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Curso de capacitação museológica Sistema Estadual de Museus UPPM – SEC Etapas de trabalho da curadoria Valéria Piccoli Pinacoteca do Estado de São Paulo.

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1 Curso de capacitação museológica Sistema Estadual de Museus UPPM – SEC Etapas de trabalho da curadoria Valéria Piccoli Pinacoteca do Estado de São Paulo abril 2011

2 ImagemDados TécnicosExpo montagemCatálogoCromo 1Maximilian zu Wied-Neuwied Fisionomias de quatro Botocudos com uma cabeça de múmia 1822 Água forte sobre papel 35,3 x 51,3 cm Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo – Doação Fundação Estudar, 2007 Parede Montada em passepartout: 44 x 62 cm Emoldurar SimFotografar 2François Auguste Biard Indios da Amazônia adorando o Deus- Sol c.1860 Óleo sobre tela 85,4 x 111,5 cm Coleção particular, São Paulo Parede Emoldurada: 120x140 cm SimSolicitar ao proprietário Exemplo para elaboração de lista de obras para exposição

3 Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 1º parteApresentação da instituição Apresentação do projeto da exposição 2ª partePedido do empréstimo da obra Justificativa 3ª parteGarantias e responsabilidades da instituição emprestadora com relação às obras emprestadas (seguro, transporte, embalagem, etc.)

4 Prezados Senhores, Em agosto de 2011 a Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugurará a nova exposição das obras de seu acervo, projeto que vem sendo desenvolvido pela equipe da instituição desde 2008 e já aprovado tanto pelo Conselho de Orientação Artística do museu quanto pela Secretaria de Estado da Cultura. A nova proposta para a mostra de longa duração do acervo da Pinacoteca foi desenvolvida a partir de avaliações internas com especialistas da área de museus e artes, bem como de pesquisas realizadas junto aos diversos públicos que visitam o museu. Dessa forma, foram estabelecidas as bases para a constituição de uma nova narrativa na colocação das obras, organizada em torno de dois eixos de reflexão: a criação de um sistema de arte no Brasil (envolvendo os aspectos de ensino, exposições e mercado) e a constituição de um imaginário paulista, que está na base da fundação da Pinacoteca. O novo projeto contempla não apenas a revisão das informações veiculadas em textos de parede e etiquetas, como também a completa renovação do espaço físico das salas expositivas. Nossa intenção é que a nova exposição reflita um trabalho mais aprofundado e sistemático em torno do acervo e possa oferecer ao visitante uma experiência mais estimulante e instrutiva em seu contato com as artes visuais. Ao pretender uma abordagem mais reflexiva sobre a arte produzida no Brasil desde o período colonial até a década de 1930, foi inevitável que algumas lacunas existentes no acervo da Pinacoteca se fizessem mais notáveis. Com o intuito de suprir apenas as que se mostraram fundamentais para o projeto da nova exposição, gostaríamos de solicitar a colaboração de algumas instituições na forma do estabelecimento de contratos de comodato. Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 1 – Apresentação do projeto expositivo

5 Desse modo, vimos solicitar sua fundamental colaboração para esse projeto da Pinacoteca do Estado considerando a possibilidade de empréstimo da obra de Frans Post, Vila Ipojuca (1640), pertencente ao acervo da instituição cultural sob sua responsabilidade. Frans Post é um nome indispensável quando se pretende estabelecer uma cronologia da história da arte no Brasil e a ausência de uma obra de sua autoria no acervo da Pinacoteca é, sem dúvida, uma das mais importantes lacunas desta coleção. A nova exposição do acervo da Pinacoteca compreende uma sala dedicada à iconografia dos viajantes. Sendo assim, a pintura Vila Ipojuca seria a introdução a esta sala, sinalizando o primeiro momento em que o ambiente natural do Brasil é representado segundo as tradições da pintura de paisagem européia. Ao mesmo tempo, ela serviria a reforçar a singularidade da produção artística que resulta do período de governo nassoviano no nordeste do país, que nos legou, além de Frans Post, as obras de Albert Eckhout. Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 2 – Pedido e justificativa do empréstimo

6 A Pinacoteca do Estado de São Paulo providenciará um contrato de comodato, apólice de seguro prego a prego, assim como se responsabilizará pelos custos de embalagem e transporte da obra solicitada. Caso esteja de acordo, pedimos a gentileza de preencher e assinar as duas vias do formulário anexo e encaminhá-las à Pinacoteca do Estado de São Paulo aos cuidados de Maria Luiza Moraes – Coordenadora do Núcleo de Gestão Documental do Acervo; Praça da Luz, 2 – Bairro Luz – CEP , tel: Agradecemos antecipadamente sua consideração e sua valiosa colaboração. Permanecemos à sua disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias. Minhas cordiais saudações, Marcelo Mattos Araújo Diretor Executivo Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 3 – Garantias da instituição emprestadora

7 Exemplo de identidade visual

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9 Exemplo de texto de apresentação de exposição Facchinetti A exposição Facchinetti oferece ao público, pela primeira vez, uma visão de conjunto da produção deste artista italiano, natural de Treviso, que imigrou para o Brasil em 1849, aos 25 anos. Radicado no Rio de Janeiro, Facchinetti foi professor de italiano e de desenho até começar a destacar-se, no final dos anos de 1860, como pintor de paisagens. A partir de então, nobres da casa imperial, barões do café, e também diplomatas e comerciantes estrangeiros tornaram-se clientes do seu gabinete de vistas do Brasil, que ele anunciava em diferentes idiomas nos almanaques da época. Durante os 50 anos em que viveu no Brasil, Facchinetti construiu uma carreira que se desenvolveu à margem da arte oficial produzida no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes. Com seu trabalho meticuloso e constante, adquiriu notoriedade e respeito, garantindo para sua obra um lugar de destaque no panorama da arte brasileira. A seleção de obras que constitui a exposição contempla exclusivamente a pintura de paisagem, a porção mais relevante da produção de Facchinetti. Os trabalhos foram agrupados por locais representados, de modo a destacar os pontos de vista consagrados pelo artista como privilegiados para a representação do Rio de Janeiro e seus arredores. A partir deles, o artista produziria, com espaços de até 20 anos, várias versões de uma mesma vista, alterada em escala ou coloração para simular efeitos de luz em diferentes momentos do dia. A exposição destaca também as inscrições que Facchinetti acrescentava no verso de suas pinturas, prática muito característica do artista, o que nos possibilitou circunscrever melhor o público de sua obra e investigar a produção de pinturas feitas por encomenda naquele período. Facchinetti vem assim contribuir para uma compreensão mais ampla da atuação deste pintor, cujo legado é hoje parte do patrimônio cultural brasileiro.


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