A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornalismo especializado e a especialização periodística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornalismo especializado e a especialização periodística"— Transcrição da apresentação:

1 Jornalismo especializado e a especialização periodística
No Brasil, há poucos estudos sobre Jornalismo Especializado Na Espanha, os estudos de JE vêm desde 1970 Historicamente, jornais sempre tiveram conteúdos segmentados, ainda que fragmentados Mais recentemente, o público exigiu aprofundamento de certos assuntos

2 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Puesto que los periódicos ya no podrían ser los primeros en ofrecer la exclusiva informativa a sus lectores, era preciso ahora buscar otras soluciones atrayentes para mantener el interés de los lectores y asegurar la continuidad de los rotativos (QUESADA PÉREZ, 1998, p. 29 – 30).

3 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Rádio e televisão levam impressos a uma crise; é nesse contexto, a partir do final dos anos 1960, que surgem as publicações especializadas Além de questões externas (crise econômica, crise do papel, crise de distribuição da imprensa) que marcaram o período, a disputa por anunciantes entre os meios, a crise de credibilidade informativa (culminada, anos depois, com o escândalo de Watergate nos Estados Unidos), a adequação a novos públicos (como já dito) e a necessidade por uma virada textual, fizeram-se presentes.

4 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Especialização mudou o método de trabalho jornalístico e fundos novos produtos (no sentido de notícias e textos) Especializado é mais público; é conteúdo “Se habla de especialización no hay que referirse al tipo de medio o de audiencia sino a los contenidos” (FONTCUBERTA, 1993, p. 50

5 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Hay que repetir que no son los medios los que especializan sino los contenidos. En todo caso los nuevos medios facilitan la difusión de los contenidos especializados, aunque, hoy por hoy, es la prensa la que ha llevado más lejos la tendencia a la especialización (FONTCUBERTA, 1993, p. 53).

6 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Autores brasileiros definem: Erbolatto - secções ou páginas diversas de um matutino ou vespertino Nilson Lage - divisões, dentro do jornal, das áreas de atividade de interesse jornalístico Lustosa (1996, p. 109) “conseqüência lógica da divisão do trabalho nos veículos de comunicação”.

7 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Nilson Lage ressalta que, embora o conteúdo possa ser especializado, deve ser desenvolvido por um jornalista Juarez Bahia reforça a tese: “especialista treinado em notícias”. O jornalista especializado deve estar preparado não apenas com o diploma, mas com boas informações (científicas e de acordo com a especialidade tratada), conhecimento técnico e experiência.

8 Jornalismo especializado e a especialização periodística
Un individuo es tanto más especialista cuanto más ha profundizado en este campo; [...] La especialización fecunda es la que integra el maximo volumen de conocimientos en una idea ordenadora (BOROBIO, 1981, p. 58)

9 Jornalismo especializado e a especialização periodística
JE - valoriza-se a competência de tradução de setores muito especializados da vida social Atribui-se a esse tipo de jornalismo, portanto, o papel de buscar intermediar saberes especializados na sociedade, construindo um tipo de discurso que, noticioso, ou “apenas” informacional, promova um outro tipo de conhecimento que se funde – geralmente – na compreensão conjunta do universo científico e do senso comum.

10 Jornalismo especializado e a especialização periodística
JE não visa construir falsos especialistas; mas sim de levar os jornalistas a entenderem que, ao tratarem de assuntos mais profundos, devem construir/promover conhecimento La especialización periodística es aquella estructura que analiza la realidad, proporcionando a los lectores una interpretación del mundo lo más cabada posible, acomodando el lenguaje a un nivel en que se determine el medio y profundizando sus intereses y necesidades (ORIVE; FAGOAGA, 1974, p. 69).

11 Jornalismo especializado e a especialização periodística
JE implica investigação, aprofundamento de temas da realidade social de tal forma que respondam os interesses e as necessidades de determinados setores Deve analisar as distintas especialidades do saber, colocá-las em contexto amplo, oferecer uma visão global ao destinatário e elaborar a mensagem num código próprio, compreensível ao público

12 Jornalismo especializado e a especialização periodística
JE implica investigação, aprofundamento de temas da realidade social de tal forma que respondam os interesses e as necessidades de determinados setores Deve analisar as distintas especialidades do saber, colocá-las em contexto amplo, oferecer uma visão global ao destinatário e elaborar a mensagem num código próprio, compreensível ao público

13 Jornalismo especializado e a especialização periodística
O texto é o grande “trunfo” do JE? Em partes, pois o texto é pressuposto básico do Jornalismo; o foco está na informação, que deve oferecer respostas e orientações


Carregar ppt "Jornalismo especializado e a especialização periodística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google