A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
O sistema é composto por: - tubos (vasos sanguíneos) - fluidos (sangue) - bomba (coração) Falha no sistema leva a privação de oxigênio - 5 – 10 seg (perda de consciência) - 5 – 10 min (danos cerebrais permanentes)

2 (do sistema cardiovascular)
FUNÇÃO (do sistema cardiovascular) aporte adequado de nutrientes / fornecimento de O2 / remoção dos metabólitos e CO2. perfusão tecidual

3 Vasos sanguíneos Artérias vasos que saem do coração levando sangue a outras partes do corpo. Veias vasos que chegam ao coração trazendo sangue de outras partes do corpo.

4

5

6

7 Coração Átrio (direito e esquerdo)
Recebe o sangue proveniente das veias. Ventrículo (direito e esquerdo) Impulsiona o sangue do coração através das artérias. Lado direito do coração Recebe o sangue dos tecidos e envia para os pulmões. Lado esquerdo do coração Recebe o sangue oxigenado e envia para os tecidos.

8

9 Circuito sanguíneo Recebe sangue O sangue vai para Coração
Átrio direito da veia cava O ventrículo direito Ventriculo direito do átrio direito Os pulmões Átrio esquerdo das veias pulmonares O ventrículo esquerdo Ventrículo esquerdo do átrio esquerdo O corpo Vasos Veia Cava Das veias sistêmicas O átrio direito Tronco pulmonar (artéria) Do ventrículo direito Os pulmoes Veia pulmonar Das veias dos pulmoes O átrio esquerdo Aorta Do ventrículo esquerdo As artérias sistêmicas

10 Revisão contração muscular

11

12

13

14

15

16 Coração O miocárdio tem a capacidade de se contrair sem um estímulo externo. O sinal elétrico vem das células auto-rítmicas, ou células marcapasso. A maior parte das células é de músculo estriado. O músculo extrai cerca de 70-80% do O2 fornecido pelas coronárias. No músculo cardíaco, o PA não libera Ca2+ do retículo sarcoplasmático.

17

18 As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) são moléculas reguladoras da quantidade de Ca2+ para a contração da célula. O sinal elétrico vem das células auto-rítmicas, ou células marcapasso.

19 Platô de sustentação da contração do miocárdio.
Potencial de ação muscular – 1 a 5 ms Potencial de ação miocárdio – 200 ms Previne a tetania e permite o relaxamento dos ventrículos.

20

21 Condução elétrica no coração

22

23 Nó sinoatrial (SA) – Nó atrioventricular (AV) – feixe de His – Fibras de Purkinje
No coração o nó SA é o marcapasso mais rápido e normalmente determina a freqüência cardíaca. Por que é necessário direcionar os impulsos através do nó AV? Por que não deixar que o PA se espalhe dos átrios para os ventrículos? O que acontece com a freqüência cardíaca de uma pessoa que usa marcapasso ectópico a uma taxa de 120 bpm?

24 O eletrocardiograma reflete a atividade elétrica do coração
O eletrocardiograma (ECG) é o registro da atividade elétrica do coração obtidos a partir de eletrodos posicionados na pele. O ECG tem três componentes principais: - onda P – despolarização dos átrios - complexo QRS – onda da despolarização ventricular - onda T – regularização dos ventrículos. O ECG utiliza três eletrodos ativos na superfície corporal: um positivo, um negativo e outro neutro. ► Reflete a direção das ondas no ECG

25

26

27 Analisando o ECG O ECG fornece informações sobre a frequência cardíaca e ritmo, velocidade de condução e até mesmo, sobre as condições dos tecidos cardíacos. O que é frequência cardíaca? Tempo entre uma onda p e a seguinte ou entre dois picos QRS. O que é taquicardia e bradicardia? O ritmo é regular ou irregular? O ritmo deve ocorrer em intervalos de tempo regular. Arritmia – ritmo irregular

28 Cada complexo QRS é precedido por uma onda P, e o segmento P-R possui comprimento constante?
Em caso negativo, pode haver um problema de condução dos sinais no nó AV. No bloqueio cardíaco, os PA do nó SA não conseguem passar para o nó AV. Aparecimento de ondas P sem o complexo QRS correspondente.


Carregar ppt "FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google