e clareza.

32 A Psicologia da Gestalt Max Weithermer (1880–1943) A percepção é holística O todo é maior que a soma das partes

33 A percepção é regida pelos princípios da organização

34

35 R.C. James, In Lindsay & Norman (1980) Cabeça, orelha, focinho parece tocar o chão

36

37 Lei da Pregnância (boa forma) Princípios da Gestalt para a percepção de forma

38 Princípio do fechamento - A nossa percepção tende a fechar ou completar objetos que na verdade não estão fechados.

39 Princípio da continuidade - A nossa percepção tende a dar a melhor continuidade de uma figura = =

40

41 Giuseppe Arcimboldo ( )

42

43 Thatcher Illusion Thompson P (1980) Margaret Thatcher: a new illusion. Perception, 9:483–484

44 Abordagem construtivista O que percebemos a todo momento é uma construção mental baseada em nossas estratégias cognitivas,no conjunto de experiências passadas, tendenciosidades, expectativas, motivos e atenção. Principais teóricos - Irvin Rock (1986), Richard Gregory (1990).

45 A percepção direta O observador recolhe diretamente a informação necessária para a percepção ativa e eficaz. Se concentra no elo adaptativo existente entre o organismo e o ambiente físico. Principal teórico – James Gibson ( ).

46 Abordagem Neurofisiológica Os fênomenos sensoriais e perceptivos são mais bem explicados por meio dos conhecidos mecanismos fisiológicos que servem às estruturas sensoriais. As células do sistema visual respondem seletivamente a aspectos específicos do ambiente: forma, orientação, comprimento, cor. Algumas áreas respondem também a combinações complexas de estímulo, como uma face ou uma mão. Invoca uma forma de reducionismo.

47 Neurociência Cognitiva Processos cognitivos e perceptivos resultam da interação de processos mentais simples, cada um mediado pela atividade neural numa região particular do cérebro. As atividades cognitiva complexas podem ser compreendidas ao se examinar a atividade das redes neurais interconectadas que se distribuem pelo cérebro.


Carregar ppt "Sensação, Percepção e Cognição. Sensação Processos sensoriais tem a ver com o primeiro contato entre o indivíduo e o ambiente. Processo inicial de detecção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google