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Universidade do Vale do Itajaí Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Prof. Mônica Uriarte Aluno – Emerson Quinins Vieira.

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1 Universidade do Vale do Itajaí Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Prof. Mônica Uriarte Aluno – Emerson Quinins Vieira Itajaí 2008

2 Uma visão de música como discurso impregnada de metáfora tem consequências importantes para a educação musical

3 Três modos pelos quais a música funciona metaforicamente:

4 1.Transformamos sons em melodia;

5 2. Transformamos essas melodias, esses gestos, em estruturas;

6 3. Transformamos essas estruturas simbólicas em experiências significativas.

7 A educação musical possibilita que os alunos possam ter acesso aos três processos metafóricos.

8 Três princípios de ação que devidamente compreendidos e tomados seriamente, podem informar todo o ensino musical:

9 1° princípio: Considerar a música como discurso.

10 A audição de sons como formas expressivas ocorre quando a filtragem analítica e substituída pelo minucioso exame intuitivo. Em tais momentos de liberdade intuitiva torna – se possível o salto metafórico em direção ao significativo expressivo.

11 2° princípio: Considerar o discurso musical dos alunos.

12 Compor, tocar e apreciar, todos nós encontramos nossas formas criativas por meio da variedade musical.

13 3° princípio: Fluência do início ao fim.

14 Tocar de ouvido apresenta muitas facetas, alunos de qualquer tipo de educação musical formal, devem ser capazes de se envolver ao menos com algumas estratégias naturais.

15 Porque é, então que tal visão se perde ao longo da maneira pela qual a educação musical é desenvolvida?

16 - Dificuldades em lidar com a música dentro dos horários escolares;

17 - Opção de gastos; - Recursos; - Status.

18 Tomados conjuntamente, os três princípios podem ajudar a manter o ensino musical em um bom caminho, a mante – lo musical.

19 Considerar a música como discurso, considerar o discurso musical dos alunos e enfatizar a fluência talvez seja mais eficaz em um amplo conjunto de situações de ensino do que o detalhamento da documentação curricular.

20 Esses cuidados ajudam a pensar sobre a qualidade da educação musical, sobre como em vez de o que.

21 Dados Bibliográficos: SWANWICK, Keith Ensinando música musicalmente São Paulo : Moderna, 2003

22 O professor toca ou canta uma a frase musical e, os alunos respondem um por vez, com a voz, o corpo ou qualquer instrumento ou objeto; em seguida os alunos tocam a frase resposta indicando um colega para que responda sua frase; assim cada aluno (inclusive o professor) tera duas frases, uma que respondeu ao professor e outra que seu colega lhe perguntou; a intenção é que com essas duas frases, o grupo converse musicalmente.


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