A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

2 Problemas na organização Sistema de informação Como eles são divididos Porque utilizar ERP Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 2

3 Problemas na organização Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 3 Os problemas empresariais são complexos por sua característica de inter-relação com vários ambientes. Desta forma, o problema não pode ser resolvido pela solução mais rápida. É necessário um estudo profundo para resolvê-los corretamente.

4 Resolução de problemas empresariais Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 4 A melhor abordagem é o desmembramento da empresa em 3 perspectivas: Perspectiva de pessoas; Perspectiva organizacional; Perspectiva de tecnologia. Não basta também apenas dividi-la nestes elementos, é necessário verificar seus relacionamentos.

5 Resolução de problemas empresariais Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 5 A aplicação da tecnologia é tentadora para buscar a melhor e a mais rápida solução definitiva do problema. A falta de critério para resolver problema na empresa pode levar a sua camuflagem. Admitir o problema. Definir o que ele é. Definir sua prováveis causas. Definir o que pode ser feito para solucioná-lo. Definir quais recursos serão utilizados. Um problema camuflado pode voltar amplificado.

6 Resolução de problemas Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 6 Soluções prontas são mais fáceis!!!???? Outras pessoas são melhores??? O chefe sempre está certo quando sugere uma solução? Desenvolver um estudo demanda muito tempo!!!???? Um bom administrador deve sempre buscar explicações sobre o problema que enfrenta utilizando o pensamento crítico em qualquer decisão de responsabilidade.

7 Pensamento Crítico Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 7 Suspensão do julgamento precoce com a consciência da existência de múltiplas perspectivas e alternativas. Ele envolve: Manutenção da dúvida e suspensão do julgamento precoce; Conhecimento das diferentes perspectivas envolvidas; Teste de alternativas e direcionamento conforme a experiência; Conscientização dos limites existentes de recursos humanos, técnicos e organizacionais.

8 Modelo do cone invertido (MCI) Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 8 Metodologia de resolução de problemas que auxilia na redução de um conjunto muito grande de alternativas existentes. Possui 2 fases principais: Análise do problema: Projeto da solução.

9 Modelo do cone invertido Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 9

10 Modelo do cone invertido (MCI) Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 10 Etapa 1: Análise do problema Estima a correta dimensão do problema suas dependências e seus dependentes. Etapa 2: Compreensão do problema Pesquisa ou investigação do problema com pessoas, documentos e questionários que deve resultar numa informação concisa do problema.

11 Modelo do cone invertido (MCI) Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 11 Etapa 3: Tomada de decisões Alinhamento da resolução do problema com os planejamentos empresariais para definição de quais recursos serão empregados. Etapa 4: Projeto da solução Planejamento da solução que é composto pelo Projeto Lógico e pelo Projeto Físico.

12 Modelo do cone invertido (MCI) Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 12 Etapa 5: Implementação da solução Estratégia de desenvolvimento da resolução prevendo os impactos gerados nas três perspectivas. O modelo de relacionamento cíclico pode ser considerado nas fases de análise e compreensão do problema, mas podem ter alto grau de importância no processo de tomada de decisões.

13 As perspectivas Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 13 As três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico podem ser consideradas os alicerces da organização. Seus desequilíbrios podem representar grandes impactos no desenvolvimento do negócio. Assim, considerar seus principais elementos na resolução de problemas é de grande importância.

14 Perspectiva Tecnológica Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 14 Compreende as tecnologias existentes na organização sendo o Hardware, Software, o Banco de dados e os sistemas de telecomunicações e redes. Deve-se considerar: Capacidade atual e ampliação; Compatilibilidade entre novos e existentes; Mudanças de tecnologia.

15 Perspectiva Organizacional Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 15 Compreende os processos, políticas e valores existentes na organização frente as flutuações internas e externas. Deve-se considerar: Internamente: Política, Burocracia, Cultura, Gerenciamento. Externamente: Turbulência, Complexidade, Recursos.

16 Perspectiva de Pessoas Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 16 Compreende os trabalhadores diretos ou indiretos da organização. Deve-se considerar: Ergonomia; Controle interno; Treinamento; Envolvimento; Enquadramento as leis e regulamentos.

17 Tomada de decisões Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 17 Habilidade de processar informações mediante uma análise lógica e objetiva. Deve sempre buscar a melhor solução dentro das possibilidades das estratégias da empresa. Compreende 3 etapas: Estabelecimento de objetivos; Determinação da exeqüibilidade; Escolha da melhor solução.

18 Tomada de decisões Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 18 O estabelecimento de objetivos pode ser a parte mais complexa deste processo. Ele deve ser baseado na: Determinação das metas corporativas; Determinação das metas dos sub-sistemas; Execução da concordância destas com os fatores críticos de sucesso.

19 Tomada de decisões Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 19 CSF (Critical Sucess Factors) ou FCS (Fatores Críticos de Sucesso) São pontos fundamentais que devem ser relutantemente perseguidos para que uma atividade tenha sucesso. Podem ser: CFS diretos; CFS indiretos.

20 Definição de metas Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 20 Errar na definição de uma meta pode representar distorções sobre seu entendimento e seu insucesso. Para sua correta definição deve-se ter: Direção; Ponto focal; Cronograma; Medida de eficiência; Dono.

21 Exeqüibilidade Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 21 Capacidade de algo ser executado. Momento em que a organização necessita determinar as ferramentas para promover a solução escolhida. Considerar fatores internos e externos.

22 Exeqüibilidade Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 22 Preocupações internas: Capacidade de adequação dos subsistemas à nova solução; Compatibilidade com a cultura da organização; Gerenciamento dos contrários à solução. Preocupações externas: Recursos financeiros; Leis e regulamentos; Poder de ação da concorrência; Características comerciais dos fornecedores; Comportamento do cliente.

23 Escolha da solução Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 23 Pode ser promovida de diversas formas; O melhor método, e mais empregado, é a solução mais economicamente viável ou com a melhor relação Custo x Benefício. Para isso é necessário definir: Fatores tangíveis; Fatores intangíveis.

24 Projeto da solução Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 24 Projeto lógico deve compreender: Saídas; Entradas; Processamento; Banco de dados; Procedimentos; Controles.

25 Estratégias de implantação Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 25 Podem ser: Conversão paralela; Corte direto; Projeto piloto; Abordagem em fases. Cada modalidade pode ter vantagens e/ou desvantagens dependendo do tamanho do sistema e nível de complexidade.

26 Gerenciamento de Mudanças Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 26 Necessário no processo de implantação de uma solução, ele envolve: Resistência a novos procedimentos; Novos relacionamentos a serem implantados; Capacidade de absorção de mudanças; Treinamento e conscientização das pessoas; Mudanças políticas e estruturais.

27 Em Sistemas de Informação Sistemas de Informação - Editora Saraiva - Emerson de Oliveira Batista 27 A implementação de soluções deve compreender: Desenvolvimento do sistema; Seleção do hardware; Teste do sistema; Treinamento dos usuários e documentação do sistema.


Carregar ppt "Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google