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CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

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Apresentação em tema: "CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR PROFESSOR: FERNANDO SEABRA

2 2. Comércio Exterior Brasileiro: Incotermos

3 2. Incotermos: a distribuição do risco

4 Documentação em comércio exterior
Nomenclatura dos produtos para exportar: HS2007 = sistema padrão de seis dígitos adotada por mais de 200 países NCM = nomenclatura comum do Mercosul: 6 primeiros dígitos iguais ao HS2007 = 2 dígitos extras (maior especific.) Ex.: – terminais portáteis de telefonia celular Documentos mais importantes: Commercial invoice Registro de exportação Conhecimento de Embarque (Bill of Lading)

5 Exemplo de certificado de embarque

6 Transporte e Logística
Transporte marítimo = 80% do comércio exterior. Unitização de cargas: pallets e container Containers de 20’ (vinte pés): comprimento: 20’ (ou 6,10 m); largura: 8’ (ou 2,44 m); altura: 8’6” (ou 2,59 m). Container de 40’ (quarenta pés): comprimento 40’ e o resto igual ao de 20’. É o mais usado no comércio exterior. Tipos de containers Container padrão: concebido para transportar carga seca em geral (ver foto); Container refrigerado: para carga que requer baixas temperaturas (resfriadas ou congeladas, até -25º) Container flat rack: são abertos nas laterais; para cargas superdimensionadas; Container open top: aberto em cima (tb para cargas suoerdimensionadas) Container ventilated: são aqueles com janelas de ventilação; para produtos orgânicos.

7 3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações
Acessar o mercado externo: duas alternativas Exportação ou Investimento no exterior busca de mercados busca de recursos Razões para exportar maiores lucros qualidade e incorporação de tecnologia novos produtos e maior eficiência no uso da capacidade imagem da empresa diminuição da carga tributária

8 3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações
Determinantes da competitividade Preço liderança da empresa em custos produto razoavelmente homogêneo em relação à concorrência Diferenciação qualidade do produto design embalagem assistência técnica marca

9 3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações
Financiamento à exportação ACC (Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio) ACE (Adiantamentos sobre Cambiais Entregues) Fluxos Comerciais e Financeiros em uma Operação de ACC.

10 3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações
Marketing internacional quando as decisões de uma firma a respeito de suas estratégias de marketing são influenciadas pela ação da empresa em dois ou mais países. Pesquisa de mercado serve de base para o planejamento de uma estratégia de marketing internacional. País Exportador País Importador: EUA País Importador: Reino Unido ValorUS$mi Qtde1000pares PreçoUS$/par China 8.137 653 12,45 496 37 13,32 Itália 1.016 16 64,43 518 32,96 Vietnã 733 54 13,56 420 33 12,80 Brasil 681 18,50 230 10 22,48 Total 12.337 849 14,52 3.403 175 19,42 Importações de Calçados de Solado de Couro NCM 6403 – Países Importadores: EUA e Reino Unido – 2007. Fonte: Dados brutos – Comtrade

11 3. Competitividade, Marketing e Sistemas de Incentivo às Exportações
Feiras internacionais eventos que reúnem os principais produtos e inovações de determinado setor ou indústria. organizadas por governos, associações industriais ou companhias especializadas. aproximam ofertantes e demandantes de forma estruturada em um ambiente interativo e de contato imediato. O Efeito de Feiras Internacionais sobre a Comercialização. Fonte: elaborado pelo autor.


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