A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integração da Função GI O processo alimentar é dividido em três fases: a fase cefálica, a fase gástrica e a fase intestinal. O processo de digestão alimentar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integração da Função GI O processo alimentar é dividido em três fases: a fase cefálica, a fase gástrica e a fase intestinal. O processo de digestão alimentar."— Transcrição da apresentação:

1 Integração da Função GI O processo alimentar é dividido em três fases: a fase cefálica, a fase gástrica e a fase intestinal. O processo de digestão alimentar começa antes do alimento entrar na boca. Reflexos oriundos do SNC iniciam processos de secreção e motilidade do TGI – Fase cefálica

2 Reflexos longos e curtos no estômago

3 estômago Intestino delgado Intestino grosso

4

5

6

7 As digestões química e mecânicas iniciam-se na boca Na boca o alimento entra em contato com a saliva (muco, água, amilase salivar, imunoglobulinas e lisozima). Controle autônomo Secreção não salivar secreta a lipase lingual, ativa no estômago Aproximadamente 3,5L de alimentos, bebidas e saliva entram no estômago a cada dia.

8 Reflexos condicionados São os que necessitam de experiência prévia, repetitiva e associativa entre alimentação e olfação/visão. A associação sistemática entre a apresentação de alimento e o barulho de uma campainha, provoca, depois de um certo tempo, o reflexo condicionado, ou seja, apenas o som da campainha é capaz de desencadear de salivação no cão faminto..

9 Estômago O estômago tem três funções gerais: Armazenamento: armazena e regula a quantidade de alimento que passa para o intestino delgado. Digestão: digestão química e mecânica do alimento formando o quimo. Proteção: destruição de bactérias e outro patógenos. Auto proteção contra os sucos gástricos. Fase gástrica da digestão: dilatação do estômago e a presença de peptídeos e aminoácidos no lúmen ativam células endócrinas e neurônios entéricos.

10 Motilidade gástrica A mistura (no corpo) e ondas peristálticas (desde o corpo e antro até o piloro (bomba pilórica)

11 Digestão química no estômago Ácido gástrico (HCl) – mata bactérias, desnatura proteínas (destrói a estrutura terciária). Pepsina – protease que inicia a digestão das proteínas. Efetiva contra o colágeno (digestão de carne). Lipase gástrica – co-secretada com a pepsina e inicia a digestão de gorduras (10%) e auxiliada pela lipase lingual. Digestão de carboidratos que começou na boca continua no estômago até o pH baixo inativar a amilase salivar.

12 As secreções gástrica

13 células mucosas células principais células parietais muco e HCO 3 - pepsinogênio HCl e Fator Intrínseco A secreção exócrina

14 Secreção no estômago Células parietais – secretam ácido clorídrico na taxa de 1-3 litros/dia e cria um pH luminal em torno de 1. Secreção do fator intrínseco, absorção da vitamina B12 (anemia perniciosa)

15 Secreção no estômago As células principais secretam pepsinogênio. células principais pepsinogênio As células G secretam gastrina. Estímulo para secreção: AA, peptídeos, distensão do estômago e reflexos mediados pelo GIP (peptídeo liberador de gastrina).

16 Secreção no estômago As células mucosas secretam muco e bicarbonato.

17 Secreção no estômago

18 Integração das secreções gástricas

19 Interação das secreções gástricas

20 Regulação da secreção ácida e ação de fármacos Omeprazol lanzoprazol Cimetidina ranitidina

21 Fase gástrica - resumo - Digestão de proteínas no estômago pela pepsina - Formação de quimo pela ação da pepsina, do ácido e das contrações peristálticas - Entrada controlada do quimo no intestino delgado para que a digestão avance e ocorra a absorção

22 Fase intestinal da função gástrica

23 Secreções exócrinas pancreática e hepática

24 A maior parte da digestão e absorção ocorrem no intestino 1- Secreção de bicarbonato para neutralizar o quimo e secreção de muco pelas células calciformes do intestino. 2- Pâncreas e epitélio do intestino secretam enzimas para digerir proteínas, carboidratos e gorduras. O fígado adiciona a bile. 3- A motilidade do intestino mistura o quimo com as enzimas e expõe a mucosa para absorção. 4- A absorção é feita pelos enterócitos (células absortivas).

25 Sistema porta-hepático

26 Ativação das secreções pancreáticas

27

28 Regulação das secreções pancreáticas

29 Secreção de bicarbonato

30

31 Função hepática

32 Secreção biliar

33 Composicao da bile


Carregar ppt "Integração da Função GI O processo alimentar é dividido em três fases: a fase cefálica, a fase gástrica e a fase intestinal. O processo de digestão alimentar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google