A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ ANTÓNIO MESQUITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ ANTÓNIO MESQUITA."— Transcrição da apresentação:

1 PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ ANTÓNIO MESQUITA

2 PUBLICIDADE Meio de comunicação com o objectivo de captar a atenção do receptor através de meios estratégicos. A publicidade é uma actividade profissional que se dedica à exposição de ideias ao público, principalmente através da propaganda. Hoje em dia, as novas tecnologias de tratamento de imagem permitem a produção de uma série de novas potencialidade estéticas neste campo. Actualmente, todas as profissões beneficiam da prática da publicidade, transpondo a informação para revistas, cartazes, jornais, televisão, internet, autocarros, entre outros… UM MUNDO VASTO DE CRIATIVIDADE…

3 ACTUALMENTE A PUBLICIDADE ABRANGE VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAR:.PUBLICIDADE QUANDO O CORPO É OBJECTO DA IMAGEM.PUBLICIDADE BÍBLICA.PUBLICIDADE MITOLÓGICA.PUBLICIDADE INTERTEXTUAL.PUBLICIDADE HUMURISTÍCA / CARICATURIAL.PUBLICIDADE METAFÓRICA / FIGURADA.PUBLICIDADE INFANTIL, MATERNAL,PATERNAL.PUBLICIDADE ARTÍSTICA / ESTÉTICA.PUBLICIDADE ERÓTICA

4 PUBLICIDADE QUANDO O CORPO É OBJECTO DA IMAGEM Neste tipo de publicidade é frequente encontrar anúncios diversos, desde serviços comerciais, como perfumes, cosméticos, produtos de higiene corporal, clínicas de beleza, entre muitos outros. No entanto, muitos dos anúncios deste tipo de publicidade parecem ser eróticos, sendo que não é essa a imagem que se quer transmitir.

5

6

7

8

9 É considerada Publicidade Bíblica a exposição generalizada do velho e novo testamento enquanto temática na promoção do artigo em causa.A publicidade é uma técnica de comunicação e tendo isso em conta é condicionada por leis, de maneira a preservar a ética num sentido jurídico e moral, de forma resumida, todo o processo comunicativo serve, representa e determina a sociedade. E é por essa razão que toda a publicidade bíblica, em todas as suas variadas maneiras:audio, visual, publicidade exterior e audiovisual é sujeita a uma legislação que sustenta os princípios sociais das massas. A legislação referente á Publicidade Bíblica foi imposta pelos católicos da Irlanda do Norte á União Europeia como protesto ás promoções de vendas de bebidas espirituosas com recurso á temática Bíblica. PUBLICIDADE BÍBLICA

10

11

12

13 PUBLICIDADE MITOLÓGICA A mitologia está presente em várias manifestações artísticas, nomeadamente na literatura, na música, na escultura, na pintura, entre outros. Como tal, a publicidade vai buscar, igualmente, este tema. Neste tipo de publicidade é frequente as referências aos Deuses.

14

15 PUBLICIDADE INTERTEXTUAL A publicidade intertextual faz a ligação entre duas realidades. Na publicidade, a intertextualidade nota-se devido à utilização de metáforas, expressões populares, letras de música, entre outros. Como tal, este tipo de publicidade exige que o receptor reconheça os espaços conceptuais apresentados num anúncio, ou seja, o receptor deverá saber ler a imagem e reter a sua mensagem.

16

17 PUBLICIDADE HUMURISTICA / CARICATURIAL Neste tipo de publicidade a caricatura aparece com um ar excêntrico, cómico e humorístico. A caricatura dá grande importância aos aspectos anatómicos e psicológicos, sendo que a sua preocupação é distorce-los da realidade. No entanto, embora seja uma publicidade distorcida e não vulgar, esta tende a captar a atenção do receptor devido ao seu carácter humorístico.

18 PUBLICIDADE HUMURISTICA / CARICATURIAL O humor, também, aparece neste tipo de publicidade, sendo que este conceito abrange diversos tipos de arte, nomeadamente, a literatura, a música, as artes plásticas, entre outros. Actualmente, o humor é um dos meios mais procurados pela população nos vários tipos de media.

19

20

21 PUBLICIDADE METAFÓRICA / FIGURATIVA Neste tipo de publicidade é frequente encontrar metáforas pictóricas e elementos icónicos. Como tal, nesta publicidade faz-se a mistura de dois espaços conceptuais que originam uma multiplicidade de sentidos no anúncio, sendo que esta mistura metafórica resulta na fusão entre produto/consumidor.

22

23

24

25 PUBLICIDADE INFANIL, MATERNAL E PATERNAL Neste tipo de publicidade, os anúncios infantis, maternais e paternais transportam para o texto publicitário cargas psicológicas, sendo que o receptor sente uma gama de emoções. O simbolismo é outro dos conceitos patente neste tipo de publicidade, sendo que é visível a noção de intimidade e ternura familiar, sentimentos valorizados positivamente, entre outros.

26

27 PUBLICIDADE ARTÍSTICA / ESTÉTICA Neste tipo de publicidade é frequente encontrar anúncios cada vez mais bonitos de apreciar devido, principalmente, ás novas tecnologias de tratamento de imagem. Actualmente, o novo é mais valorizado e desejado, estimulando a interpretação do público. No entanto, o exagero visual dos anúncios faz com que o público/receptor não compreenda a sua mensagem, pois não está habituado ao tipo de anúncio muito sofisticado.

28

29

30 PUBLICIDADE ERÓTICA Neste tipo de publicidade existem dois tipos de anúncio: a publicidade erótica - expectativa; a publicidade erótica – efeito choque. Na expectativa, a sensualidade e erotismo transmitidos pela imagem não estão proporcionais com a parte do corpo que é mostrada, sendo que assim a sensualidade atinge o seu auge. No efeito choque, a mensagem que é transmitida no anúncio pretende captar e chamar a atenção do receptor. É, neste último conceito que o erotismo mais se evidencia.

31

32

33

34

35

36

37

38

39 WEBGRAFIA Riani.pdf a-Philippe+Lejeune.pdf

40 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DA EDUCAÇÃO TRABALHO REALIZADO POR: ANA PATRÍCIA PINTO, Nº 24 JOANA BRANCO, Nº 27 TATIANA LEONARDO, Nº 34 RICARDO PINTO, Nº VÂNIA GANHÃO, Nº 37 CURSO: ARTES PLÁSTICAS E MULTIMÉDIA – 1º ANO 2º


Carregar ppt "PUBLICIDADE DICIPLINA: CORPO E IMAGEM DOCENTES: TERESA SÁ ANTÓNIO MESQUITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google