A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplos de Novas Idéias e Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplos de Novas Idéias e Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 Exemplos de Novas Idéias e Práticas
Março/Abril 2009

2 No Supermercado Festval Barigüi, em Curitiba, a idéia do projeto de mestrado da designer Dulce Albach, funciona como um caixa comum, com a diferença de que possui um contêiner para a pessoa já deixar ali mesmo as embalagens que jogaria no lixo ao chegar em casa. Depois, o material é encaminhado para reciclagem e a receita doada para uma organização. Caixa Ecológico Fontes: Revista Vida Simples – Embalado para o futuro

3 Sacola Oxi-Biodegradável
Supermercado Festval Barigüi – Curitiba: todas as sacolas fornecidas nas lojas são feitas de material Oxi-biodegradável, plástico que se decompõe 18 meses Fonte: Acesso em 06 Abr 2009

4 Embalagens sustentáveis
Plástico feito cana-de-açúcar – Brasken Isopor feito de fécula de mandioca e de milho, e casca de laranja com CO2 Revista Dinheiro Rural de julho de 2007

5 Plásticos sustentáveis
Nat-Ur: empresa dos Estados Unidos que desenvolve produtos à base de polímeros criados a partir do milho, como sacolas, sacos, embalagem para comida e bebida, que são biodegradáveis. Nat-Ur:

6 Embalagens sustentáveis
Resina Ecobrás feita de milho - Basf garrafas feitas de milho, substituindo o plástico – Belu

7 Tabela Ambiental Natura que traz informações de embalagens e produto;
Tabela produtos Tesco Carbon Free – impactos ambientais de emissão de carbono em 70 mil produtos; Tabela Ambiental Natura que traz informações de embalagens e produto;

8 Alternativas para as sacolas
Sacola multifuncional para ser usada no carrinho de compras e no transporte para casa – Bag Market – Gatto de Rua;

9 Reciclagem de orgânicos
Esgoto de residências se transformam em energia: biodiesel e biogás (Rio de Janeiro); Gás metano do esterco de porco gera energia em comunidades (Sadia no Sul do país); Casca do Cupuaçu no Amazonas abastece uma comunidade de energia elétrica; Geração de biogás do Aterro Sanitário Nova Iguaçu; Governo e iniciativa privada implantaram sistema de geração de biogás a partir do esgoto doméstico; Ceagesp recicla lixo orgânico transformando em ração líquida para animais, com restos de peixe fazem farinha para alimentar animais, composto orgânico para agricultura, reutilização da madeira como combustível para caldeira.

10 Reutilização de óleo Bio bras – ONG que recicla óleo e transforma em produtos de limpeza em conjunto com a comunidade, em Mogi das Cruzes. Ação Triângulo – Coleta e recicla óleo para a fabricação de sabão. Fabricação doméstica de sabão a partir de óleo.

11 Construções sustentáveis
Sede do Serasa em São Paulo é ecoeficiente – sistema de ar-condicionado inteligente, sensores nas torneiras, aproveitamento de luz natural, reuso de água, sistema de reciclagem. Ecohouse Urca – laje verde, ventilação cruzada, janelas redimensionadas para aproveitamento de energia natural, água reciclada e aproveitamento da água da chuva, aquecimento da água da casa é feito por energia solar, uso de madeira certificada na construção.

12 Construções sustentáveis
A antiga sede do Bank Boston, atual Banco Itaú, instalada na avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini foi totalmente projetada para ter eficiência energética e redução do consumo de água. Os vidros usados na construção fazem com que as salas não sejam aquecidas e a claridade seja difundida para o interior. Além de persianas especiais que têm a mesma função. A construção também disponibiliza geradores de energia, os elevadores são inteligentes, ar-condicionado ecológico, reutilização de água, entre outros.

13 Cadeia produtiva Azeite Borges – Possibilita ao consumidor saber da cadeia produtiva do produto desde o plantio da azeitona a partir da data de produção que consta no cartão de identificação do produto. Dole - Produtos orgânicos que também têm um número de registro e possibilita ao consumidor o rastreamento da cadeia produtiva desde o plantio.

14 Doe o que não serve para você!
A ABRE - Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes é uma ONG, de São Paulo, que identifica empresas e pessoas físicas que possuem excedentes - sobras de produção a roupas e embalagens usadas - e faz a redistribuição a entidades assistenciais que aproveitam ou transformam o material em renda.

