A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSICISMO A literatura do Renascimento Apostila 2 Módulo 5 Prof. Kássio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSICISMO A literatura do Renascimento Apostila 2 Módulo 5 Prof. Kássio."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSICISMO A literatura do Renascimento Apostila 2 Módulo 5 Prof. Kássio

2 O RENASCIMENTO As mudanças no período do Humanismo, fim da Idade Média, como surgimento das cidades, mercantilismo, propiciam o surgimento do movimento a que chamamos de Renascimento.

3 Fazer renascer... Por que Renascimento? A ideia de fazer renascer os valores da Antiguidade Clássica. Apesar do período ser conhecido como renascimento, o movimento literário recebe o nome de Classicismo, fazendo referência aos valores clássicos, justamente.

4 O BERÇO:

5 Que massa, não?

6 Por que Itália? Como já vimos na aula sobre o Humanismo, a Itália tinha como herança tudo aquilo que foi construído pelo Império Romano, possibilitando que fosse ali o berço do Renascimento, devido a estrutura. A burguesia comercial torna-se a grande responsável pelas mudanças do início da Idade Moderna.

7 ANTROPOCENTRISM O

8 Que obra-prima, o homem! Quão nobre pela razão! Quão infinito pelas faculdades! Como é significativo e admirável na forma e nos movimentos! Nos atos quão semelhante aos anjos! Na apreensão, como se aproxima aos deuses, adorno do mundo, modelo das criaturas! Fragmento da peça Hamlet, de Shakespeare

9 Conceitos utilizados nas expressões artísticas e intelectuais do Renascimento Arte: técnica, necessita aquisição. Engenho: criatividade inata. Razão: a beleza absoluta só é possível de ser alcançada através da razão. Mimese: imitação, buscando perfeição. Influência de Platão (mundo inteligível x mundo sensível)

10 SONETO A ideia do Soneto pertence ao Italiano Francesco Petraca. A estrutura do soneto é a seguinte: Dois quartetos e dois tercetos (estrofes com 4 e 3 versos, respectivamente). Utilizava-se o decassílabo (versos com 10 sílabas) como métrica.

11 A rima: A rima também segue um padrão. Nos quartetos ABBA, rimando o primeiro verso com o quarto e o segundo com o terceiro. E nos tercetos, CDC. Observe um soneto camoniano e, provalvemente, ele seguirá o padrão apresentado.

12 LITERATURA DE INFORMAÇÃO No Brasil, durante o século XVI, ainda não existia uma literatura a que chamamos de brasileira. Ainda era um país recém descoberto. Por que literatura de informação? Os primeiros textos produzidos aqui, relatavam a geografia do lugar, os indígenas e comentavam as possibilidades de exploração, como observado em a carta de Pero Vaz de Caminha.


Carregar ppt "CLASSICISMO A literatura do Renascimento Apostila 2 Módulo 5 Prof. Kássio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google