A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem Profa: Soninhawww.profasoninha.weebly.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem Profa: Soninhawww.profasoninha.weebly.com."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem Profa: Soninhawww.profasoninha.weebly.com

2 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor: o que emite a mensagem; Receptor: o que recebe a mensagem; Mensagem: o conjunto de informações transmitidas; Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem; Canal de Comunicação: por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...; Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente;

3 É mais fácil suportar dores crônicas do que a fome. Trinta e cinco anos de clínica me ensinaram que geralmente somos patifes para dores agudas de forte intensidade; vi doentes rolarem no chão e suplicarem a Deus que se lembrasse deles no auge de uma cólica renal, de uma crise de vesícula ou de uma cefaléia excruciante. Em compensação, muita gente convive com dores crônicas na coluna, cólicas abdominais, episódios repetitivos de enxaquecas, estoicamente, sem lamentar a sorte. (...) Já com a fome não é assim. Quando ela aperta, o prazer de estar vivo desaparece. A paisagem mais encantadora, a mulher amada, o prêmio da loteria, nada traz ao faminto alegria que se compare a um prato de comida. Dráuzio Varella TEXTO 1

4 FUNÇÃO EMOTIVA (Quem: emissor) Traduz opiniões e sentimentos do emissor da mensagem. Nas cartas pessoais, nos poemas confessionais, nas canções sentimentais, nos artigos de opiniões, nos diários, há predomínio dessa função.

5 Colabore com a campanha Natal sem Fome. Ação contra a Fome e pela Cidadania. TEXTO 2

6 FUNÇÃO CONATIVA (Para quem: receptor) Influi no comportamento do receptor da mensagem por meio de um apelo, ordem, súplica, sugestão etc. Entre os gêneros em que há predomínio dessa função estão os anúncios publicitários, os discursos políticos, as previsões (horóscopos) e outros.

7 Funai mantém alimentos estocados onde índios passam fome Um mutirão foi formado ontem por determinação da Presidência da República para que as cerca de 27 toneladas de alimentos estocadas há 19 dias na sede da Funai em Dourados (MS), sejam embaladas e distribuídas aos índios. Desde janeiro, 21 indiozinhos morreram de desnutrição. A Funai alegava não dispor de pessoal ou material para embalar os alimentos entregues pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governo federal desconhecia o fato de que os alimentos estavam estocados enquanto os índios passam fome na região. O Globo, 11 mai 05. TEXTO 3

8 FUNÇÃO REFERENCIAL (O quê: referente) Traduz objetivamente a realidade, privilegiando o referente da mensagem, isto é, o assunto de que se fala. É a função que predomina nos gêneros de caráter científico, didático e jornalístico.

9 O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. ( Manuel Bandeira) TEXTO 4

10 FUNÇÃO POÉTICA (Como: mensagem) Enfatiza a elaboração da mensagem de modo a ressaltar o significado e produzir um efeito artístico. Tem seu lugar privilegiado nos gêneros literários, mas podemos encontrá-la em anúncios publicitários, canções etc.

11 TEXTO 5

12 FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA (Com o quê: código) Utiliza o código como assunto ou como explicação do próprio código. Os exemplos mais comuns em que há predominância dessa função são as aulas, os livros de gramática e os dicionários. Há também metalinguagem em um poema que reflete sobre a criação poética, um filme que tematiza o próprio cinema etc.

13

14 FUNÇÃO FÁTICA (Por onde: canal) Abre, prolonga, testa ou interrompe um canal de contato entre emissor e receptor. Em textos orais, por exemplo, essa função se manifesta todas as vezes em que se inicia e se termina um ato comunicativo.

15 O DIÁLOGO ENTRE AS FUNÇÕES A maioria das mensagens se utiliza de várias funções da linguagem estreitamente relacionadas. "Se você gosta de viajar para bem longe nas férias, uma dica: o Brasil tem ,5 Km 2." (ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA VARIG)

16 Poema Tirado de uma Notícia de Jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. (Manuel Bandeira) Proposta: Faça uma narrativa desenvolvendo o poema de Manuel Bandeira. Em seu texto você necessariamente: O narrador deverá ser João Gostoso Contextualizar a situação mencionada no poema revelando ao leitor o motivo que fez com que o personagem cometesse suicídio.


Carregar ppt "Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem Profa: Soninhawww.profasoninha.weebly.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google