15 Usando a criatividade O Swap-O-Rama-Rama é um bazar onde todo mundo pode extravasar seu lado criativo e dar cara nova para o que estava só ocupando espaço no guarda-roupa. O evento de trocas e customização teve início nos EUA e já conquistou adeptos pelo mundo todo, como em Israel e no Canadá. Cada participante contribui com uma sacola de roupas e acessórios que não usa mais. As peças ficam expostas para seleção de todos. Depois, o material é levado para estilistas, costureiras e outros colaboradores do mundo fashion. O resultado são peças únicas e elaboradas. As contribuições que não encontraram dono são doadas a instituições de caridade.

16 Eletroeletrônicos A Electrolux lançou o modelo LT60, também conhecida como TurboEconomia. A máquina de lavar suporta até 6kg de roupas, tem 3 níveis de água e conta com um sistema de reaproveitamento da água do último enxágüe, que você pode usar para regar as plantas, dar a descarga ou lavar o quintal.

17 Eletroeletrônicos Torneira inteligente
O dispositivo acoplado na torneira é um sensor para medir a temperatura e quanto você gastou a cada vez que abriu a torneira. Fonte: UOL Tecnologia

18 Celulares Celular Verde – Motorola (MOTOTM W233 Eco)
25% da estrutura externa feita com plástico reciclado de garrafas kit do aparelho é 100% reciclável; embalagem e manual com papel reciclado Bateria com maior vida útil e com até nove horas de conversação 1º do mundo com certificado CarbonFree (parceria com a Carbonfund.org, o carbono emitido na fabricação e na distribuição e uso do celular será compensado com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável No Brasil, os recursos serão destinados para um programa de tratamento de água, localizado em Vargem Bonita (SC). Fonte: Acesso 25 Março 2009.

19 Moda A Góoc  trabalha com calçados e acessórios 70% feitos de produtos reciclados. Mais de 1 milhão de pneus já foram reutilizados na produção de solados.

20 “O Nosso Algodão já Nasce Colorido”
Moda Consórcio Natural Fashion, que trabalha com algodão orgânico tingido naturalmente, foi fundado em abril de 2000, na cidade de Campina Grande, Paraíba, gerando cerca de 850 empregos diretos e indiretos. Natural Fashion: “O Nosso Algodão já Nasce Colorido”

21 AmazonLife: www.amazonlife.com
Moda A AmazonLife, empresa carioca de acessórios, desenvolveu bolsas, pastas, necessaires, malas e mochilas à base de látex natural extraído de seringueiras nativas da Amazônia. Os produtos são feito por índios e seringueiros. A produção sustentável ajuda a proteger mais de 900 mil hectares de mata da exploração irregular. AmazonLife:

22 Moda Suzana Rodrigues é a típica empreendedora consciente. Desempregada, a designer procurou a Penitenciária Feminina do Distrito Federal para contribuir na recuperação de detentas oferecendo capacitação e oportunidade de trabalho. As detentas aprenderam a fazer biojóias. Hoje conta com 30 operárias internas. O trabalho da Arte Brasil recebeu o selo do Consórcio de Tutela do Trabalho Justo, Ético e Solidário de Milão – um selo dado por uma instituição italiana que comprova que o produto é feito com trabalho justo e solidário.

23 Moda Pesquisadores chineses conseguiram desenvolver uma nova tecnologia para confeccionar uma roupa “ecológica” por meio da mistura de fibra de milho com bambu. Com o material, é possível tecer roupas cômodas e suaves.

24 Reaproveitando pneus O designer Daniel Beato retira pneus do meio ambiente e produz móveis emborrachados. O trabalho envolve jovens e adolescentes, colocando-os em contato com a arte. Além de pneus, o designer reutiliza sucatas automotivas, retardando sua disposição e decomposição no meio ambiente

25 Cadeira confortável e durável feita de pneus
Reaproveitando pneus Cadeira confortável e durável feita de pneus

26 Decoração O Xaxim, nativo da Mata Atlântica, leva até 100 anos para atingir a maturidade e está seriamente ameaçado de extinção pelo corte indiscriminado e comércio indevido. Pensando nesse desafio ecológico, a Coquim criou uma linha de vasos, placas, estacas e mantas, em vários tamanhos, a partir da fibra do coco. Os produtos são naturais, orgânicos, renováveis, biodegradáveis e recicláveis. A fibra é ideal para orquídeas.

