A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa e Sistematização Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa e Sistematização Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Sistematização Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

2 Segunda fase da Pesquisa Agora que seu grupo já leu e estudou bastante sobre o tema escolhido, é hora de: –Fazer pesquisa de campo –Analisar os dados empíricos –Confrontar dos dados da pesquisa empírica com as hipóteses e com as fontes bibliográficas

3 Pesquisa de campo O que saber antes de ir a campo? Onde procurar essas informações? (de acordo com o tema e fontes escolhidas)

4 Fonte Oral Como se faz uma entrevista? –Preparar roteiro –Entrar em contato com o entrevistado –Explicar objetivos da pesquisa –Gravar a conversa

5 Entrevista Pré entrevista: primeiro contato com o colaborador. Momento onde definimos hora e local e explicamos o projeto motivador Entrevista: momento da gravação, sua condução irá depender das escolhas feitas no projeto

6 Roteiro ou questionário O questionário pode ser: Aberto - as perguntas devem deixar espaços para complementações relacionadas com os temas pesquisados Fechado - as perguntas devem ser previamente delimitadas

7 O eu e o outro Encontro com o diferente Subjetividade –Memória é seletiva –Esquecimento: não se pode lembrar de tudo Questões éticas –A quem interessa essa pesquisa? –Que retornos ela dará? Para o eu e para o outro?

8 Analisando uma Entrevista E o que se faz com a entrevista depois? –Ouvir o material (muito) –Transcrever –Selecionar passagens –Analisar o que foi dito

9 Caderno de campo Instrumento conhecido pelos antropólogos. Anote tudo nele, faça sua própria etnografia, isso o ajudará na escritura do texto final.

10 Execução da Pesquisa Coleta Elaboração Análise e Interpretação dos Dados; Conclusão;

11 Fotografia Para se trabalhar com fotografia é preciso: –Selecionar bom(s) documento(s) –Fazer uma boa reprodução –Explicá-lo (legenda que destaque o que quer analisar) –Analisar

12 Seleção de documento

13 Elaboração de Legenda

14 Montagem de Seqüência

15 Referência de citação

16 O filósofo Walter Benjamim, no ensaio O narrador, criticou o tempo em que viveu. A modernidade, marcada pelos avanços da sociedade industrial e suas tecnologias que, cada vez mais, isolava os sujeitos e desconsiderava a experiência dos mais velhos como fonte de saberes válidos para se viver no presente. (BENJAMIM, 1996). Lembre-se de colocar a referência completa na bibliografia.

17 Proposta de montagem I

18

19 Citações Forma de citação –SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano. –SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. IN: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. /ou/ título da Revista. Cidade: Editora, ano, pp.XX.

20 Referência bibliográfica Qual a diferença entre referência bibliográfica e bibliografia? –No projeto: bibliografia –Na apresentação: referência bibliográfica

21 Organização do Texto final Partes necessárias: –Capa –Sumário –Apresentação/Introdução –Capítulos/partes –Conclusão –Referência bibliográfica –Anexos

22 PIM Capa Folha de avaliação Epígrafe (opcional) Dedicatória (opcional) Índice Introdução: Pesquisa Conclusões Ficha técnica Bibliografia:

23 Capa Conteúdo –Título do trabalho –Foto (se necessário) –Texto apresentação –Nome do orientador –Nome do co-orientador –Nome dos componentes do grupo –Série/Ano de ensino

24 Exemplo

25 Sumário Conteúdo –Nome das partes do trabalho (a partir do sumário) com suas respectivas páginas

26 Apresentação ou Introdução A apresentação ou a introdução ainda não é um capítulo de seu trabalho. Cabe nessa parte fazer a apresentação do tema e da abordagem de estudo que será apresentada no trabalho. Assim como um parágrafo sobre a organização e idéias defendidas em cada capítulo. Parte inicial do texto: fornece uma visão global da pesquisa realizada onde consta a formulação e a delimitação do assunto tratado, de forma a justificar e apresentar os objetivos da pesquisa.

27 Exemplo

28 Exemplo cont.

29 Capítulos ou Partes Apresenta a pesquisa feita, com o cronograma do grupo, funções de cada integrante. Nos capítulos é que se registrará o desenvolvimento das idéias e conclusões de pesquisa de forma organizada. Cada capítulo deve abordar um aspecto do tema escolhido. Pode ser dividida em partes e/ou capítulos de acordo com a escolha dos temas tratados. Parte que o grupo deve fazer as citações de leituras feitas e apresentar as análises das fontes que trabalharam. É muito importante registras os créditos de cada texto e imagem utilizados.

30 Parte central do texto, em que o grupo deve apresentar e explicar todo projeto/produto desenvolvido. Ou seja o grupo deve explicar seu Projeto Gráfico e/ou sua Produção Visual. Explicitando Nome para o produto, tema, público alvo, aplicação de elementos que caracterizando o projeto, escolha das fontes/imagens/cores, tamanho dos títulos, subtítulos, textos. Quantidade de grade. Aplicações das imagens.

31 Conclusão Conclusão é a parte em que os autores do texto devem fazer sua amarração e sistematização dos resultados do trabalho.

32 Exemplo

33 Exemplo cont.

34 Referência bibliográfica No projeto foi apontada uma bibliografia que seria lida e selecionada. Na referência bibliográfica de seu trabalho devem ser colocados os livros/sites... Que foram usados (lidos e citados).

35 Anexos Parte não obrigatória É importante colocar anexos no caso de informações criadas pela pesquisa ou que não são de fácil acesso. Podem vir em anexo: entrevistas, imagens, gráficos, documentos textuais...

36 Aprendendo a aprender Métodos e técnicas para geração do conhecimento; –Atenção – concentração, intermitência e interesse; –Memória – visual, auditiva, motora, afetiva, locativa, nominativa; leis da repetição, atenção, emoção, interesse e estrutura; –Associação de Idéias – Princípios da relação, afetividade, espontaneidade e controle, infinidade e egocentrismo;

37 Planejamento e estudo O hábito de estudo e seu planejamento; –A organização – o tempo, material e o ambiente; –Preparação e revisão de aula – a leitura prévia, a aula, a revisão;

38 Estudo em Grupos –Grupo de estudos quantidade; coordenação e responsabilidade; a prática da documentação; modos de ler; formação de grupos; o ambiente de estudo;

39 Trabalhos Científicos Monografia Dissertação Tese


Carregar ppt "Pesquisa e Sistematização Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google