A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha
CIVILIZAÇÕES ANTIGAS 1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha

2 LINHA DO TEMPO

3 DISCUTINDO A HISTÓRIA Nesta unidade, estudaremos povos da Antiguidade.
Antiguidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, os fenícios, hebreus e persas. Antiguidade Clássica: Grécia e Roma.

4 ESTUDANDO CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
Para obter informações sobre as civilizações antigas, o historiador procura dois tipos principais de vestígios: os VOLUNTÁRIOS e os INVOLUNTÁRIOS. Ambos compõem as EVIDÊNCIAS que tornam possível interpretar e reinterpretar o passado.

5

6 CAÇADORES DE RELÍQUIAS
Os materiais encontrados nos sítios arqueológicos são estudados por diferentes especialistas, que dispõem de técnicas específicas.

7 ESPECIALISTA EM CERÂMICA
PROFISSIONAL FUNÇÕES ESPECIALISTA EM FERRAMENTAS DE PEDRA Organizam e classificam os vestígios de pedra por forma, estilo e desgaste e procuram deduzir seu uso original. ESPECIALISTA EM CERÂMICA Procuram reconstruir objetos de cerâmica por meio de cacos, usando os mesmos recursos adotados pelos especialistas em ferramentas de pedras e outras técnicas. ZOOLOGOS Identificam restos de animais, sobretudo ossos, em sítios arqueológicos, colaborando assim para o conhecimento sobre a dieta, a forma de organização social e a relação com a natureza dos primeiros seres humanos. Botânicos Têm papel semelhante ao dos zoólogos na arqueologia, mas suas fontes são mais raras, já que os vegetais tendem a se deteriorar mais rapidamente.

8

9

10

11 DOCUMENTOS No casos dos documentos escritos, a analise implica a decifração e tradução de inscrições em pedra, argila, conchas, papiro e outros materiais.

12

13

14

15 CIVILIZAÇÃO “Civilização” é uma palavra com muitos significados.
As origens históricas do termo são diversas, podendo referir-se ais bons modos ou hábitos de civilidade (comer com talheres), à intelectualidade, a estágio avançado do desenvolvimento da cultura humana.

16 CIVILIZAÇÕES ANTIGAS ORIENTE PRÓXIMO E MÉDIO: Mesopotâmia, Egito e Hebreus.

17

18

19

20 EXTREMO ORIENTE: Índia e China.

21 OCIDENTE: América e África.

22 ANTIGUIDADE CLÁSSICA: Grécia e Roma.

23 EXERCÍCIO 1- Entre as transformações havidas na passagem da pré- história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de: a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional; b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas; c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos; d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos; e) terra firme, distanciada de rios e de curso d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

24 Sobre as civilizações da Antigüidade Oriental, é correto afirmar: (01) Entre os egípcios, embora a prática de mumificar cadáveres tivesse contribuído para o estudo do corpo humano, o respeito que essa civilização tinha pelos mortos proibia a dissecação de cadáveres unicamente para estudos. (02) Entre os hebreus, os escribas constituíam-se num grupo social que, aprendendo a ler e a escrever, desempenhou importantes funções religiosas, na conversão de fiéis ao monoteísmo. (04) Os persas acreditavam que o bem e o mal viviam em incessante luta até o dia do juízo final, quando todos os homens seriam julgados por suas ações. (08) A invenção do alfabeto pela civilização fenícia esteve ligada à necessidade que seus mercadores tinham de firmar contratos comerciais com povos distantes. (16) Hamurabi foi um rei babilônico que se tornou famoso por mandar elaborar o primeiro código jurídico com leis escritas. Soma ( )

25 Relacione as colunas: 1- Azul e Amarelo 2- Indo e Ganges 3- Jordão 4- Nilo 5- Tigre e Eufrates __ Chineses __ Egípcios __ Hebreus __ Hindus __ Mesopotâmicos

26 A grande faixa de terra produtiva que se estende para o noroeste do Golfo Pérsico, daí descendo pela costa do Mediterrâneo até quase o Egito, região que foi o berço das mais antigas culturas históricas, chama-se:   a) Vale da Produtividade b) Planície Nilótica c) Crescente Fértil d) Vale Crescente e) Vale do Nilo


Carregar ppt "1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google