27 Computadores A ASUS, empresa do ramo de informática, criou a EcoBook.
Em vez de alumínio, policarbonato e magnésio, entram produtos naturais, biodegradáveis e abundantes, como a fibra de bambu e papel reciclado. O plástico utilizado provém de matéria-prima reciclada, que é numerada para facilitar a reciclagem quando o produto for descartado.

28 Computadores A empresa japonesa Evergreen desenvolveu uma linha de teclado, mouse e monitor feitos de bambu.

29 Fonte: http://www.itautec.com.br
Computadores A brasileira Itautec desenvolveu computadores compatíveis com a diretriz européia RoHS, que prevê a não utilização de metais como chumbo e cádmio na fabricação. A USP decidiu adotar critérios de sustentabilidade na substituição de seus equipamentos e comprou da Itautec, concedendo um selo verde aos produtos. Fonte: Acesso em 22 Abr 2009.

30 Freegans Nova Yorque descarta por ano 23 milhões de quilos de alimentos. Na tentativa de minimizar este desperdício, surge o freeganismo. Trata-se de um grupo de pessoas que resolvem mudar de vida e buscar seu sustento no lixo. O movimento começou nos EUA, Austrália e Inglaterra. Além de minimizar o desperdício, o movimento também tem o objetivo de divulgar o problema do desperdício de alimentos. ou

31 Novas idéias Um chuveiro que avisa a hora de desligar. Você programa o tempo de banho, em no máximo 12 minutos, e quando o tempo acabar o chuveiro desliga sozinho. O equipamento só liga novamente depois de dois minutos. É só girar a manivela durante 3 minutos e este carregador gera energia para se conversar no celular por 10 minutos. O equipamento é compatível com diversas marcas de celular.

32 Novidades... Um velocípede que parece um carro. Feito de fibra de carbono (que é muito leve) o velocípede pode chegar a 60 quilômetros por hora, dependendo da força de quem estiver pedalando. Além de leve e estável, porque tem duas rodas na frente, o equipamento é fechado, protegendo o passageiro da chuva e vento. O relógio-vaso funciona com água. A água usada para manter a planta viva é transformada em energia. Isso ocorre porque um conversor interno tira elétrons das moléculas de água e os transforma em energia.

33 Cerca e porteira sustentáveis
O proprietário da Fazenda Vitória, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, Reynaldo Teixeira Amaral Júnior, usou os pneus que são indevidamente jogados em seus tanques de produção de tilápias para fazer mourões para cercas e ripas para as porteiras. O produtor usa ainda as abas laterais do pneu para fazer tubulação de água pluvial ou bueiros.

