A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RUTH ROCHA. O dia 02 de março de 1931 na cidade de São Paulo, foi um dia especial na família do Sr. Álvaro de Faria Machado, médico, e de Dona Esther.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RUTH ROCHA. O dia 02 de março de 1931 na cidade de São Paulo, foi um dia especial na família do Sr. Álvaro de Faria Machado, médico, e de Dona Esther."— Transcrição da apresentação:

1 RUTH ROCHA

2 O dia 02 de março de 1931 na cidade de São Paulo, foi um dia especial na família do Sr. Álvaro de Faria Machado, médico, e de Dona Esther de Sampaio Machado : nascia neste dia, a Ruth. Ruth Rocha tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola - estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco. Uma menina muito especial que cresceu, estudou, aprendeu a contar histórias e se tornou a nossa querida e famosa Ruth Rocha. Ela criou as histórias do Marcelo, do Catapimba, da Teresinha, da Gabriela, de reis, pássaros, borboletas e dezenas de outros personagens maravilhosos. Suas histórias são tão fantásticas que Ruth Rocha já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Ela é casada, tem uma filha, dois netos e muitos e muitos fãs. Ruth Rocha é graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casada com Eduardo Rocha, tem uma filha, Mariana e dois netos, Miguel e Pedro

3

4

5 GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. Ô, MENINA ENCAPETADA... GABRIELA SAPECA: MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA? EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE: MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA? A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.

6 GABRIELA NA ESCOLA: GABRIELA, QUEM FOI QUE DESCOBRIU O BRASIL? AH, PROFESSORA, ISSO É FÁCIL, EU SÓ QUERIA SABER QUEM FOI QUE COBRIU. GABRIELA NÃO DEIXAVA A PROFESSORA EM PAZ: PROFESSORA, CÉU DA BOCA TEM ESTRELAS? PROFESSORA, BARRIGA DA PERNA TEM UMBIGO? PROFESSORA, PÉ DE ALFACE TEM CALOS?

7 GABRIELA ERA QUEM INVENTAVA AS BRINCADEIRAS VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA? TODO MUNDO IA. VAMOS BRINCAR DE PEGADOR? TODOS CONCORDAVAM. TODOS QUERIAM BRINCAR COM GABRIELA.

8 FOI AÍ QUE MUDOU, PARA A MESMA RUA DA GABRIELA, A TERESINHA. TERESINHA LOIRINHA, BONITINHA, ARRUMADINHA. TERESINHA ESTUDIOSA, VESTIDA DE COR-DE- ROSA. TERESINHA. QUE BELEZINHA...

9 OS AMIGOS VINHAM CONTAR A GABRIELA: TERESINHA TEM UM VESTIDO COM RENDINHA. TERESINHA TEM UMA CAIXINHA DE MÚSICA. TERESINHA TEM CACHOS NO CABELO. GABRIELA JÁ ESTAVA ENCIUMADA: GRANDE COISA, CACHOS! BANANEIRA TAMBÉM TEM CACHOS!

10 GABRIELA NÃO QUERIA NEM VER TERESINHA: MENINA ENJOADA, NÃO SABE CORRER, NÃO SUJA O VESTIDO, SÓ VIVE ESTUDANDO. DEUS ME LIVRE! MAS ELA É BOAZINHA OS MENINOS DIZIAM. BOAZINHA, NADA! ELA É SONSA. MAS VOCÊ NUNCA FALOU COM ELA, GABRIELA. NÃO INTERESSA. NÃO FALEI E NÃO GOSTEI, PRONTO!

11 MAS GABRIELA JÁ ESTAVA IMPRESSIONADA, DE TANTO QUE FALAVAM DA TERESINHA. E GABRIELA COMEÇOU A SE OLHAR NO ESPELHO E ACHAR O SEU CABELO MUITO SEM GRAÇA: MAMÃE, EU QUERIA FAZER CACHOS NOS CABELOS. MAMÃE, EU QUERIA UM VESTIDO COR-DE-ROSA. MAMÃE, EU QUERIA UMA CAIXINHA DE MÚSICA

12 E GABRIELA COMEÇOU A SE MODIFICAR. NA ESCOLA, NO RECREIO, GABRIELA NÃO PULAVA CORDA E NEM BRINCAVA DE ESCONDE-ESCONDE. FICAVA SENTADINHA, QUIETINHA, FAZENDO TRICÔ. DE TARDE, GABRIELA NÃO IA MAIS BRINCAR NA RUA PARA NÃO SUJAR O VESTIDO. E, À NOITE, MUITO EM SEGREDO, GABRIELA ENCHIA A CABEÇA DE PAPELOTES PARA ENCRESPAR OS CABELOS.

