A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura."— Transcrição da apresentação:

1 Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.

2 O QUE É CATEQUESE?

3 Bem cedo passou-se a chamar de catequese o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham a vida em nome Dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo

4 A catequese é uma educação da fé das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã.

5 Catequese é dar instrução a respeito da fé e é um processo permanente de educação comunitária.
A finalidade da catequese é a maturidade da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral. A tarefa da catequese é levar a viver, conhecer celebrar e orar a fé. A catequese está a serviço da palavra de Deus. A catequese é a transmissão da Fé.

6 Conteúdo da Catequese A catequese deve ser Kerigmática, isto é, deve anunciar a pessoa Jesus a Palavra Eterna do Pai. (Jo 1,1ss). A catequese Kerigmática deve anunciar: a vida, morte e ressurreição de Jesus, a Boa Nova da Salvação, a fé.

7 A catequese concentra-se no núcleo central da Fé que se insere na história da salvação e se atualiza na nossa história.

8 O catequista é um proclamador, isto é, alguém impelido pelo Espírito (Lc 4,18), que fala com entusiasmo (estar cheio de Deus), com a força do Espírito. Entusiasmo, em grego, significa estar cheio de Deus. Paulo fala da importância da Palavra a ser proclamada e acolhida por aquele que anuncia (Rm 10,9-15).

9 Catequese e Sagrada Escritura
A Sagrada Escritura contém a revelação que Deus fez com o ser humano. A catequese não pode ser “aula” ou “atividade”, mas sim uma transmissão da revelação.

10 O Conteúdo da catequese é o EVANGELHO.
EVANGELHO = Boa notícia. Catequizar é anunciar o Evangelho. Catequizar é anunciar a PALAVRA. A PALAVRA é o enviado pelo Pai = JESUS.

11 Vamos ler e meditar (2Tim 3,14-17): permanecer Firme naquilo que aprendemos e aceitamos. A palavra de Deus chegou até nós, através da firmeza e fidelidade dos nossos antepassados. Toda Escritura foi inspirada por Deus. A “Dei Verbum” acentua a inspiração canônica dos textos.

12 A união da Sagrada Escritura e catequese auxilia no conhecimento e promoção de Jesus Cristo. Não um conhecimento somente intelectual ou afetivo, mas sim um conhecimento vital. Isto é, encontrar-se com uma pessoa. Esta pessoa é Jesus Cristo

13 O Diretório Nacional da Catequese diz que a bíblia é a fonte da catequese e a catequese é a transmissão da Palavra de Deus. A catequese há de esgotar sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura.

14 A tradição constitui-se um caminho percorrido pela Igreja desde o Pentecostes até o final dos tempos, caminhando sempre em comunhão com a tradição bíblica. A Sagrada Escritura, Palavra de Deus, foi escrita pela inspiração do Espírito Santo e a Tradição transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos, para que a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação (D.V. 9)

15 O Catolicismo não é uma religião do livro, mas da Palavra
O Catolicismo não é uma religião do livro, mas da Palavra. A Sagrada Escritura contém, e se revela na encarnação de Cristo, a Palavra que se fez carne (Conf. Jo 1,14). O cristianismo é a religião da “Palavra”. Para que a Sagrada Escritura não permaneça letra morta é preciso que Cristo, Palavra eterna, pelo Espírito, nos “abra o espírito à compreensão da sagrada escritura”.

16 Catequese e Revelação Devemos ter em mente e entender que a revelação aconteceu gradativamente na história da humanidade. A Revelação Divina divide-se em cinco parte: Desde a origem Aliança com Noé Deus elege Abraão Deus forma um povo Deus cumpre a aliança em Jesus Cristo

17 Deus se revela a si mesmo e da a conhecer o mistério da sua Vontade
Deus se revela a si mesmo e da a conhecer o mistério da sua Vontade. A revelação de Deus segue um plano sabiamente pensado, para preparar a humanidade a acolher progressivamente a oferta ( do seu filho). Deus foi sempre fiel à sua criação e ao seu povo.

18 Deus vai escolhendo diferentes mediações para se dar a conhecer
Deus vai escolhendo diferentes mediações para se dar a conhecer. A catequese é uma forma de mediação. Eu sou aquele que sou Deus único salvador Este Deus fez uma aliança com seu povo. Deus escolhe profetas, que são mediadores e se tornam guardiães e defensores da aliança, que tinha estabelecido com Israel seu povo. Hoje o catequista é este guardião e defensor das verdades reveladas.

19 A Revelação atinge a sua plenitude em Cristo e por meio Dele.
Cristo torna-se a plenitude da revelação do Pai. Aquele que revelando a Deus, se revela a si mesmo.

20 É finalidade da catequese mostrar Jesus Cristo revelado e a necessidade da fé como seguimento e opção pela sua pessoa. Na dimensão catequética a revelação se dá de duas formas. A primeira é o anúncio solene de Jesus Cristo e sua salvação. A segunda, vem depois, se dá na doutrina.

21 Como ler a bíblia na catequese
Dificuldades mais frequentes dos catequistas em relação à Bíblia: 1- Falta de preparação; 2- Linguagem distinta; 3- Formas de pensar diferentes; 4- Ambientes diversos; 5- Formas de leitura individualista, fundamentalista e intimista.

22 Critérios para a leitura da bíblia na catequese
Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e Palavra de vida. Saber que a Bíblia é Palavra de Deus em linguagem humana. Saber que Deus se revela na Palavra e na Escritura. Saber que Jesus é a chave para compreender a Escritura. Ter a Bíblia como livro da comunidade – Igreja. Ler a Bíblia aplicando os critérios da fé da Igreja. Ler a Bíblia com os olhos da realidade do Povo. Ler a Bíblia em ambiente de oração. Toda leitura e interpretação das Escrituras devem ser em função da catequese e da evangelização.

23 Presença da catequese na Escritura e da Escritura na catequese
A Bíblia é a fonte por excelência da catequese. A Bíblia é o manual da catequese uma vez que a catequese foi dando forma à Tradição escrita.

24 A relação entre bíblia e catequese
Origem Comum: A bíblia e a catequese nasceram juntas = tradição e transmissão. Finalidade Comum: A bíblia e a catequese tem a finalidade de manter o povo no caminho da palavra. Mensagem Comum: Criar, preservar e salvar o ser humano. Pedagogia Comum: É a forma com que Deus se relaciona, se comunica e se revela às pessoas.

25 Como ler as Escrituras na Catequese
1- Ler com o intuito de formar comunidade de fé. 2- Ler para alimentar a identidade cristã. 3- Ler de forma contextualizada. 4- Ler como fonte de mística e espiritualidade. 5- Ler com e como a Igreja Católica.

26 Critérios para ler a bíblia
1- O momento da leitura: a maneira de como vamos ao texto. 2- Segunda leitura: conhecer os personagens do texto. 3- Momento da exegese: Fidelidade ao texto; linguagem do texto. Ver quais os verbos aparecem no texto. Conhecer a realidade na qual foi escrito e por que foi escrito. É o momento da catequese.

27 4- Momento da hermenêutica: O que o texto tem a nos dizer
4- Momento da hermenêutica: O que o texto tem a nos dizer. Na hermenêutica eu atualizo a mensagem do texto. O que o texto quer nos dizer na atualidade.

28 Critérios Metodológicos
Todos os textos da bíblia tem um valor próprio e especial, e por isso, foram conservados ao longo de tanto tempo e a tradição os consideram inspirados. É necessário descobrir os valores presentes no texto e deixar que ele ilumine nossa vida. O texto requer sempre uma atenção especial.


Carregar ppt "Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google