34 Loja Ecoeficiente – Wal-Mart
1 9 10 Prédio Eficiente 10.1 Construção de elevações progressivas 10.2 Redução da altura das lojas 10.3 Uso de vidros reflexivos 10.4 redução do uso de vidros 10.5 Iluminação zenital mais eficiente 10.6 Teto verde 8 Sistema de Energia Renovável 1.1 Turbina eólica 1.2 Fonte de energia fotovoltaica Treinamento e Educação 9.1 Treinamento para os responsáveis e para a equipe operacional 9.2 Workshops para os clientes 9.3 Comunicação visual das iniciativas Paisagismo 8.1 Paisagem com árvores adultas 8.2 Vagas especiais para "carpooling" 8.3 Vagas especiais para bicicletas 8.4 Plantar árvores para ajudar a neutralizar as emissões de CO2 8.5 Pavimento de concreto/grama 8.6 Manutenção das árvores existentes 2 Eficiência em Energia 2.1 Sensores de movimento nos escritórios administrativos 2.2 Sistema completo de gerenciamento de energia 2.3 Aquecedores solares (painéis) 2.4 Cabos de baixa emissão de gases 2.5 Iluminação T5 no estacionamento e subsolo. 2.6 Iuminação T5 Lighting at administratives Areas (offices) 2.7 7% de redução do nivel de iluminação 2.8 Iluminação LED nos “backlights” 2.9 Iluminação LED nas portas de refrigeradores 2.10 Ceras especiais no piso de vendas para refletir iluminação 7 Gerenciamento de Resíduos e Reciclagem 7.1 Gerenciamento de resíduos durante a construção 7.2 Estações de Coleta e Central de Resíduos Uso de madeira certificada 7.4 Gerenciamento de resíduos - clientes 7.5 Gerenciamento de resíduos - operacional Este é o cardápio de iniciativas de construções sustentáveis – 58 iniciativas no total. Primeira loja ecoeficiente em 2008, a qual contemplará 100% das iniciativas listadas nesta lâmina. No entanto, temos implantado iniciativas de construções sustentáveis em todas as nossas novas lojas e também nas reformas das lojas existentes desde 2005. A loja obedece a padrões construtivos de baixo impacto ambiental, a unidade funcionará como laboratório experimental de novas tecnologias e materiais alternativos para outras unidades da rede. Também abrigará programas de conscientização de clientes. Todos os componentes de madeira contarão com certificado de manejo sustentável de florestas. O uso de concreto poroso nas passarelas e nas calçadas e a criação de compartimentos de retenção possibilitarão a recuperação de toda a água da chuva no terreno, para uso nos jardins e nos sanitários. o telhado terá o “teto verde”, cobertura isolante de carga térmica que reduz o consumo de energia, absorve água e permite o cultivo de pequenas plantas. sistemas de reutilização e reciclagem reduzirão o descarte de resíduos. O Wal-Mart é membro fundador do Green Building Council, organização não-governamental sem fins lucrativos que promove políticas e técnicas de construção sustentável 3 4 5 Sistema de Refrigeração 3.1 Painéis de espuma 3.2 Piso isolante 3.3 Portas dos refirgeradores e freezers com fechamento automático 3.4 Reaproveimento da água quente do Rack House 3.5 RTU's mais eficientes 3.6 Sistema paralelo com Glicolpropileno 3.7 Sistema de protocolo 3.8 redução de espaço nos refrigeradores, freezers e salas de preparação 3.9 Sistema de refrigeração CO2 Armazenamento de Água da Chuva 5.1 Concreto poroso nas áreas de circulação e calçadas 5.2 Área de retenção 5.2 Tanque de retenção 6 Seleção de materiais orgânicos e reciclados 4.1 Madeira certificada 4.2 Tinta á base de água 4.3 Chão de concreto exposto 4.4 Portas flexíveis feitas de material reciclado 4.5 Uso de gabião 4.6 Vidros reciclados 4.7 Drywall reciclado Conservação de Água 6.1 Reuso de água da chuva nos banheiros e nos jardins 6.2 Faucets com sensores de movimento 6.3 Fluxo de água com ar pressurizado para minimizar o volume de água 6.4 Menor utilização de água nos Mictórios 6.5 Mictórios secos

35 Wal-Mart Supercenter Granja Viana
Redução da altura do teto Iluminação Natural “Parede verde” A loja de Granja Viana, inaugurada aqui em São Paulo no ano passado contempla atualmente o maior número de iniciativas (das 58 ela possui 23) de construções sustentáveis tais como..... Vidro espelhado Muro de contenção com gabião Área de preservação (170 novas árvores nativas de Mata Atlântica). Piso de concregrama

36 Embalagens – Wal Mart Água de 5L - reduziu 8g de plástico por garrafa.
- Economia de 39,94 kg de pet por caminhão; - Economia de garrafas de pet por ano. 4t a menos de C02 equivalente Embalagem impressa em sistema (reduz o consumo de energia e elimina o uso de solventes – evitando o efeito estufa) Ainda na área de resíduos temos um enorme desafio aqui para modificar as nossas embalagens buscando soluções mais amigáveis para o meio- ambiente e eliminando material desnecessário para diminuir não só a utilização destes recursos mas também os custos com transporte que embalagens maiores podem significar. O ganho destas reduções é muito significativo e nos dá a dimensão exata do que temos como potencial. Já temos modificado muito em nossas embalagens de marcas próprias mas também já temos alguns parceiros que tem trazido soluções. Embalagens com certificado FSC (Forest Stewardship Council). Impressão feita em gráfica certificada.


Carregar ppt "Exemplos de Novas Idéias e Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google