A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa e Sistematização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa e Sistematização"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Sistematização
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

2 Segunda fase da Pesquisa
Agora que seu grupo já leu e estudou bastante sobre o tema escolhido, é hora de: Fazer pesquisa de campo Analisar os dados empíricos Confrontar dos dados da pesquisa empírica com as hipóteses e com as fontes bibliográficas

3 Pesquisa de campo O que saber antes de ir a campo?
Onde procurar essas informações? (de acordo com o tema e fontes escolhidas)

4 Fonte Oral Como se faz uma entrevista? Preparar roteiro
Entrar em contato com o entrevistado Explicar objetivos da pesquisa Gravar a conversa

5 Entrevista Pré entrevista: primeiro contato com o colaborador. Momento onde definimos hora e local e explicamos o projeto motivador Entrevista: momento da gravação, sua condução irá depender das escolhas feitas no projeto

6 Roteiro ou questionário
O questionário pode ser: Aberto - as perguntas devem deixar espaços para complementações relacionadas com os temas pesquisados Fechado - as perguntas devem ser previamente delimitadas

7 O ‘eu’ e o ‘outro’ Encontro com o diferente Subjetividade
Memória é seletiva Esquecimento: não se pode lembrar de tudo Questões éticas A quem interessa essa pesquisa? Que retornos ela dará? Para o “eu” e para o “outro”?

8 Analisando uma Entrevista
E o que se faz com a entrevista depois? Ouvir o material (muito) Transcrever Selecionar passagens Analisar o que foi dito

9 Caderno de campo Instrumento conhecido pelos antropólogos.
Anote tudo nele, faça sua própria “etnografia”, isso o ajudará na escritura do texto final.

10 Execução da Pesquisa Coleta Elaboração
Análise e Interpretação dos Dados; Conclusão;

11 Fotografia Para se trabalhar com fotografia é preciso:
Selecionar bom(s) documento(s) Fazer uma boa reprodução Explicá-lo (legenda que destaque o que quer analisar) Analisar

12 Seleção de documento

13 Elaboração de Legenda

14 Montagem de Seqüência

15 Referência de citação

16 Referência de citação O filósofo Walter Benjamim, no ensaio “O narrador”, criticou o tempo em que viveu. A modernidade, marcada pelos avanços da sociedade industrial e suas tecnologias que, cada vez mais, isolava os sujeitos e desconsiderava a experiência dos mais velhos como fonte de saberes válidos para se viver no presente. (BENJAMIM, 1996). Lembre-se de colocar a referência completa na bibliografia.

17 Proposta de montagem I

18

19 Citações Forma de citação
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano. SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. IN: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro. /ou/ título da Revista. Cidade: Editora, ano, pp.XX.

20 Referência bibliográfica
Qual a diferença entre referência bibliográfica e bibliografia? No projeto: bibliografia Na apresentação: referência bibliográfica

21 Organização do Texto final
Partes necessárias: Capa Sumário Apresentação/Introdução Capítulos/partes Conclusão Referência bibliográfica Anexos

22 PIM Capa • Folha de avaliação Epígrafe (opcional)
Dedicatória (opcional) Índice Introdução: Pesquisa Conclusões Ficha técnica Bibliografia:

23 Capa Conteúdo Título do trabalho Foto (se necessário)
Texto apresentação Nome do orientador Nome do co-orientador Nome dos componentes do grupo Série/Ano de ensino

24 Exemplo

25 Sumário Conteúdo Nome das partes do trabalho (a partir do sumário) com suas respectivas páginas

26 Apresentação ou Introdução
A apresentação ou a introdução ainda não é um capítulo de seu trabalho. Cabe nessa parte fazer a apresentação do tema e da abordagem de estudo que será apresentada no trabalho. Assim como um parágrafo sobre a organização e idéias defendidas em cada capítulo. Parte inicial do texto: fornece uma visão global da pesquisa realizada onde consta a formulação e a delimitação do assunto tratado, de forma a justificar e apresentar os objetivos da pesquisa.

27 Exemplo

28 Exemplo cont.

29 Capítulos ou Partes Apresenta a pesquisa feita, com o cronograma do grupo, funções de cada integrante. Nos capítulos é que se registrará o desenvolvimento das idéias e conclusões de pesquisa de forma organizada. Cada capítulo deve abordar um aspecto do tema escolhido. Pode ser dividida em partes e/ou capítulos de acordo com a escolha dos temas tratados. Parte que o grupo deve fazer as citações de leituras feitas e apresentar as análises das fontes que trabalharam. É muito importante registras os  créditos de cada texto e imagem utilizados.

30 Parte central do texto, em que o grupo deve apresentar e explicar todo projeto/produto desenvolvido. Ou seja o grupo deve explicar seu “Projeto Gráfico” e/ou sua “Produção Visual”. Explicitando Nome para o produto, tema, público alvo, aplicação de elementos que caracterizando o projeto, escolha das fontes/imagens/cores, tamanho dos títulos, subtítulos, textos. Quantidade de grade. Aplicações das imagens.

31 Conclusão Conclusão é a parte em que os autores do texto devem fazer sua amarração e sistematização dos resultados do trabalho.

32 Exemplo

33 Exemplo cont.

34 Referência bibliográfica
No projeto foi apontada uma bibliografia que seria lida e selecionada. Na referência bibliográfica de seu trabalho devem ser colocados os livros/sites... Que foram usados (lidos e citados).

35 Anexos Parte não obrigatória
É importante colocar anexos no caso de informações criadas pela pesquisa ou que não são de fácil acesso. Podem vir em anexo: entrevistas, imagens, gráficos, documentos textuais...

36 Aprendendo a aprender Métodos e técnicas para geração do conhecimento;
Atenção – concentração, intermitência e interesse; Memória – visual, auditiva, motora, afetiva, locativa, nominativa; leis da repetição, atenção, emoção, interesse e estrutura; Associação de Idéias – Princípios da relação, afetividade, espontaneidade e controle, infinidade e egocentrismo;

37 Planejamento e estudo O hábito de estudo e seu planejamento;
A organização – o tempo, material e o ambiente; Preparação e revisão de aula – a leitura prévia, a aula, a revisão;

38 Estudo em Grupos Grupo de estudos quantidade;
coordenação e responsabilidade; a prática da documentação; modos de ler; formação de grupos; o ambiente de estudo;

39 Trabalhos Científicos
Monografia Dissertação Tese


Carregar ppt "Pesquisa e Sistematização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google