A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O sistema é composto por: - tubos (vasos sanguíneos) - fluidos (sangue) - bomba (coração) Falha no sistema leva a privação de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O sistema é composto por: - tubos (vasos sanguíneos) - fluidos (sangue) - bomba (coração) Falha no sistema leva a privação de."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O sistema é composto por: - tubos (vasos sanguíneos) - fluidos (sangue) - bomba (coração) Falha no sistema leva a privação de oxigênio - 5 – 10 seg (perda de consciência) - 5 – 10 min (danos cerebrais permanentes)

2 FUNÇÃO (do sistema cardiovascular) aporte adequado de nutrientes / fornecimento de O 2 / remoção dos metabólitos e CO 2. perfusão tecidual

3 Vasos sanguíneos vasos que saem do coração levando sangue a outras partes do corpo. Artérias vasos que chegam ao coração trazendo sangue de outras partes do corpo. Veias

4

5

6

7 Coração Recebe o sangue proveniente das veias. Átrio (direito e esquerdo) Impulsiona o sangue do coração através das artérias. Ventrículo (direito e esquerdo) Recebe o sangue dos tecidos e envia para os pulmões. Lado direito do coração Recebe o sangue oxigenado e envia para os tecidos. Lado esquerdo do coração

8

9 Recebe sangueO sangue vai para Coração Átrio direitoda veia cavaO ventrículo direito Ventriculo direitodo átrio direitoOs pulmões Átrio esquerdodas veias pulmonaresO ventrículo esquerdo Ventrículo esquerdodo átrio esquerdoO corpo Vasos Veia CavaDas veias sistêmicasO átrio direito Tronco pulmonar (artéria) Do ventrículo direitoOs pulmoes Veia pulmonar Das veias dos pulmoes O átrio esquerdo Aorta Do ventrículo esquerdo As artérias sistêmicas Circuito sanguíneo

10 Revisão contração muscular

11

12

13

14

15

16 Coração O miocárdio tem a capacidade de se contrair sem um estímulo externo. O sinal elétrico vem das células auto-rítmicas, ou células marcapasso. A maior parte das células é de músculo estriado. O músculo extrai cerca de 70-80% do O 2 fornecido pelas coronárias. No músculo cardíaco, o PA não libera Ca 2+ do retículo sarcoplasmático.

17

18 As catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) são moléculas reguladoras da quantidade de Ca 2+ para a contração da célula. O sinal elétrico vem das células auto-rítmicas, ou células marcapasso.

19 Platô de sustentação da contração do miocárdio. Potencial de ação muscular – 1 a 5 ms Potencial de ação miocárdio – 200 ms Previne a tetania e permite o relaxamento dos ventrículos.

20

21 Condução elétrica no coração

22

23 Nó sinoatrial (SA) – Nó atrioventricular (AV) – feixe de His – Fibras de Purkinje Por que é necessário direcionar os impulsos através do nó AV? Por que não deixar que o PA se espalhe dos átrios para os ventrículos? No coração o nó SA é o marcapasso mais rápido e normalmente determina a freqüência cardíaca. O que acontece com a freqüência cardíaca de uma pessoa que usa marcapasso ectópico a uma taxa de 120 bpm?

24 O eletrocardiograma reflete a atividade elétrica do coração O eletrocardiograma (ECG) é o registro da atividade elétrica do coração obtidos a partir de eletrodos posicionados na pele. O ECG tem três componentes principais: - onda P – despolarização dos átrios - complexo QRS – onda da despolarização ventricular - onda T – regularização dos ventrículos. O ECG utiliza três eletrodos ativos na superfície corporal: um positivo, um negativo e outro neutro. Reflete a direção das ondas no ECG

25

26

27 O ECG fornece informações sobre a frequência cardíaca e ritmo, velocidade de condução e até mesmo, sobre as condições dos tecidos cardíacos. O que é frequência cardíaca? Tempo entre uma onda p e a seguinte ou entre dois picos QRS. O que é taquicardia e bradicardia? O ritmo é regular ou irregular? O ritmo deve ocorrer em intervalos de tempo regular. Arritmia – ritmo irregular Analisando o ECG

28 Cada complexo QRS é precedido por uma onda P, e o segmento P-R possui comprimento constante? Em caso negativo, pode haver um problema de condução dos sinais no nó AV. No bloqueio cardíaco, os PA do nó SA não conseguem passar para o nó AV. Aparecimento de ondas P sem o complexo QRS correspondente.


Carregar ppt "FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR O sistema é composto por: - tubos (vasos sanguíneos) - fluidos (sangue) - bomba (coração) Falha no sistema leva a privação de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google