A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FECUNDAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FECUNDAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 FECUNDAÇÃO

2 GAMETOGÊNESE

3 OVULOGÊNESE OU OVOGÊNESE EM HUMANOS
Inicio - antes do 3ºmês de vida intra-uterina Ovogônias – para mitose, crescem, duplicam seu DNA e entram em meiose (ovócito I); Ovócitos I - envolvidos por células formando o folículo de Graaf ou folículo ovariano; Ovócitos I ficam parados em prófase I até a puberdade, quando são estimulados pelo hormônio FSH. A cada 28 dias(em média) 1folículo amadurece.

4 Amadurecimento - multiplicação das células foliculares e no acúmulo de líquido entre elas.
Ao mesmo tempo,o ovócito I termina a 1ª divisão da meiose, produzindo um ovócito II e um corpúsculo polar I. O ovócito II inicia imediatamente a 2ª divisão da meiose, mas estaciona em metáfase II.

5 ESPERMIOGÊNESE

6 TIPOS DE FECUNDAÇÃO A fecundação nos animais pode ser interna ou externa. Externa- obrigatoriamente em meio aquático. O número de gametas é enorme. Interna - incrível diversidade de adaptações comportamentais e anatômicas para colocar os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.

7 FECUNDAÇÃO OU FERTILIZAÇÃO
Processo de união e fusão dos gametas, originando a célula-ovo ou zigoto

8 FECUNDAÇÃO EM SERES HUMANOS

9

10 Para que ocorra a fertilização, muitos eventos são necessários:
1. O espermatozóide e o óvulo devem reconhecer-se mutuamente, através de sinalizadores químicos;

11 2. O espermatozóide deve ser ativado para abrir caminho até a membrana plasmática do óvulo;
Em mamíferos - enzimas na superfície de membrana digerem parte do cúmulos. Por isso, apesar de um só espermatozóide fecundar o óvulo, muitos são necessário nessa primeira fase. Na zona pelúcida, uma proteína espécie-específica (ZP3) se liga com proteínas de reconhecimento na cabeça do espermatozóide. Isso dispara a reação acrossômica, liberando enzimas que vão digerir a zona pelúcida.

12 3. As membranas plasmáticas do óvulo e espermatozóide devem fundir-se.
Outra proteína da membrana do óvulo liga-se a proteínas adesivas do espermatozóide, facilitando a fusão das membranas dos gametas.

13 4. O óvulo deve impedir a entrada de outros espermatozóides.
A fusão das membranas causa uma alteração na permeabilidade da membrana ovular aos íons Na+ e K+ , gerando uma onda de despolarização da membrana ovular. A despolarização gera a fusão dos grânulos corticais com a membrana ovular, liberando suas enzimas para o exterior. Estas alteram os receptores ZP3, impedindo assim, a ligação de outros espermatozóides.

14 5. Nos mamíferos, o núcleo do óvulo deve completar a segunda divisão meiótica.
Esse processo demora cerca de 12h após o núcleo do espermatozóide entrar no óvulo. 6. Os pronúcleos masculino e feminino devem se aproximar. Esse processo demora cerca de 15h após o núcleo do espermatozóide entrar no óvulo. Eles se aproximam, os cromossomos começam a se condensar, sem que ocorra fusão. As cariotecas degeneram e liberam os cromossomos no citoplasma ovular. Inicia-se a mitose que vai gerar os 2 primeiros blastômeros.

15 FECUNDAÇÃO

16 FECUNDAÇÃO e ANFIMIXIA
Fecundação (fertilização) é o processo de união do óvulo ao espermatozóide enquanto a cariogamia (anfimixia) é a fusão dos pronúcleos masculino e feminino. Na verdade, no caso humano não há fusão dos pronúcleos. Eles ficam próximos , os cromossomos se condensam e entram em mitose, iniciando a embriogênese.

17 CARIOGAMIA ou ANFIMIXIA

18

19

20 LEIA MAIS Capítulo 17, item 7.3 do livro “Biologia das células” – Amabis e Martho Fazer o guia de estudos 7.3, com exceção dos ex.9, 14, 15, 17 e 18.


Carregar ppt "FECUNDAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google