13 OS AMIGOS VINHAM CHAMAR GABRIELA: GABRIELA, VAMOS ANDAR DE BICICLETA? AGORA EU NÃO POSSO RESPONDIA GABRIELA. PRECISO AJUDAR A MAMÃE. A MÃE DE GABRIELA ESTRANHAVA: QUE É ISSO, MENINA? VOCÊ NÃO TEM NADA PARA FAZER AGORA. QUE É ISSO, MENINA? VOCÊ NÃO TEM NADA PARA FAZER AGORA. E GABRIELA, COM ARES DE GENTE GRANDE, RESPONDIA: EU JÁ ESTOU CRESCIDA PARA ESSAS BRINCADEIRAS... EU JÁ ESTOU CRESCIDA PARA ESSAS BRINCADEIRAS...

14 E Teresinha? O QUE É QUE ESTAVA ACONTECENDO COM TERESINHA? TERESINHA SÓ OUVIA FALAR DE GABRIELA: GABRIELA É QUE SABE PULAR CORDA. GABRIELA USA RABO-DE- CAVALO PARA O CABELO NÃO ATRAPALHAR. GABRIELA SÓ USA CALÇAS COMPRIDAS. TERESINHA RESPONDIA COM POUCO-CASO: QUE MENINA MAIS SEM MODOS! DEUS ME LIVRE...

15 MAS, QUANDO AS CRIANÇAS SAÍAM, TERESINHA PEDIA: MAMÃE, EU QUERO UMAS CALÇAS COMPRIDAS. E, NO FUNDO DO QUINTAL, TERESINHA TREINAVA, PULANDO CORDA E AMARELINHA, PARA IR BRINCAR NA RUA, COMO GABRIELA. E, NA PRIMEIRA VEZ QUE AS DUAS SE ENCONTRARAM, A TURMA NEM QUERIA ACREDITAR.

16 GABRIELA, FAZENDO POSE DE MOÇA, DE CABELOS CACHEADOS, DE SAPATOS, DE PULSEIRINHA, VESTIDO TODO BORDADO. GABRIELA EMPURRANDO O CARRINHO DE BONECA, COMPORTADÍSSIMA. TERESINHA PULANDO SELA, ASSOVIANDO, LEVADÍSSIMA.

17 AS DUAS SE OLHARAM, NO COMEÇO, DESCONFIADÍSSIMAS. DEPOIS, COMEÇARAM A RIR PORQUE ESTAVAM MESMO MUITO ENGRAÇADAS.

18 AGORA, TERESINHA E GABRIELA SÃO GRANDES AMIGAS. E CADA UMA APRENDEU MUITO COM A OUTRA. GABRIELA SABE A LIÇÃO DE HISTÓRIA DO BRASIL, EMBORA SEJA AINDA A CAMPEÃ DE BOLINHA DE GUDE. E TERESINHA, EMBORA SEJA AINDA UMA BOA ALUNA NA ESCOLA, JÁ SABE ANDAR DE BICICLETA, PULAR AMARELINHA, E ATÉ JÁ ESTÁ APRENDENDO A FAZER SUAS GRACINHAS.

19 VOCÊ ACHA QUE FOI BOM OU QUE FOI RUIM TEREZINHA E GABRIELA FICAREM AMIGAS? VOCÊ TAMBÉM TEM AMIGOS DIFERENTES DE VOCÊ? O QUE É QUE VOCÊ APRENDE COM ELES? E ELES? O QUE É QUE ELES APRENDEM COM VOCÊ? INVENTE UM AMIGO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER. COM TODAS AS QUALIDADES QUE VOCÊ GOSTA, E COM ALGUNS DEFEITOS TAMBÉM... POR QUE TODO MUNDO TEM DEFEITOS.


Carregar ppt "RUTH ROCHA. O dia 02 de março de 1931 na cidade de São Paulo, foi um dia especial na família do Sr. Álvaro de Faria Machado, médico, e de Dona Esther."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google