A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O meu corpo… CAMINHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O meu corpo… CAMINHO."— Transcrição da apresentação:

1 O meu corpo… CAMINHO

2

3 Olha-te ao espelho! De que cor são os teus olhos? Talvez sejam castanhos, azuis, verdes ou cinzentos. Os olhos permitem-nos ver o mundo em que vivemos. Fecha os olhos e imagina como será não ver mesmo nada!

4 protegem os teus ouvidos!
Ouve! O teu mundo está cheio de barulho. Os teus ouvidos ouvem milhares de sons todos os dias. As tuas orelhas ajudam a apanhar os sons e protegem os teus ouvidos!

5 Cheira! O teu nariz é uma máquina de cheirar! Consegues cheirar mais ou menos dez mil cheiros diferentes. O olfacto de um cão pode ser um milhão de vezes melhor do que o nosso!

6 Deita a língua de fora! A tua língua pode diferenciar os sabores azedos, doces, salgados e amargos. Também ajuda a mexer a comida dentro da boca e a engoli-la.

7 Grita! Sente o ar a fazer vibrar as tuas cordas vocais como as cordas de um instrumento musical. Com a ajuda da língua e dos lábios, consegues formar palavras e cantar.

8 Explora os teus dentes! Toca-os com a língua – alguns são aguçados para morder a comida e outros têm altinhos para mastigar. Quando fores grande terás ao todo 32 dentes!

9 Passa as mãos pela cabeça!
Tens centenas de milhares de cabelos na cabeça. E tens pêlos no corpo.

10 O teu maior músculo é o do rabo!
Aperta o braço! Apalpa os teus músculos! Tens 650 músculos no corpo. Eles ajudam-te a mexeres-te e a levantar coisas. Adivinha qual é o teu maior músculo. O teu maior músculo é o do rabo! Chama-se nadegueiro.

11 Toca as costelas! As costelas são uma espécie de gaiola óssea para todos os órgãos moles que estão dentro do peito. O conjunto dos ossos que nos sustentam chama-se esqueleto.

12 Cá está ele! Um esqueleto humano!

13 Salta! Os ossos e músculos fortes das tuas pernas ajudam-te a andar, pular e saltar.

14 Belisca a pele! É suave, mas é resistente e cobre-te da cabeça aos pés; protege-te do calor e da sujidade do mundo exterior. Quando te magoas, a tua pele cria uma crosta de sangue seco para se proteger enquanto por baixo cresce pele nova.

15 Pensa! Pensa em coisas felizes… É o teu cérebro a trabalhar! Pensa no dia de ontem… É o teu cérebro a lembrar-se! O teu cérebro faz-te pensar, ver, falar, sentir, rir e chorar. Diz-te quando é que tens fome e quando é que tens de ir à casa de banho.

16 Todos os animais vivem as suas vidas próprias com os seus corpos próprios – incluindo nós!

17 Título original “O meu corpo o teu corpo”
Texto e ilustrações de Mick Manning e Brita Granstrom Trabalho realizado por Carlos Samina Projecto de Desenvolvimento das BE/CRE’s das EB1 e JI do AVE de Palmela Ano Lectivo 2006/2007


Carregar ppt "O meu corpo… CAMINHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google